Sicredi e Superintendência Geral de Desenvolvimento Econômico e Social do Paraná se unem para promoção dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Na manhã desta quinta-feira (24), o presidente da Central Sicredi PR/SP/RJ, Manfred Dasenbrock, e a superintendente-geral de Desenvolvimento Econômico e Social do Governo do Estado do Paraná, Keli Cristina Guimarães, assinaram um protocolo de intenções para a cooperação mútua, visando ao fortalecimento de ações relacionadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) nos municípios paranaenses. 

Com esta iniciativa, o Sicredi, por meio de suas 24 cooperativas que atuam no estado, e o governo do Paraná passam a compartilhar experiências, boas práticas e projetos que visam reforçar ainda mais a promoção das metas propostas pela Organização das Nações Unidas (ONU) para um mundo melhor.

A Superintendência Geral de Desenvolvimento Econômico e Social (SGDES) é a responsável, no governo do estado, pela implementação da Estratégia Paraná de Olho nos ODS, que tem como foco o apoio no planejamento, execução e monitoramento de políticas públicas alinhadas com a Agenda 2030. 

Além disso, o Paraná é o único Estado brasileiro a fazer parte do Programa “Uma Abordagem Territorial para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”, da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico – OCDE, que visa integrar os ODS nas estratégias de desenvolvimento de cada município, envolvendo o poder público, academia, empresa e instituições locais. 

Cooperação para transformações positivas nas comunidades

A superintendente-geral destaca que iniciativas de colaboração são importantes para geração de impacto positivo nas comunidades paranaenses. “Estou muito feliz em estabelecer parceria com uma entidade estratégica, como o Sicredi, para ajudar o estado do Paraná a alcançar os ODS em sua plenitude até 2030″, comentou Keli.

Desde fevereiro de 2020, o Sicredi integra o Pacto Global e, alinhado aos princípios do cooperativismo, tem desenvolvido projetos que estão diretamente vinculados aos objetivos da ONU. Além disso, a instituição financeira cooperativa possui como um de seus pilares a sustentabilidade e o desenvolvimento local, com iniciativas realizadas pelas cooperativas Sicredi, que fomentam a economia local, promovem a inclusão financeira e o desenvolvimento de pessoas e comunidades.

“Nossas cooperativas atuam com protagonismo nas regiões onde estão inseridas, fomentando o desenvolvimento social e econômico dos associados e das comunidades. Por esse motivo, nossa atuação se alinha com o propósito do governo de promover ainda mais a municipalização dos ODS. Acreditamos na força do nosso propósito, sempre baseando nossas ações em conceitos como cooperação e ajuda mútua. Estamos muito felizes em assinar esse protocolo de intenções, que fortalece ainda mais o objetivo de trabalhar sempre visando à construção de uma sociedade mais próspera”, afirma Dasenbrock. 

Parte desse impacto positivo do cooperativismo no desenvolvimento das áreas de atuação foi documentado em uma pesquisa divulgada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe). De acordo com o estudo, o cooperativismo incrementa o Produto Interno Bruto (PIB) per capita dos municípios onde atua em 5,6%, cria 6,2% mais vagas de trabalho formal e aumenta o número de estabelecimentos comerciais em 15,7%. 

“Com a atuação das nossas cooperativas, promovemos transformações positivas nas localidades onde estamos presentes. No Paraná, estamos em 331 municípios com 459 agências, sendo a instituição financeira com a maior rede de atendimento do estado. Dessa maneira, por meio do relacionamento próximo com o associado e as comunidades, fomentamos o impacto positivo regional”, finaliza o presidente.

Renovação da parceria com os Smurfs, embaixadores da Agenda 2030 e dos ODS 

Uma das iniciativas promovidas pelo Sicredi por meio da atuação de suas cooperativas, o Projeto Sicredi & Smurfs: juntos pelo desenvolvimento sustentável será renovado em agosto.  A parceria com os Smurfs, personagens criados em 1958 pelo cartunista belga Peyo e atualmente embaixadores da Agenda 2030 e dos (ODS), existe desde 2021 e, por meio do site Sicredi & Smurfs, com webséries e informações, tem promovido reflexões e divulgado ações e boas práticas para cumprir as metas da ONU.

Para conhecer mais sobre a estratégia de sustentabilidade do Sicredi e ações de impacto positivo, acesse o link.

Sobre o Sicredi

O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento de seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. Possui um modelo de gestão que valoriza a participação dos mais de 7 milhões de associados, que exercem o papel de donos do negócio. Com mais de 2.500 agências, o Sicredi está presente fisicamente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal, disponibilizando uma gama completa de soluções financeiras e não financeiras.

Site do Sicredi: Clique aqui

Redes Sociais: Facebook | Instagram | Twitter | LinkedIn | YouTube

Share:

Latest posts

3670c-20210320-0112 (1)
Iluminação de interiores: conforto visual e sofisticação em cada detalhe
©2021 Ebraim Martini
Em busca de um carro por assinatura? Confira dicas para não errar na escolha do plano
Hard Rock Café Curitiba
Hard Rock Cafe Curitiba: programação pós-carnaval conta com atrações de blues, pop rock e soul

Sign up for our newsletter

Acompanhe nossas redes

related articles

3670c-20210320-0112 (1)
Iluminação de interiores: conforto visual e sofisticação em cada detalhe
Arquiteta da A.Yoshii dá dicas sobre o uso da iluminação para transformar ambientes e criar verdadeiras...
Saiba mais >
©2021 Ebraim Martini
Em busca de um carro por assinatura? Confira dicas para não errar na escolha do plano
Com opções contratuais de 12, 18 e 24 meses e franquias de 500 a 2 mil quilômetros por mês, especialista...
Saiba mais >
Hard Rock Café Curitiba
Hard Rock Cafe Curitiba: programação pós-carnaval conta com atrações de blues, pop rock e soul
Confira programação completa do final do mês no restaurante Durante a segunda quinzena de fevereiro,...
Saiba mais >
Biopark
Biopark ultrapassa R$ 3 milhões em negócios durante Show Rural
Comercialização de terrenos, apresentação de queijos finos e batalha de robôs foram alguns dos atrativos...
Saiba mais >