Sicredi participa da Conferência Mundial das Cooperativas de Crédito

O Sicredi, instituição financeira cooperativa com mais de 6 milhões de associados e presença em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal, participará da Conferência Mundial das Cooperativas de Crédito, de 17 a 20 de julho, em Glasgow, na Escócia. O evento é uma iniciativa do Conselho Mundial de Cooperativas de Crédito (WOCCU, na sigla em inglês) e tem o objetivo de proporcionar aprendizados e conexão entre profissionais de cooperativas de crédito em todo o mundo. Entre colaboradores e associados, o Sicredi terá cerca de 100 representantes na Conferência. Ao todo, a comitiva brasileira terá mais de 300 pessoas, sendo a segunda maior entre todos os países presentes.

“O evento tem uma importância muito grande, pois possibilita a troca de conhecimento entre cooperativas de crédito de todo o mundo e traz importantes especialistas para refletirmos sobre o papel do cooperativismo na sociedade e, consequentemente, seguirmos evoluindo”, afirma Fernando Dall’Agnese, presidente do Conselho do Administração do Sicredi.

“A representativa participação dos cooperativistas brasileiros demonstra, não só, a força do cooperativismo de crédito no país, mas também o interesse pelo intercâmbio, especialmente neste momento em que celebramos a aprovação do PLP 27, que abre um novo ciclo de prosperidade para o segmento no Brasil”, contextualiza Manfred Alfonso Dasenbrock, diretor do WOCCU e presidente da Central Sicredi PR/SP/RJ. 

O Projeto de Lei Complementar nº 27, aprovado recentemente no Senado, dispõe sobre a atualização do Sistema Nacional de Crédito Cooperativo sob as perspectivas de atividades e negócios, organização sistêmica e gestão e governança do modelo. 

Um dos destaques do Sicredi na Conferência deste ano é ser finalista do prêmio anual concedido pelo Conselho Mundial de Cooperativas de Crédito, na categoria “2022 Digital Growth Award”, que reconhece soluções digitais que promovam a inclusão financeira, a inovação e a escalabilidade.

O projeto inscrito foi a CPR Fácil, produto que foi desenvolvido com conceito e processos simplificados e automatizados, de modo a atender às necessidades de crédito dos associados do segmento agro, através da Cédula de Produto Rural (CPR). Desde abril deste ano, quando foi lançado, foram liberados cerca de R$ 40 milhões por este novo instrumento financeiro, que além de ser 100% digital, possibilita a validação socioambiental por meio do CPF do contratante.

Presença jovem

Durante a Conferência, nove jovens ligados ao Sicredi participarão da programação do WYCUP, programa do Conselho Mundial de Cooperativas de Crédito que incentiva e reconhece jovens lideranças por contribuições significativas às suas comunidades e cooperativas de crédito e que têm potencial de causar impacto global. 

Os jovens foram premiados pelo WYCUP em edições anteriores e, assim, ganharam a possibilidade de participar presencialmente da Conferência deste ano: os vencedores de 2019 foram Carla Diana Oteiro Borre e Micheli Thiesen; em 2020, Vinícius Mattia; e em 2021, Ana Maria Marvulle Goffredo, Carolina Mussolini Celestino de Oliveira, Kelly Lima, Rafael Lopes de Oliveira, Guilherme Fernandes de Melo. Também integrará o grupo Camila Medeiros, que faz parte da iniciativa Comitê Jovem do Sicredi, a qual se conecta com o WYCUP.

A palestra “Vozes da Juventude: expandindo a relevância por meio do desenvolvimento profissional, empreendedorismo e engajamento comunitário” será apresentada por quatro deles, Carolina, Ana, Guilherme e Vinicius. Na apresentação, irão compartilhar o trabalho que realizam para fortalecer o relacionamento entre jovens e cooperativas de crédito, relacionando temas como empreendedorismo, meio ambiente e comunicação.

Cooperativismo no Mundo

De acordo com o último relatório divulgado pelo WOCCU, existem mais de 86 mil cooperativas de crédito presentes em 118 países de todos os continentes. Elas atendem mais de 375 milhões de associados, o equivalente a cerca de 12% da população economicamente ativa mundial.

 

Sobre o Sicredi 

O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento de seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. Possui um modelo de gestão que valoriza a participação dos mais de 6 milhões de associados, que exercem o papel de donos do negócio. Com mais de 2.200 agências, o Sicredi está presente fisicamente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal, disponibilizando mais de 300 produtos e serviços financeiros. 

 Site do Sicredi: www.sicredi.com.br 

Redes Sociais: Facebook | Instagram | Twitter | LinkedIn | YouTube

 

Legenda: Evento promove a conexão entre profissionais de cooperativas de crédito em todo o mundo
Créditos: divulgação

Share:

Latest posts

Créditos: Rutenio Júnior
Shopping promove tributo à banda RBD
Crédito: Envato
Por que empresas de sucesso apostam na diversidade?
mice
MICE promove primeiro encontro para setor de Turismo de Negócios

Sign up for our newsletter

Acompanhe nossas redes

related articles

Créditos: Rutenio Júnior
Shopping promove tributo à banda RBD
O Ventura Shopping realiza, nesta sexta-feira, 19 de julho, às 19h30, um tributo ao RBD como parte da...
Saiba mais >
Crédito: Envato
Por que empresas de sucesso apostam na diversidade?
Companhias que promovem a diversidade colhem benefícios como inovação, criatividade e um ambiente de...
Saiba mais >
mice
MICE promove primeiro encontro para setor de Turismo de Negócios
Evento vai reunir profissionais do setor no dia 22 de julho, às 19h, na Fazenda Churrascada Ampliar...
Saiba mais >
Comum entre crianças e adolescentes, desalinhamento dental causa dificuldades na mastigação e fala, distúrbios no sono e pode ocasionar perda de dentes Créditos: Envato
Mais de 35% dos adolescentes brasileiros possuem condição de saúde bucal que pode afetar a qualidade de vida; saiba qual
Impactos, além da estética, incluem função mastigatória e saúde das articulações A má oclusão, conhecida...
Saiba mais >