Sicredi realiza 2ª edição do Summit Nacional de Governança

Lideranças debateram sobre o modelo de negócio, o futuro da instituição financeira cooperativa e as iniciativas de ESG

O Sicredi, instituição financeira cooperativa com mais de 6,5 milhões de associados e presença em todos os estados brasileiros, realizou, nesta terça-feira (6), a segunda edição do Summit Nacional de Governança. O evento reuniu conselheiros de administração e fiscais bem como demais lideranças do Sicredi que debateram temas como o novo ciclo estratégico do Sistema, o papel dos conselheiros na governança e os compromissos públicos de sustentabilidade. Cerca de 1,3 mil pessoas participaram do encontro, realizado de forma on-line. 

Na abertura do evento, o presidente da SicrediPar, Fernando Dall’Agnese, iniciou agradecendo a participação das lideranças do Sicredi neste momento de debate. “Nosso modelo tem características próprias, que oportuniza a participação de todos, cooperativas, centrais, Centro Administrativo Sicredi (CAS) e, acima de tudo, do associado. É a partir desse modelo participativo que valorizamos as diferentes opiniões e podemos avaliar riscos e oportunidades juntos, construindo e aprimorando esta instituição. Tenho certeza de que seguiremos assim, atuando de forma ativa, dinâmica e colaborativa, por todos os anos que ainda virão”, afirmou.

Na sequência, Andiara Petterle, conselheira independente da Sicredi Participações, falou sobre o papel do conselho de administração e destacou a importância de um modelo de governança baseado no propósito. “Precisamos olhar para frente e nos questionar quais são os desafios, o que pode impactar no nosso negócio e garantir a humildade da organização, diante desses elementos transformadores. A verdade é que o mercado vai mudar cada vez mais rápido, não há uma linha de chegada na transformação. Precisamos ter musculatura para continuar nos reinventando”, observou.

Em sua apresentação, Romeo Balzan, superintendente de Cooperativismo e Sustentabilidade do Sicredi, também salientou a velocidade das transformações e a importância dos compromissos públicos. “Compromisso público tem a ver com a preservação do planeta. Diz respeito a como evoluímos, sem prejudicar a capacidade evolutiva das próximas gerações. É um compromisso da organização com as partes interessadas, com a sociedade e com o planeta como um todo que precisamos assumir”, salientou.

Por fim, César Bochi, diretor executivo do Centro Administrativo Sicredi, falou sobre a construção do novo ciclo estratégico da instituição financeira cooperativa. “Crescemos de maneira vigorosa, consistente e sustentável, com alto nível de satisfação dos nossos associados e colaboradores e gerando impacto positivo na sociedade. Temos muitas oportunidades de expansão e desafios para os quais precisamos olhar juntos. O Sicredi tem um potencial imenso para fazer a diferença na vida de mais pessoas, levando a essência do cooperativismo para mais lugares”, finalizou. 

O objetivo do Summit foi proporcionar reflexões sobre os assuntos atuais que envolvem o modelo de negócio do Sicredi, assim como permitir a sinergia das lideranças sobre o futuro da instituição financeira cooperativa. Os presidentes das centrais do Sicredi e membros do conselho de administração da SicrediPar, João Carlos Spenthof, Manfred Alfonso Dasenbrock, Márcio Port e Wilson Ribeiro de Moraes Filho participaram do evento, além do presidente da Sicredi União Mato Grosso do Sul, Celso Ramos Regis, representando o presidente da Central Brasil Central, Celso Figueira. 

Sobre o Sicredi

O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento de seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. Possui um modelo de gestão que valoriza a participação dos mais de 6,5 milhões de associados, que exercem o papel de donos do negócio. Com mais de 2.500 agências, o Sicredi está presente fisicamente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal, disponibilizando uma gama completa de soluções financeiras e não financeiras. 

Site do Sicredi: www.sicredi.com.br 

Redes Sociais: Facebook |Instagram | Twitter | LinkedIn | YouTube 

Share:

Latest posts

Luara Mandelli é um exemplo de atleta que tem conseguido participar de campeonatos graças aos seus patrocínios, como o da ClearCorrect Créditos: Lorenzo Bazo
Patrocínios impulsionam sonhos olímpicos
Parintins (1)
Do sertanejo à comédia, Teatro Positivo divulga programação de março
3670c-20210320-0112 (1)
Iluminação de interiores: conforto visual e sofisticação em cada detalhe

Sign up for our newsletter

Acompanhe nossas redes

related articles

Luara Mandelli é um exemplo de atleta que tem conseguido participar de campeonatos graças aos seus patrocínios, como o da ClearCorrect Créditos: Lorenzo Bazo
Patrocínios impulsionam sonhos olímpicos
Mesmo com muita garra e persistência, apoio de empresas é fator determinante para diversos atletas brasileiros É...
Saiba mais >
Parintins (1)
Do sertanejo à comédia, Teatro Positivo divulga programação de março
Além dos shows e peças teatrais, Teatro recebe espetáculos do tradicional Festival de Curitiba espetáculos...
Saiba mais >
3670c-20210320-0112 (1)
Iluminação de interiores: conforto visual e sofisticação em cada detalhe
Arquiteta da A.Yoshii dá dicas sobre o uso da iluminação para transformar ambientes e criar verdadeiras...
Saiba mais >
©2021 Ebraim Martini
Em busca de um carro por assinatura? Confira dicas para não errar na escolha do plano
Com opções contratuais de 12, 18 e 24 meses e franquias de 500 a 2 mil quilômetros por mês, especialista...
Saiba mais >