Sicredi realiza Summits Mulher e Jovem com jornada de reconexão para transformações na sociedade e no cooperativismo de crédito

Integrante do Pacto Global desde fevereiro de 2020, o Sicredi vem desenvolvendo ao longo de sua história iniciativas que estão conectadas ao propósito do cooperativismo de crédito, à Agenda 2030 e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Os valores do cooperativismo com o fortalecimento da equidade de gênero, a inclusão e a sustentabilidade vem avançando a cada ano com auxílio de iniciativas como o Comitê Mulher, implantado em 27 cooperativas do Sicredi no Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro, e o Comitê Jovem, desenvolvido em 22 cooperativas dos três estados.  

Para potencializar esse movimento de pluralidade, coordenadores dos Comitês Jovem e Mulher estiveram no Espaço de Educação Padre Theodor Amstad, na Central Sicredi PR/SP/RJ, em Curitiba (PR) para participar da 6.ª edição do Summit Mulher e da 4.ª edição do Summit Jovem realizados, respectivamente, nos dias 12 e 13 de abril, em formato híbrido. Concebidos como uma jornada aos participantes, os dois eventos foram divididos em quatro etapas que serão vivenciadas ao longo do ano. No Summit Mulher, o primeiro encontro proporcionou uma reflexão sobre a ancestralidade e o potencial feminino, reforçando o chamado para a ação. Já o Summit Jovem propôs uma preparação para uma viagem no tempo fomentando valores, habilidades e a diversidade para um futuro mais sustentável. 

Mulheres em TransformAção 

Com o objetivo de promover uma vivência que desperte o senso de liderança para a ação, a edição 2022 do Summit Mulher ofereceu palestras, momentos de bate-papo e dinâmicas para as associadas líderes, fomentando um legado a partir das vivências e propondo soluções para o futuro e para o agora do cooperativismo de crédito e da sociedade. 

Logo na abertura, o presidente da Central Sicredi PR/SP/RJ, Manfred Dasenbrock, destacou a importância do evento, do movimento He for She e de iniciativas como o Comitê Mulher, que já vem apresentando resultados positivos. “O Sicredi acredita no senso de igualdade, que é capaz de gerar paz e a condição ideal para o crescimento e a expansão das nossas cooperativas, que são abertas para todos. Nós temos indicadores e histórias que revelam o avanço da presença de mulheres que já chegaram a posições no Conselho de Administração e no Conselho Fiscal das cooperativas graças às oportunidades do Comitê Mulher, e outras voltadas ao fomento de lideranças femininas”, afirmou o presidente. O apoio às lideranças femininas já resultou em 100 mulheres eleitas coordenadoras de núcleo e 18 nomeadas como conselheiras nas cooperativas do Sicredi com atuação nos estados do Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro. 

O evento ainda propôs que as participantes refletissem sobre o legado deixado por mulheres que as antecederam, assim como analisassem as “desculpas verdadeiras” que dificultam o alcance de objetivos, gerando paralisia e impedindo a transformação. Um movimento que pretende empoderar para a prática de uma liderança coletiva voltada para a ação. Com o objetivo de alcançar ainda mais mulheres cooperativistas, o evento também teve uma transmissão on-line da palestra da atriz, escritora e terapeuta sistêmica, Ingra Lyberato, que conduziu os convidados a uma jornada de autoconhecimento como alternativa para não temer o sucesso. “Como é lindo estar vivo, poder trocar e descobrir essas nossas potências. O mundo interno é muito rico. É dentro da gente que mora o sabotador, que mora a força, a fraqueza e todos esses aspectos.  E o que está fora são só papéis que acabam sendo o reflexo do que a gente carrega”, refletiu. 

Viagem no tempo para uma realidade mais plural 

O Summit Jovem proporcionou uma reconexão com os jovens cooperativistas a partir de uma viagem no tempo. Em um bate-papo entre o presidente da Central Sicredi PR/SP/RJ, Manfred Dasenbrock, e a CEO da Tribo Global, Stephanie Crispino, os jovens puderam interagir com as lideranças e refletir sobre habilidades e valores necessários e que precisam ser “levados na mala” para um futuro mais ético, próspero e colaborativo. A sustentabilidade também foi abordada de forma abrangente a partir de reflexões sobre a atuação de cada um para ações mais regenerativas com a palestra do gerente de Impacto e Sustentabilidade do Grupo Splice, Vitor Belota.

Durante o evento, que também contou com a presença da presidente da Confederação Nacional de Jovens Empresários, Maria Brasil, os participantes de diversas cidades da área de atuação da Central Sicredi PR/SP/RJ interagiram em dinâmicas que reforçaram a importância da escuta ativa, da ajuda mútua e da cooperação a partir de lideranças plurais, que já vão despontando nas cooperativas por meio dos Comitês Jovem.  

“O que o Sicredi faz é um programa, algo contínuo que teve uma data de começo, mas não tem uma data para acabar. É algo realmente para ajudar jovens a se tornarem líderes para o Sicredi, para suas vidas e que vão levar essa semente cooperativista e de que o Sicredi está presente na vida das pessoas e das comunidades”, destacou o diretor- executivo da Central Sicredi PR/SP/RJ, Maroan Tohme, que conversou com lideranças escolhidas por diferentes grupos de jovens e que apontaram valores importantes para a construção de uma sociedade mais sustentável e próspera. 

O evento teve a participação do presidente do Conselho Nacional da Juventude do Brasil (Conjuve), Marcus Barão, em uma palestra com transmissão on-line sobre o poder da juventude para as transformações. “Com o inconformismo, com o sonho e com a ação que a gente constrói a mudança. Toda a mudança positiva na história foi causada por uma geração inconformada com a realidade que teve a coragem de sonhar, mas, principalmente, a ousadia  de agir”, declarou.

 

Sobre o Sicredi 

O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento de seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. Possui um modelo de gestão que valoriza a participação dos mais de 5,5 milhões de associados, que exercem o papel de donos do negócio. Com mais de 2.200 agências, o Sicredi está presente fisicamente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal, disponibilizando mais de 300 produtos e serviços financeiros. 

Site do Sicredi: www.sicredi.com.br

Redes Sociais: Facebook | Twitter | LinkedIn | YouTube |Instagram

 

Legenda: No Summit Mulher o presidente da Central Sicredi PR/SP/RJ, Manfred Dasenbrock, destacou a importância do movimento He for She
Créditos: Guilherme Pupo

Share:

Latest posts

Large-DSC3539-Edit-1-1
Shopping celebra Dia Mundial do Rock com programação para crianças
Instituto Positivo
Gestores da Educação do litoral paranaense recebem formação
Palladium
Palladium lança campanha de inverno com conchas exclusivas de brinde

Sign up for our newsletter

Acompanhe nossas redes

related articles

Large-DSC3539-Edit-1-1
Shopping celebra Dia Mundial do Rock com programação para crianças
Palladium Curitiba promove diversas atrações musicais ao longo do dia Para comemorar o Dia Mundial...
Saiba mais >
Instituto Positivo
Gestores da Educação do litoral paranaense recebem formação
Projeto reúne coordenadores para melhorar a qualidade educacional No litoral paranaense, a Educação...
Saiba mais >
Palladium
Palladium lança campanha de inverno com conchas exclusivas de brinde
Conjunto de talheres faz parte da campanha colecionável O Palladium Curitiba celebra a chegada do inverno...
Saiba mais >
4031C-20240608-0228-2 - 1-
Zona leste de Londrina ganha novo empreendimento residencial
Sunny Downtown, da Construtora Yticon, conta com duas torres e fica ao lado do Boulevard Shopping A...
Saiba mais >