Sicredi registra inadimplência abaixo da média do setor bancário: diferenciais do cooperativismo ajudam a explicar índice

O Sicredi, instituição financeira cooperativa com mais de 6 milhões de associados em todo o país, registrou, em julho, 1,32% de inadimplência acima de três meses (Over 90). O patamar é considerado abaixo da média do setor bancário. Segundo dados do Banco Central do Brasil, o índice do Sistema Financeiro Nacional registrado em abril (último indicador disponível) foi de 2,7%.

Na instituição financeira cooperativa, o baixo índice de inadimplência se manteve durante o cenário mais desafiador da pandemia. Nos estados do Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro, as cooperativas do Sicredi fecharam o mês de julho com indicador de inadimplência de 1,46% sobre a carteira, índice abaixo do apontado no mesmo mês em 2020 (1,86%).

Os números positivos refletem uma das características fundamentais do cooperativismo de crédito. “No Sicredi, os associados são os donos do negócio. Para nós, é importante que o cooperado saiba gerir seus recursos de maneira consciente e que, se preciso, possa fazer uso do crédito, mas mantendo uma vida financeira saudável. Por isso, o nosso foco é o associado e um relacionamento próximo para encontrar soluções que ajustem as operações à sua realidade, buscando mantê-lo adimplente, um benefício que também se reflete na comunidade onde nossos associados estão inseridos, um ciclo virtuoso”, explica o gerente de Ciclo de Crédito da Central Sicredi PR/SP/RJ, Lucas Barbosa Fedel.

Investimento em educação financeira

Conectado à missão de valorizar o relacionamento, agregar renda e melhorar a qualidade de vida dos associados e da comunidade, o Sicredi ainda desenvolve ações que estão baseadas nos pilares da Agenda BC#, como a educação financeira. Realizadas pelas cooperativas filiadas, as oficinas do projeto “Cooperação na Ponta do Lápis”  têm o  apoio de colaboradores voluntários que transmitem conteúdos sobre planejamento do orçamento, controle de gastos e crédito consciente.

A iniciativa realizou, somente em 2021, mais de 1,4 mil ações nos estados do Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro, que contaram com o envolvimento de mais de 1,5 mil colaboradores voluntários. Somado a isso, a instituição financeira cooperativa ainda mantém a parceria com a Maurício de Sousa Produções para o desenvolvimento de revistas em quadrinhos e desenhos animados sobre o tema.

“Sabemos que o planejamento financeiro, ou seja, o controle dos gastos, deve ser ensinado desde a infância. Uma criança que sabe de onde vem o dinheiro, entende as relações de consumo e a importância do planejamento e do hábito de poupar, terá mais chances de evitar dívidas no futuro. E esse é o olhar do Sicredi: atuar de maneira próxima com nossos associados e pensar no futuro visando sempre à construção de uma sociedade mais próspera”, finaliza o presidente da Central Sicredi PR/SP/RJ, Manfred Dasenbrock.

 

Sobre o Sicredi 

O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento de seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. Possui um modelo de gestão que valoriza a participação dos mais de 6 milhões de associados, que exercem o papel de donos do negócio. Com mais de 2.300 agências, o Sicredi está presente fisicamente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal, disponibilizando mais de 300 produtos e serviços financeiros. 

Site do Sicredi:www.sicredi.com.br

Redes Sociais:Facebook |Instagram |Twitter | LinkedIn | YouTube

 

Legenda: Números positivos refletem características fundamentais do cooperativismo de crédito como o relacionamento próximo
Créditos: divulgação

Share:

Latest posts

Foto: divulgação
Pesquisa revela impacto das redes sociais no desempenho escolar e no sono dos estudantes
Paulistão Feminino ganha em 2024 o sobrenome e apoio do Sicredi, mais longevo patrocinador da Federação Paulista de Futebol Créditos: Divulgação
Feito histórico: Paulistão Feminino ganha naming rights do Sicredi e tem premiação recorde em 2024
Sicredi
Sicredi dobra o valor arrecadado em movimento nacional para o Rio Grande do Sul e inicia nova mobilização

Sign up for our newsletter

Acompanhe nossas redes

related articles

Foto: divulgação
Pesquisa revela impacto das redes sociais no desempenho escolar e no sono dos estudantes
Estudo elaborado por aluno do Ensino Médio e UFPR ouviu cerca de mil alunos Uma pesquisa iniciada como...
Saiba mais >
Paulistão Feminino ganha em 2024 o sobrenome e apoio do Sicredi, mais longevo patrocinador da Federação Paulista de Futebol Créditos: Divulgação
Feito histórico: Paulistão Feminino ganha naming rights do Sicredi e tem premiação recorde em 2024
Com patrocínio da instituição financeira cooperativa, campeonato inicia em 21 de maio com onze clubes...
Saiba mais >
Sicredi
Sicredi dobra o valor arrecadado em movimento nacional para o Rio Grande do Sul e inicia nova mobilização
Instituição financeira cooperativa também atua na linha de frente de centros de distribuição de donativos,...
Saiba mais >
Thiago Cassi Bobato é coordenador médico do Pronto Socorro e do Hospital Universitário Cajuru Créditos: Divulgação
Acidentes de trânsito, um problema de saúde pública
Thiago Cassi Bobato* A cada dia que passa, as manchetes dos jornais nos confrontam com uma realidade...
Saiba mais >