Sicredi: Summit de Governança reúne líderes e especialistas em Foz do Iguaçu (PR)

Mais de 600 executivos e conselheiros debateram força do relacionamento na instituição financeira cooperativa

Nos dias 27 e 28 de junho, a Central Sicredi PR/SP/RJ realizou o Summit Governança 2023, em Foz do Iguaçu (PR). Conduzido pela jornalista Gisele Hishida e pelo fundador da Escola de Criatividade, Jean Sigel, o evento debateu a importância da humanidade na indústria financeira e o papel e a importância dos conselhos de administração e fiscal como guardiões dos valores das cooperativas filiadas ao Sistema Sicredi.

O Summit, teve como temática estratégica “relacionamento humano: a essência do nosso negócio”, contou com diversas palestras proferidas por grandes nomes do mercado. Entre eles, o palestrante, escritor, e psicólogo clínico Rosandro Klinjey, a especialista em Antropologia do Consumo e Estratégia e PhD Hilaine Yaccoub, o coordenador do “Insper Agro Global”, Marcos Jank, o economista mais influente do Brasil de acordo com a Forbes, Alexandre Di Miceli, e o CEO das Lojas CEM, Domingos Alves.

Na abertura do evento, os mais de 600 participantes, entre Conselheiros de Administração e Fiscal, presidentes, diretores, secretárias, assessores de Desenvolvimento do Cooperativismo e colaboradores das cooperativas de crédito da regional Sicredi nos estados do Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro, foram impactados pelo primeiro ato do espetáculo “Humanos”, no qual artistas apresentaram uma performance de dança integrada a um vídeo especialmente preparado para a ocasião. Durante os dois dias de encontro, o grupo teatral emocionou o público com o espetáculo, que se integrou à temática do Summit.

Para iniciar os trabalhos, o presidente da Central Sicredi PR/SP/RJ, Manfred Dasenbrock, falou do quanto o modelo de cooperativismo de crédito brasileiro inspira e influencia instituições de todo o mundo. “Desde 2009, faço parte da diretoria do Conselho Mundial das Cooperativas de Crédito e a governança foi sempre uma pauta prioritária. Já nesta época o tema era aplicado em nosso dia a dia, em todas as cooperativas do Sistema Sicredi”, destacou.

O diretor executivo da Central Sicredi PR/SP/RJ, Maroan Tohmé, subiu junto ao palco e lembrou do foco principal da instituição financeira cooperativa: o associado. “Antes de tomarmos qualquer decisão, precisamos nos colocar no lugar das pessoas. Pensar no que fariam os fundadores de nossas cooperativas, os precursores do cooperativismo, e deliberar da mesma forma. Jamais vamos virar as costas para o associado, que é a razão da nossa existência. No Sicredi, as pessoas não são apenas um número”, argumentou.

A primeira palestra do dia ficou a cargo de Rosandro Klinjey, que abordou o tema “Cooperativismo, a arte da convivência”. Ele falou sobre a disparidade das gerações nos ambientes profissionais e a importância da quebra de paradigmas, da inclusão e da diversidade. Segundo o colunista da rádio CBN, o mundo do trabalho (atual e do futuro) só existirá se o ambiente for mais colaborativo. “E nas cooperativas presenciamos um clima mais leve, graças ao DNA do setor, que tem a ajuda mútua como premissa básica”, apontou.

Hilaine Yaccoub, considerada a primeira especialista em antropologia estratégica do Brasil, abordou o comportamento humano e como as recentes mudanças impactaram os negócios, durante a palestra “Antropologia do Consumo”. “A pirâmide de Maslow acabou. Vivemos uma era de atenção às pessoas e seus comportamentos, que estão cada vez mais diversos. É um novo paradigma, uma nova ordem, na qual precisamos entender o que faz sentido para cada um”, disse. A estudiosa lembrou ainda que é cada vez mais necessária uma atualização contínua de repertório para sobreviver a esse mundo em constante transição, além de mergulhar no presente para mudar sua realidade: o futuro.

Fechando o primeiro dia do evento, Marcos Jank falou sobre “Ambiental como estratégia de negócios: o caso do agronegócio brasileiro”. O conselheiro do Centro Brasileiro de Relações Internacionais (CEBRI) e professor sênior de agronegócio do INSPER trouxe uma visão atual do cenário global do agronegócio, que vem impactando diretamente a economia brasileira – e, também, o meio ambiente. “Mesmo com as três crises globais (climática, alimentar e energética) e a imprevisibilidade do conflito na Ucrânia, uma das regiões mais estratégicas do setor, o agro segue crescendo e com boas perspectivas”, ressaltou. Ele lembrou que crises impactam determinadas áreas de economia e algumas regiões, mas também são oportunidades para alguns players. “Por isso, continuamos otimistas, pois o agro e o cooperativismo são a mola propulsora da nossa economia”, finalizou Jank, lembrando que, se não fosse o agronegócio, o déficit da balança comercial seria ainda maior.

“Ética nos Negócios” foi o tema da palestra de abertura do segundo dia do Summit de Governança. O ganhador do Prêmio iBest de Economia e Negócios, Alexandre Di Miceli, provocou reflexões a partir das mudanças profundas pelas quais o mundo está passando. “O maior perigo em tempos de turbulência é a não turbulência. Continuar a agir com a mesma lógica de ontem. As empresas e as pessoas precisam ter resiliência e entender a necessidade de compatibilizar o ritmo das mudanças do mundo com as mudanças da empresa. Senão, cedo ou tarde, ela ficará obsoleta”, alertou.

O palestrante também lembrou que a ética é baseada em relacionamentos de interdependência, com parcelas de responsabilidade para cada um dos atores do ecossistema de negócios. “A ética exige uma atuação ativa, um protagonismo a partir das ações. É saber a diferença entre o que você tem o direito de fazer e o que é o certo a fazer. O maior risco ético é esquecermos de pensar e agirmos apenas no automático”, ponderou.

Para fechar com sucesso o Summit de Governança, uma história inspiradora de empreendedorismo. O CEO das Lojas CEM, José Domingos Alves, falou sobre “O Varejo no Brasil” e contou a história da marca e como ela se relaciona com o propósito do Sicredi. “Nosso foco também está nas pessoas, na colaboração e no trabalho sério, respeitando as nossas raízes. E isso é que sentimos na pele e ao nos relacionarmos com a cooperativa”, destacou. O executivo apresentou diversos cases de sucesso e como a empresa vem se destacando no varejo brasileiro, um dos mais competitivos do mundo. “Foi uma verdadeira aula que inspirou a todos”, celebrou Manfred Dasenbrock.

Sobre o Sicredi

O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento de seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. Possui um modelo de gestão que valoriza a participação dos mais de 6,5 milhões de associados, que exercem o papel de donos do negócio. Com mais de 2,5 mil agências, o Sicredi está presente fisicamente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal, disponibilizando uma gama completa de soluções financeiras e não financeiras.

Site do Sicredi: Clique aqui

Redes Sociais: Facebook |Instagram | Twitter | LinkedIn | YouTube

Share:

Latest posts

WhatsApp-Image-2024-02-20-at-17.48
Exposição Traços do Cotidiano explora a beleza das coisas simples
NoahMGA - 1-
Hall de entrada: boas-vindas e impressão marcante à primeira vista
Selective focus shot of basil leaves
5 plantas que afastam o mosquito da dengue

Sign up for our newsletter

Acompanhe nossas redes

related articles

WhatsApp-Image-2024-02-20-at-17.48
Exposição Traços do Cotidiano explora a beleza das coisas simples
“Tudo pode ser transformado em arte”, afirma a artista plástica Magali Tieppo Robaina, responsável pela...
Saiba mais >
NoahMGA - 1-
Hall de entrada: boas-vindas e impressão marcante à primeira vista
Ambientes destacam-se em projetos arquitetônicos, refletindo o luxo e a sofisticação dos edifícios Não...
Saiba mais >
Selective focus shot of basil leaves
5 plantas que afastam o mosquito da dengue
Com um aumento de mais de 445% nos casos da doença em comparação ao mesmo período do ano passado, a adoção...
Saiba mais >
_- 65 - 2-
Arte da sustentabilidade: exposição gratuita apresenta itens decorativos inovadores feitos com resíduos da construção civil
Até 1.º de março, Instituto A.Yoshii destaca mais de 40 obras únicas criados nos projetos Obra&Arte...
Saiba mais >