Simulados garantem melhores resultados em vestibulares

[flgallery id=1377 /]

Segundo especialistas, alunos que realizam mais testes têm melhor preparação para as provas

 

Uma pesquisa realizada pela Washington State University constatou que uma das maneiras mais eficazes de fixar o aprendizado é por meio de simulados. Segundo o estudo, alunos que fazem esse tipo de teste têm resultado superior ao dos colegas que fazem provas sem a mesma preparação. “O fato é que quanto mais o aluno treinar, mais familiarizado com a prova ele estará na hora do vestibular”, explica Alceu Gnoatto, diretor do Curso Positivo.

“A cada término de apostila, em média, o estudante tem a possibilidade de fazer um simulado. Isso possibilita uma análise permanente de seus resultados e evolução na preparação para a prova”, reforça o diretor. Além da frequência, os simulados também passam por modificações ao longo do ano, para que o aluno esteja preparado para todos os tipos de prova, como processos de universidades federais, Enem ou Fuvest.

Educadores garantem que essa alternância entre aprendizado e testes é importante para manter o equilíbrio na rotina de estudos. “De nada adianta apenas realizar os testes e não analisar os resultados e trabalhar para melhorá-los”, alerta Luís Fernando Cordeiro, orientador educacional e professor de Física do Curso Positivo. Segundo ele, a simulação deve ser uma referência para o aluno. “Uma vez que ele sabe o curso que quer e a nota de corte para a aprovação, ele consegue avaliar se está abaixo ou acima da nota necessária e sabe o que precisa ser feito para evoluir”.

O professor também explica que a realização de simulados desenvolve as três habilidades que o vestibulando precisa ter: conhecimento, agilidade e chute consciente. “Conhecendo a estrutura da prova, o aluno pode estudar os assuntos mais pertinentes, obtendo conhecimento. Acostumando-se com o tempo, ele desenvolve agilidade para conseguir solucionar as questões dentro do prazo. E, uma vez que tenha realizado uma prova consistente, terá mais sabedoria para chutar o que não souber, criando maiores probabilidades de acerto”, esclarece.

Gnoatto destaca que todos os testes são aplicados conforme as provas reais, respeitando tempo, construção de questões, regras e correção, trazendo a maior similaridade possível para o estudante. Para uma análise mais efetiva dos resultados do simulado, neste ano, o Curso Positivo está disponibilizando aos alunos a resolução das questões de todos os testes em vídeo. “Alguns dias após o resultado das provas, os vestibulandos poderão acessar em nosso site a resolução de cada questão, feita por nossos professores e gravada em vídeo”, conta Gnoatto. “Assim, o aprendizado estará completo com maior eficácia e praticidade”.

 

Sobre o Curso Positivo

Fundado em 1972, o Curso Positivo nasceu de um sonho de um grupo de jovens professores, apaixonados pela profissão, que se uniram por um ideal: criar um curso pré-vestibular diferente, que acompanhasse os estudantes até os dias que antecediam o vestibular – algo pioneiro no Brasil, no início da década de 70. Desde então, o Curso Positivo se estabeleceu como uma instituição de destaque, registrando, historicamente, o maior índice de aprovação nos vestibulares mais concorridos das mais importantes faculdades e universidades do Paraná, bem como excelentes resultados nos exames das principais instituições de Ensino Superior do Brasil. O Curso Positivo conta com duas sedes em Curitiba (PR) e uma em Joinville (SC) e dispõe de uma equipe de professores com grande experiência, material didático de alta qualidade para a melhor preparação e um inovador sistema de aulas dinâmicas totalmente focado na aprovação dos vestibulandos. O Curso Positivo utiliza o Sistema Positivo de Ensino, da Editora Positivo, que fornece sistemas de ensino de vanguarda para escolas públicas e particulares, atingindo atualmente cerca de 1 milhão de alunos no Brasil e no Japão.

Share:

Latest posts

AYOSHII - SOLAIA - -Foto-Gerson-Lima-146
A.Yoshii premia imobiliárias parceiras pelo sucesso de vendas em Curitiba do novo empreendimento Solaia Garden
Foto: divulgação
Pesquisa revela impacto das redes sociais no desempenho escolar e no sono dos estudantes
Paulistão Feminino ganha em 2024 o sobrenome e apoio do Sicredi, mais longevo patrocinador da Federação Paulista de Futebol Créditos: Divulgação
Feito histórico: Paulistão Feminino ganha naming rights do Sicredi e tem premiação recorde em 2024

Sign up for our newsletter

Acompanhe nossas redes

related articles

AYOSHII - SOLAIA - -Foto-Gerson-Lima-146
A.Yoshii premia imobiliárias parceiras pelo sucesso de vendas em Curitiba do novo empreendimento Solaia Garden
Imóveis de Primeira e Invictta Imóveis Especiais foram as vencedoras da noite A construtora A.Yoshii,...
Saiba mais >
Foto: divulgação
Pesquisa revela impacto das redes sociais no desempenho escolar e no sono dos estudantes
Estudo elaborado por aluno do Ensino Médio e UFPR ouviu cerca de mil alunos Uma pesquisa iniciada como...
Saiba mais >
Paulistão Feminino ganha em 2024 o sobrenome e apoio do Sicredi, mais longevo patrocinador da Federação Paulista de Futebol Créditos: Divulgação
Feito histórico: Paulistão Feminino ganha naming rights do Sicredi e tem premiação recorde em 2024
Com patrocínio da instituição financeira cooperativa, campeonato inicia em 21 de maio com onze clubes...
Saiba mais >
Sicredi
Sicredi dobra o valor arrecadado em movimento nacional para o Rio Grande do Sul e inicia nova mobilização
Instituição financeira cooperativa também atua na linha de frente de centros de distribuição de donativos,...
Saiba mais >