Solução de gerenciamento garante crescimento de vendas de componentes para implantes odontológicos

[flgallery id=2024 /]

Sistema que combina tecnologia e gestão amplia faturamento e facilita a adequação às regras da Anvisa para fabricação de componentes protéticos

Com sede em Pinhais (PR), a Implanew, especializada em fabricação de componentes para implantodontia, iniciou suas atividades em 2010. Foi somente no último ano, porém, que a empresa conquistou novos mercados e viu seu faturamento crescer: para ampliar os negócios, a empresa optou por implantar um sistema de gerenciamento de informações dos itens comercializados, do estoque e do controle de qualidade. Nessa mudança, processos também foram impactados, sendo que alguns tiveram o seu tempo de processamento reduzido em 90%.
A adoção da ferramenta, o Protheus, solução implementada pela TOTVS Curitiba, realizada em um projeto que mesclou atendimento presencial e remoto, foi realizada em seis meses, período considerado curto para implantação de solução tecnológica para gestão empresarial. O diretor industrial e sócio-proprietário da Implanew, Pedro Ferracini, comenta que para uma empresa crescer é necessário que ela tenha um bom alicerce e que um ERP (sistema de gestão empresarial) desempenha um papel essencial nesse cenário. “Não adianta começar errado: temos uma visão e para que ela se torne realidade precisamos ter dados para a tomada de decisões e também saber que nossas informações estão seguras”, ressalta o diretor.
Atualmente, a empresa produz mais de 1.200 itens e todo o processo produtivo é gerenciado pelo Protheus. Para atender às novas demandas de ampliação dos negócios, a Implanew promoveu diversas mudanças em pouco tempo, como a contratação de mais colaboradores, criação de mais dois turnos (2º e 3º turno) e mais controles na produção. Segundo Ferracini, uma das evoluções do período, que gerou grande ganho de produtividade, foi o novo processo de faturamento e geração de boletos. “Antes, cada cobrança era emitida individualmente, com a necessidade de controle praticamente manual. Agora, o sistema gerencia todas essas informações e o tempo de processamento foi reduzido de 3 horas para 20 minutos”, relata Ferracini.
Desde julho de 2017 até o final de 2018, o faturamento da Implanew aumentou em 200%, após obter as liberações junto à Anvisa para fabricação e venda de diversos produtos, que são controlados por esse órgão. O diretor da empresa comenta que o investimento em um software de gestão é essencial para promover crescimento. “Com esse aumento, seria muito difícil conseguir controlar a fabricação e estoque vendas sem um sistema como o Protheus. Esse investimento impactou positivamente no aumento das vendas, pois possibilitou o total controle da disponibilidade dos produtos em estoque, atendendo de forma mais confiável às expectativas dos clientes quanto aos prazos de entrega dos produtos”.
Até o momento, a empresa adquiriu quatro módulos de backoffice do Protheus (Estoque, Financeiro, Compras e Faturamento), sendo que PCP e Qualidade serão as próximas etapas e devem ser implantadas no começo de 2019.
Crescimento da odontologia estética no País
O Brasil é considerado o segundo país que mais realiza serviços de odontologia estética no mundo: segundo Sociedade Brasileira de Odontologia e Estética (SBOE), a busca por esses procedimentos triplicou entre 2014 e 2017. No total, são realizados mais de 800 mil implantes ao ano, conforme dados Associação Brasileira da Indústria Médica, Odontológica e Hospitalar (Abimo), sendo que 90% dos componentes utilizados são de fabricação brasileira.
O Conselho Federal de Odontologia (CFO) indica que o crescimento na procura por implantes não é relacionado somente à estética e à redução de custos, mas também é ocasionado pela busca de conforto e saúde. Para os especialistas, a utilização de implantes dentários evita desequilíbrio na arcada dentária e facilita a limpeza de dentes próximos. Sobre o assunto, o diretor da Implanew comenta que o trabalho de um implantodontista é praticamente artesanal, já que é necessário se adaptar para a particularidade de cada paciente.
 
Sobre a TOTVS
Provedora de soluções de negócios para empresas de todos os portes, atua com softwares de gestão, plataformas de produtividade e colaboração, hardware e consultoria, com liderança absoluta no mercado SMB na América Latina. Com aproximadamente 50% de marketshare no Brasil, ocupa a 20ª posição de marca mais valiosa do país no ranking da Interbrand. A TOTVS está presente em 41 países com uma receita líquida de mais de R$ 2 bilhões. No Brasil, conta com 15 filiais, 52 franquias, 5 mil canais de distribuição e 10 centros de desenvolvimento. No exterior, conta com mais 7 filiais e 5 centros de desenvolvimento (Estados Unidos, México, China e Taiwan). Para mais informações, acesse o website www.totvs.com.

Share:

Latest posts

mustang2 (1)
Ford Slaviero realiza evento em comemoração aos 60 anos do lendário Mustang
CIEE-por-GusBenke-50
De Libras à logística: cursos gratuitos são oportunidade de capacitação com certificado
3903C-20230302-0048 (1)
Vero Vittá: inspiração para viver com qualidade e exclusividade no alto da Gleba Palhano

Sign up for our newsletter

Acompanhe nossas redes

related articles

mustang2 (1)
Ford Slaviero realiza evento em comemoração aos 60 anos do lendário Mustang
22.° edição do evento reúne fãs do modelo em Curitiba Realizado na concessionária Ford Slaviero, uma...
Saiba mais >
CIEE-por-GusBenke-50
De Libras à logística: cursos gratuitos são oportunidade de capacitação com certificado
CIEE/PR oferece 22 opções presenciais em Curitiba para pessoas a partir de 14 anos; formação em Libras...
Saiba mais >
3903C-20230302-0048 (1)
Vero Vittá: inspiração para viver com qualidade e exclusividade no alto da Gleba Palhano
Lançamento de alto padrão da A.Yoshii traz espaços de lazer diferenciados e localização privilegiada...
Saiba mais >
FOTO-HARROCK-JE-2 (1)
Hard Rock Cafe Curitiba anuncia novidades no cardápio de almoço
Lunch menu tem novos preços e opções para quem busca pratos executivos com um toque de Rock’n Roll Conhecido...
Saiba mais >