Solução tecnológica educacional beneficia pais, alunos e professores

[flgallery id=1565 /]

Informações da rede pública de ensino poderão ser acessadas “na nuvem”

 

Cada vez mais, os municípios estão utilizando recursos tecnológicos para melhorar a gestão pública. A internet, que só no Brasil possui mais de 120 milhões de usuários, permite um contato mais rápido e dirigido entre cidadãos e gestores, provendo uma participação mais ativa. Com o uso da rede e de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) soluções para educação, saúde, transporte e manutenção urbana podem ser desenvolvidas para otimizar serviços já ofertados.
No caso da educação, o uso de tecnologias que propiciem a participação dos pais e no consequente desenvolvimento dos alunos é de suma importância para o aumento da qualidade de vida da população e de indicadores de performance, como o IDEB – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica.
Atualmente, um dos desafios dos gestores e dos pais é ter acesso em tempo real e simultâneo a informações como frequência e resultado em avaliações, de maneira prática e digital, para acompanhar o desempenho escolar dos filhos. Com ferramentas e sistemas de tecnologia é possível que as instituições disponibilizem esses dados, além de efetuar a matrículas, agendar provas, e organizar conselhos de classes, por exemplo. Esses recursos também podem auxiliar na melhora do rendimento escolar, e ainda economizar tempo.
“Centralizar as informações, disponibilizar os dados e facilitar o acesso de todos os envolvidos são itens que promovem um enorme ganho para as escolas públicas e, consequentemente, para os cidadãos”, comenta o diretor técnico do Instituto das Cidades Inteligentes (ICI), Fernando Matesco. Recentemente, o ICI desenvolveu a solução Gestão Educacional, que permite benefícios a pais e alunos de Educação Infantil, Ensino Fundamental, Atendimento Educacional Especializado (AEE) e Educação de Jovens e Adultos (EJA).
A solução pode ser usada por secretários de educação, diretores das escolas, docentes, pais e até alunos. “A plataforma surgiu da necessidade de elaborar um produto multicliente, que possa ser comercializado como serviço”, comenta Matesco. O “Gestão Educacional” é oferecido em formato SaaS (software as a service, ou software como serviço, em português), ou seja, o fornecimento é feito por assinatura, o que apresenta vantagens como redução de custo do investimento na contratação, infraestrutura e gerenciamento imediato da quantidade de licenças.
“A solução, que funciona na nuvem e facilita o gerenciamento da comunidade escolar, foi desenvolvida com as tecnologias mais recentes do ICI. Além disso, pensamos na usabilidade, facilitando o acesso a todos os envolvidos de forma intuitiva”, comenta Luiz Carlos Mega Junior, coordenador do projeto.
 
Sobre o ICI
O ICI – Instituto das Cidades Inteligentes é uma organização criada em 1998, com atuação em todo o território nacional, referência em pesquisa, integração, desenvolvimento e implementação de soluções completas para a gestão pública. Mais informações: www.ici.curitiba.org.br.

Share:

Latest posts

mice
Revista MICE Curitiba chega à terceira edição
Real estate agent Sales manager holding filing keys to customer
Redução da Selic e reforço na confiança do comprador: construtora paranaense atinge mais de R$ 4,8 bilhões de VGV em lançamentos
3713C-20220225-0157
Jardim compacto: dicas para trazer mais vida aos apartamentos com plantas

Sign up for our newsletter

Acompanhe nossas redes

related articles

mice
Revista MICE Curitiba chega à terceira edição
Publicação bilíngue destaca conquistas da cidade mais inteligente do mundo e o crescimento do turismo...
Saiba mais >
Real estate agent Sales manager holding filing keys to customer
Redução da Selic e reforço na confiança do comprador: construtora paranaense atinge mais de R$ 4,8 bilhões de VGV em lançamentos
A.Yoshii registrou crescimento superior a 70% nas vendas de imóveis residenciais de alto padrão no período...
Saiba mais >
3713C-20220225-0157
Jardim compacto: dicas para trazer mais vida aos apartamentos com plantas
Em vasos no chão, estantes e prateleiras ou suspensas, elas deixam o ambiente mais “vivo”...
Saiba mais >
FK1435-1025--1---1-
Wine & cocktail bar do NH Hotel renova programação com novidades em vinhos, cervejas e cardápio
Five Lounge se consolida como destino enogastronômico com novos sabores de tapas e pratos quentes do...
Saiba mais >