Som de berrante abre o VI Rodeio Nacional de Eletricistas, em Curitiba

[flgallery id=536 /]

Competições iniciam nesta segunda-feira (7), com profissionais de todo o Brasil

Bota de couro, chapéu de cowboy e cinto com fivela. Os peões de rodeio começaram a chegar em Curitiba neste sábado (5). Vindos de toda parte do Brasil, eles disputam a medalha de ouro no VI Rodeio Nacional de Eletricistas, realizado dentro do XXII Seminário Nacional de Distribuição de Energia Elétrica (SENDI 2016), em Curitiba (PR). O evento, que é promovido pela Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (ABRADEE), foi aberto na noite de sábado, ao som do berrante e show da dupla sertaneja Yago e Santhiago. Neste domingo (6), ocorrem as atividades de treinamento e, na segunda-feira, as competições – abertas ao público, com entrada gratuita.
A disputa, que envolve representantes das principais concessionárias do país, é estruturada para promover as melhores práticas do cotidiano de campo dos eletricistas. Durante a competição, os eletricistas passam por dez tarefas, entre elas equipar-se com todos os itens de proteção individual (EPIS) de olhos vendados, subir em poste de 12 metros, fazer a retirada de objeto estranho em rede, fechamento de grampos, instalação de conjunto de aterramento, entre outros.
Todas as atividades fazem parte dos processos de reparação e manutenção da rede elétrica, realizados rotineiramente. “Este é um momento de aperfeiçoar o treinamento de nossas práticas diárias e destacar o trabalho dos eletricistas, que são profissionais essenciais na área de energia”, salientou o superintendente da Copel, João Silva Santos, durante o jantar de abertura do Rodeio.
A avaliação das equipes leva em conta a perícia técnica, a agilidade e a habilidade dos participantes, além da atenção às medidas de segurança. O evento tem a participação de aproximadamente 150 técnicos de mais de 15 distribuidoras de energia, de Norte a Sul do país. A paulista Adriane Aparecida Bedore, juíza da JF Steel – equipe de empreiteira participante do evento –  diz que o Rodeio é uma forma de valorização dos profissionais do setor elétrico e um momento de fortalecer o sentimento de equipe. O mesmo diz Alessandro de Souza, integrante da equipe da Celesc, de Santa Catarina. “É minha primeira participação em Rodeio Nacional e meu compromisso é dar o melhor para minha equipe”, declara.
Para José Saldanha, da Cosern Neoenergia, do Rio Grande do Norte, o Rodeio é um evento muito esperado pelas equipes técnicas em todo o Brasil. “A participação é muito gratificante não só pela disputa, mas pela troca de experiências e o conhecimento que se leva”, relata. Da AES Eletropaulo, de São Paulo, Silvio Cesar dos Santos é supervisor e padrinho de sua equipe. Ex-competidor, ele acredita que o Rodeio “é uma experiência maravilhosa, pois é o único evento nacional que destaca o trabalho do eletricista”. “Viemos de longe para este momento de congraçamento e troca de experiências. Mas ninguém está em férias. O Rodeio é muito sério, pois trata diretamente de nossa atividade diária”, enfatiza.
 
Maior hackathon do Brasil segue pela madrugada
Em paralelo à abertura do VI Rodeio Nacional de Eletricistas, o SENDI 2016 promove o maior hackathon – maratona de tecnologia – do Brasil. Com a missão de desenvolver soluções para o setor de energia, cerca de 300 jovens de diversos estados estão trabalhando em equipes, acampados no Expotrade (sede do evento, na região metropolitana de Curitiba) para desenvolver e apresentar uma solução a um dos quatro desafios: “relacionamento inteligente com o consumidor”; “energia inteligente”; “operação e automação inteligente de redes de distribuição” e “soluções para cidades e instalações inteligentes”. Com a mentoria de 150 especialistas, em seis turnos, as equipes têm 30 horas para desenvolver e apresentar seus projetos. A maratona que entrou pela madrugada encerra neste domingo, às 18h15, com show do humorista Diogo Portugal.
Os projetos concluídos serão selecionados por uma comissão julgadora, levando-se em conta a criatividade, originalidade, utilidade prática e possibilidade de implementação. Os dois melhores trabalhos de cada desafio serão premiados e passam para a segunda fase, que escolherá, entre as oito melhores, a equipe campeã, que vai ganhar, entre outros prêmios, uma viagem para a Itália, com visitas técnicas a empresas inovadoras. Cada integrante da equipe que conquistar o segundo lugar vai ganhar, entre outros prêmios, um smartphone Quantum de última geração. Todos os participantes que apresentarem seus projetos também serão contemplados com uma inscrição para o SENDI 2016 e um ingresso para jantar e show com a banda Titãs, no dia 9 de novembro, em Curitiba.
 
Cerimônia de abertura do XXII SENDI
Às 19h desta segunda-feira (7) acontece a abertura oficial do XXII SENDI, no Expotrade, com a presença do ministro de Minas e Energia, Fernando Coelho Filho, do presidente da Copel, Luiz Fernando Leoni Vianna, do presidente da ANEEL, Romeu Rufino, do presidente da ABRADEE, Nelson Fonseca Leite, do governador Beto Richa, entre outras autoridades.
Considerado o maior evento do segmento na América Latina, o SENDI 2016 será palco da apresentação de novas tecnologias, relacionamento de negócios, debate sobre novas tendências e integração de profissionais das principais concessionárias brasileiras. Composta por painéis com debates e apresentação de trabalhos técnicos, o encontro vai centralizar a programação em quatro eixos: inovação, ética, gestão regulatória e clientes.
 
VI Rodeio Nacional de Eletricistas
Data: 5 a 7 de novembro de 2016
Local: Expotrade – Curitiba – PR
 
Hackathon SENDI
Data: 4 a 6 de novembro de 2016
Local: Expotrade – Curitiba – PR
 
SENDI 2016 – XXII Seminário Nacional de Distribuição de Energia Elétrica
Data: 7 a 10 de novembro de 2016
Local: Expotrade – Curitiba – PR
 
Sobre o SENDI
Realizado desde 1962, o SENDI – Seminário Nacional de Distribuição de Energia Elétrica é considerado o maior evento do setor na América Latina. Ao longo de 21 edições, realizadas em 12 cidades diferentes, já reuniu mais de 22 mil participantes, além de presidentes da República, governadores, ministros de Estado e representantes das maiores distribuidoras públicas e privadas do País. Parâmetro no processo de modernização do setor e na apresentação de inovações da área, o SENDI já teve ao longo de sua história a exposição de mais de 3 mil contribuições técnicas e mais de 200 diferentes temas abordados.
Sobre a Copel
A Copel é responsável pela distribuição de energia para cerca de 4,5 milhões de clientes de 393 municípios do Paraná – além de Porto União, em Santa Catarina. Eleita a melhor distribuidora de energia do Brasil na Pesquisa Abradee 2015, a Copel administra 190 mil km de redes de distribuição, possui 2,8 milhões de postes e 361 subestações, com potência instalada de 10,5 mil megavolt-ampère (MVA). A empresa conta com postos de atendimento espalhados por todos os municípios da área de concessão. Para a comodidade do cliente, a Copel oferece uma grande variedade de canais de atendimento, como aplicativo para smartphones e tablets, agência virtual, e-mail, chat e call center (0800 51 00 116).
Sobre a ABRADEE
A Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (ABRADEE) é uma sociedade civil de direito privado, sem fins lucrativos. A história da Associação teve início com a criação do Comitê de Distribuição (CODI), em agosto de 1975 e, posteriormente em 1995, com a constituição jurídica da instituição. São 40 anos de dedicação ao desenvolvimento do setor de distribuição de energia elétrica brasileiro. A Abradee reúne 51 concessionárias de distribuição de energia elétrica – estatais e privadas – atuantes em todas as regiões do país e que juntas são responsáveis pelo atendimento de 99,6% dos consumidores brasileiros. Sediada em Brasília, presta serviços de apoio às suas associadas nas áreas técnica, comercial, econômico-financeira e institucional.

Share:

Latest posts

a-boy-is-reading-a-book-a-child-is-reading-2023-11-27-04-50-03-utc1
Exposição gratuita traz livros infantis reinterpretados a biblioteca de Universidade
pregnant-woman-taking-pills-or-vitamins-standing-i-2024-02-27-17-35-04-utc
Só paracetamol? Por que é tão difícil prescrever medicamentos para gestantes
fitness-women-and-city-friends-running-in-street-2023-11-27-05-20-27-utc
Mente sã, corpo são: benefícios da corrida para equilíbrio mental

Sign up for our newsletter

Acompanhe nossas redes

related articles

a-boy-is-reading-a-book-a-child-is-reading-2023-11-27-04-50-03-utc1
Exposição gratuita traz livros infantis reinterpretados a biblioteca de Universidade
A exposição gratuita “Diversas leituras, múltiplas vozes” chega à Biblioteca Central da Universidade...
Saiba mais >
pregnant-woman-taking-pills-or-vitamins-standing-i-2024-02-27-17-35-04-utc
Só paracetamol? Por que é tão difícil prescrever medicamentos para gestantes
Intervenção não medicamentosa pode ser saída para mulheres grávidas lidarem melhor com episódios de dor “Grávida...
Saiba mais >
fitness-women-and-city-friends-running-in-street-2023-11-27-05-20-27-utc
Mente sã, corpo são: benefícios da corrida para equilíbrio mental
A prática da corrida vai muito além do simples exercício físico. Considerando os inúmeros benefícios...
Saiba mais >
1708725294-4501-IMG-FOTOMONTAGEM-R01 (1)
Com estrutura de lazer sofisticada, Maringá ganha novo empreendimento de alto padrão na Avenida Guedner
Seen, novo lançamento da A.Yoshii, apresenta arquitetura contemporânea em localização privilegiada Com...
Saiba mais >