Sucesso e dinheiro são menos importante para os jovens da geração Alpha

Novo comportamento, que valoriza a busca do significado na vida e na carreira, deve nortear a Educação das próximas gerações

A geração atual de jovens caminha para mudanças significativas na forma de lidar com bens materiais e com o sucesso. É a transformação da sociedade com foco apenas no que o capitalismo tem a oferecer para uma sociedade que busca também um propósito. De acordo com o idealizador do Congresso Internacional de Felicidade e professor da Universidade Positivo, Gustavo Arns, os jovens da atualidade procuram a auto realização pessoal e profissional. “A busca unicamente pelo sucesso profissional e material pode, inclusive, ser apontada como a raiz dos altos índices de depressão, ansiedade, stress, doenças mentais e emocionais que estamos vendo e vivendo”, explica Arns.

Para o professor, é natural que isso comece a mudar, com a próxima geração de jovens buscando algo diferente. “A mudança deve acontecer no sentido de que os jovens comecem a buscar a mesma satisfação que a geração atual, mas de outra forma. Serão pessoas querendo deixar uma marca positiva no mundo, um legado positivo, querendo algo que seja bom não apenas para si mas também para o outro”, salienta Arns. “Estamos nos movendo da sociedade do sucesso para a sociedade do significado. As pessoas querem encontrar sentido naquilo que fazem. Sendo esse o elemento de satisfação”, acrescenta.

Segundo educadores, isso deve trazer reflexos na escola e na forma de educar esses jovens. A Educação Financeira, por exemplo, prevista no Novo Ensino Médio, deve ser inserida no currículo levando em conta alguns fatores importantes. Um deles é ter em mente que não se pode querer falar aos jovens sobre o tema utilizando o mesmo discurso voltado para os mais velhos ou às gerações anteriores. “Nenhum educador vai ganhar a atenção de um estudante usando palavras como patrimônio, aposentadoria ou metas financeiras. A mensagem que vai chegar ao coração desse aluno deve ser carregada de conexão emocional e traduzida para o cotidiano dele”, argumenta o consultor pedagógico da Conquista Solução Educacional, Fernando Venegas Vargas.

Segundo ele, é preciso enxergar quem é o jovem de hoje e o que o move. “A geração atual tem sua base nos ídolos do individualismo. São jovens que buscam estabelecer metas em função do exemplo de influenciadores digitais. O que a escola precisa fazer é adotar um olhar que a leve a se comunicar de forma eficiente com o aluno, a ponto de conseguir guiá-lo em sua jornada de formação e transformação”, destaca.

O primeiro passo é começar o mais cedo possível, ainda na Educação Infantil. O educador destaca que, desde cedo, é preciso desenvolver essa consciência financeira a partir de exemplos e estímulos, sendo um trabalho que deve ser realizado em conjunto entre família e escola. “Orientações sobre a importância de poupar, conversas que explicam a importância do trabalho e da remuneração, os cuidados para se evitar o desperdício de água ou energia elétrica que impactam na conta mensal são exemplos de práticas que pais e professores podem adotar na hora de estimular a consciência financeira das crianças”, reforça Vargas. 

Dessa forma, à medida que as crianças crescem mais atentas a tudo isso, a escola terá jovens mais propensos a considerar valores fundamentais, como dar valor ao que se tem, estímulo ao consumo consciente e à prática do desapego – que minimiza o exagero do ter e acumular, além do autocontrole em relação ao que se quer e o que realmente precisa. Vargas ainda ressalta um pilar muito importante: o planejamento. “É ele que vai tornar um sonho possível. Precisamos fazer o jovem refletir sobre o que ele precisa ou deseja e relacionar isso com o uso do dinheiro que ele tem ou pode vir a ter. É isso que mostra para os jovens que eles são capazes de realizar sonhos”, garante.

Essas ações aproximam a educação financeira do universo dos jovens de hoje e das próximas gerações e fornecem elementos que os ajudam a refletir sobre os seus desejos e a importância de construir planejamentos para realizá-los. Neste caso, é preciso identificar quais os anseios e buscas que motivam a juventude atual. Fernando Vargas defende que o trabalho da escola, fundamentalmente, é tirar o foco do ‘ter dinheiro a qualquer custo’ e focar no propósito de vida. “Para que o jovem construa o seu projeto de vida, ele precisa descobrir qual é o seu propósito na vida. Essa busca deve ser orientada pela escola, que deve ajudá-lo a explorar o erro, a se comunicar com o meio, a buscar conhecimento e a ser produtivo. Assim sendo, é muito importante a promoção da autoestima e da autonomia, pois, sem as duas, o estudante não realizará nada. Essa é a educação financeira mais ampla, eficiente e definitiva que pode haver”, finaliza Vargas.


Sobre a Conquista Solução Educacional

A Conquista é uma solução educacional que oferece aos alunos da Educação Infantil, do Ensino Fundamental e do Ensino Médio uma proposta de educação e futuro que integra a família, a escola e a comunidade. Com diversos recursos, material didático completo e livros de Empreendedorismo e Educação Financeira, o objetivo da solução é ajudar, de forma consistente, os alunos no processo de aprendizagem e estimular o desenvolvimento de suas capacidades. Atualmente, mais de 1700 escolas de todo o Brasil utilizam a solução.

Share:

Latest posts

Divulgação
Eric Martin e Jeff Scott Soto trazem Double Trouble Tour para capital paranaense em celebração aos 10 anos do Hard Rock Cafe Curitiba
Divulgação GT Building
Peso dos nomes: mercado de luxo investe em personalidades e grifes para valorizar imóveis
Divulgação
Shopping Palladium celebra 17 anos com programação especial e atrações gratuitas

Sign up for our newsletter

Acompanhe nossas redes

related articles

Divulgação
Eric Martin e Jeff Scott Soto trazem Double Trouble Tour para capital paranaense em celebração aos 10 anos do Hard Rock Cafe Curitiba
Artistas se apresentam no dia 17 de maio com show comemorativo Dois ícones do rock mundial, Eric Martin...
Saiba mais >
Divulgação GT Building
Peso dos nomes: mercado de luxo investe em personalidades e grifes para valorizar imóveis
Incorporadoras inovam ao associar empreendimentos a nomes consagrados: GT Building anuncia projetos em...
Saiba mais >
Divulgação
Shopping Palladium celebra 17 anos com programação especial e atrações gratuitas
Atividades ocorrem de 8 a 10 de maio e incluem música ao vivo e oficinas para toda a família Para comemorar...
Saiba mais >
FEIRA-1
Soluções para futuro das cidades serão discutidas no 40° Congresso Mineiro de Municípios
Helper Tecnologia será uma das empresas participantes, demonstrando inovação com seus totens de segurança Nos...
Saiba mais >