Sugestão de entrevista – 5 de junho – Dia do Meio Ambiente

No dia 5 de junho é celebrado o Dia Mundial do Meio Ambiente, data recomendada pelas Nações Unidas, para estimular a reflexão sobre a conservação da natureza e todos os elementos que a compõem. Seja na área política, econômica ou social, o meio ambiente está no centro de várias discussões:
Sugestões:
– Reduções de áreas naturais causam impactos para todo o Brasil – confira 10 consequências que afetam toda a sociedade, desde o impacto no clima e regime de chuvas, até a geração de empregos e distribuição de renda.
– 2017 é o Ano Internacional do Turismo Sustentável para o Desenvolvimento. O Brasil é privilegiado por ter belezas naturais em abundância e que podem contribuir para o desenvolvimento dos três pilares da sustentabilidade – econômica, social e ambiental.
– No dia 5 de junho, Dia do Meio Ambiente, começa a exposição “Na Batida da Onça”, realizada na Estação Natureza Pantanal, em Corumbá (MS). Nela, serão realizadas atividades lúdicas para diferenciar as características físicas e comportamentais dos felinos pantaneiros, suas pegadas, os sons que eles emitem e outras particularidades. A Estação Natureza Pantanal funciona há 11 anos, com exposição fixas e temporárias, com atividades para todas as idades, que possibilitam o contato das pessoas com a natureza.
– Em Recife, a exposição Conexão Estação Natureza leva a biodiversidade ao alcance de todos. A exposição itinerante e gratuita, promovida pela Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, iniciou a temporada 2017 no dia 28 de maio, em comemoração à Semana do Meio Ambiente, com sua primeira parada no Shopping Guararapes, localizado na região metropolitana de Recife. A exposição oferece recursos tecnológicos que permitem experiências sensoriais e interativas para os participantes.
– A iniciativa Oásis estimula a proteção de áreas de vegetação nativa em propriedades particulares. É uma iniciativa de pagamento por serviços ambientais (PSA) que promove a valorização dos ambientes naturais natureza, por meio da premiação financeira a proprietários que se comprometam com a conservação das áreas naturais e a adoção de práticas conservacionistas de uso do solo, garantindo assim a manutenção e melhoria dos serviços ambientais providos por suas propriedades.
– Projetos de conservação aliam informação e educação ambiental para salvar espécies ameaçadas de extinção e são reconhecidos com prêmio nacional do Ministério do Meio Ambiente. O projeto “Dois papagaios ameaçados da Floresta das Araucárias: um esforço de conservação comum”, foi o vencedor na categoria Júri Popular. Já o prêmio na categoria Sociedade Civil foi para a Associação de Pesquisa e Preservação de Ecossistemas Aquáticos (Aquasis), com o Projeto Periquito Cara-Suja.
– Programa Floresta Legal pretende ampliar a proteção da Mata Atlântica e Caatinga. Foi lançado, em Jacobina (BA), o “Floresta Legal –  Programa de Conservação em Terras Privadas”. A iniciativa incentivará a criação de 50 novas Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs), somando mais de 5 mil hectares em áreas protegidas dentro de terras privadas, nos próximos quatro anos. O programa tem seu foco nas regiões de Mata Atlântica e Caatinga do Estado da Bahia, estado que lidera o índice de desmatamento no Brasil, de acordo com dados divulgados pela SOS Mata Atlântica e Inpe. O projeto também deverá abranger áreas específicas em Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Minas Gerais.
 
Além de projetos específicos, a Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza conta com a Rede de Especialistas em Conservação da Natureza – um grupo formado por 57 profissionais de referência nacional e internacional de diferentes áreas do conhecimento. Seu objetivo é estimular o debate em defesa da conservação da natureza brasileira e sua importância para a sociedade.
Para saber mais sobre os membros da Rede de Especialistas e solicitar entrevistas, acesse o Guia de Fontes disponível aqui.

Share:

Latest posts

Diretora do Grupo Marista foi reconhecida como melhor Executiva de Comunicação do Sul do Brasil Créditos: Divulgação/Grupo Marista
Carmem Murara, diretora do Grupo Marista, é eleita melhor Executiva de Comunicação do Sul do Brasil
Envato
Divórcios, inventários e partilha de bens envolvendo menores de idade poderão ser feitos em cartório
Divulgação NH Curitiba The Five
Crescimento do turismo paranaense impulsionou aumento de 9% na receita do NH Hotel no primeiro semestre de 2024

Sign up for our newsletter

Acompanhe nossas redes

related articles

Diretora do Grupo Marista foi reconhecida como melhor Executiva de Comunicação do Sul do Brasil Créditos: Divulgação/Grupo Marista
Carmem Murara, diretora do Grupo Marista, é eleita melhor Executiva de Comunicação do Sul do Brasil
Reconhecimento foi concedido pelo Top Mega Brasil 2024 durante cerimônia em São Paulo Na noite do...
Saiba mais >
Envato
Divórcios, inventários e partilha de bens envolvendo menores de idade poderão ser feitos em cartório
Uma nova medida aprovada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) no último dia 20 permite que inventários,...
Saiba mais >
Divulgação NH Curitiba The Five
Crescimento do turismo paranaense impulsionou aumento de 9% na receita do NH Hotel no primeiro semestre de 2024
Dados da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) do IBGE revelam que a atividade turística acumulou alta de...
Saiba mais >
Créditos: Divulgação/Grupo Marista
ARTIGO - Tributação versus solidariedade
*Por Carmem Murara A discussão sobre o Projeto de Lei Complementar (PLP) 68/24, inserido no contexto...
Saiba mais >