Em Curitiba, ações educativas gratuitas ensinam a evitar dívidas e controlar o orçamento familiar
O Comitê Nacional de Educação Financeira (CONEF) realiza entre os dias 14 e 20 de maio a Semana Nacional da Educação Financeira (Semana ENEF), que tem o objetivo de conscientizar os brasileiros em relação à importância de economizar e controlar o orçamento. O Sicredi, instituição financeira cooperativa com mais de 3,7 milhões de associados no País, participa da iniciativa realizando ações que vão impactar crianças e adultos.
Serão diversas palestras gratuitas que acontecerão em diversas cidades do Brasil. Em Curitiba, o Sicredi vai promover palestras sobre educação financeira para crianças e adultos em escolas públicas e particulares, durante toda a semana. A previsão é que mais de 1.200 pessoas sejam impactadas com informações sobre finanças pessoais, entre elas a importância de manter uma reserva financeira e evitar dívidas.
Por meio do projeto Cooperação na Ponta do Lápis, a instituição vem realizando desde o ano passado oficinas gratuitas de educação financeira para comunidades do Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro. Até agora, a ação envolveu mais de mil colaboradores voluntários das cooperativas do Sicredi dos três estados, que receberam capacitação com base no conteúdo do Caderno de Educação Financeira e Gestão de Finanças Pessoais do Banco Central. Durante a Semana ENEF esses multiplicadores vão oferecer para a comunidade informações sobre como fazer bom uso do crédito e evitar as dívidas.
Para o presidente nacional do Sistema Sicredi e da Central PR/SP/RJ, Manfred Dasenbrock, iniciativas como essa ajudam a demonstrar a abrangência do tema. “A educação financeira vai além de cálculos matemáticos. É sobre hábitos e sobre fazer escolhas com o dinheiro que recebemos a partir de nossos esforços. E isso envolve razão e emoção, desejo e necessidade. A educação financeira abrange mais que isso: dimensões culturais, sociais e psicológicas”, analisa.
Em 2017, o Sicredi realizou 612 ações em todo País, durante a Semana ENEF, com atividades que envolveram mais de 30 mil pessoas. A expectativa é que neste ano pelo menos 700 iniciativas sejam realizadas.
Confira algumas ações em Curitiba e Região Metropolitana, que vão impactar mais de 1.200 crianças e adultos:
Palestras gratuitas “Educação Financeira na Ponta do Lápis”, proferidas por voluntários
14, 15 e 16 de maio – turmas de manhã e tarde
ITECNE – Alameda Cabral, 27 – Centro, Curitiba
15 de maio – turmas da manhã (7h30 às 11h45)
Colégio Estadual Dom Orione
Prof. Fábio de Souza, 1.610 – Santa Quitéria
15 de maio (manhã), 16 e 17 de maio (tarde)
Colégio Estadual Pedro Macedo
Av. Rep. Argentina, 2376 – Portão – Curitiba
18 de maio – manhã (9 às 10h30)
Colégio SESI
Padre Leonardo Nunes, 180 – Portão – Curitiba
21 de maio – manhã (9 às 10h) e tarde (16 às 17h)
Colégio Bagozzi
Rua João Bettega, 15 – Portão – Curitiba
Ação para as crianças
Outro projeto realizado pelo Sicredi é a série especial de revistas em quadrinhos da Turma da Mônica, desenvolvida em conjunto com a Mauricio de Sousa Produções. O material vai mostrar ao público infantil a importância de planejar os gastos. Ao todo, serão seis edições, sendo a primeira lançada no dia 14 de maio, na sede da Mauricio de Sousa Produções, em São Paulo. Ainda em 2018 serão publicadas mais duas revistas em quadrinhos e as últimas três edições no ano que vem – nos meses de maio, julho e outubro.
Sobre o Sicredi
O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento dos seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. O modelo de gestão valoriza a participação dos 3,7 milhões de associados, os quais exercem um papel de dono do negócio. Com presença nacional, o Sicredi está em 21 estados* e no Distrito Federal, com 1.500 agências, e oferece mais de 300 produtos e serviços financeiros. Mais informações estão disponíveis em www.sicredi.com.br.
*Acre, Alagoas, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins.