Investimentos em melhoria contínua impulsionam resultados e fortalecem a qualidade do ensino no município
Tacuru conquistou a 13ª colocação no ranking do Índice de Qualidade da Educação (IQE) do Mato Grosso do Sul, destacando-se entre os melhores resultados da rede pública estadual. O desempenho expressivo reflete o empenho da gestão municipal e o fortalecimento das práticas pedagógicas adotadas nas escolas.
Um dos motivos para esse resultado é o investimento estratégico da gestão municipal em fatores-chave para o sucesso do processo de ensino e aprendizagem na rede pública. Com foco na formação continuada dos educadores, apoio para a gestão escolar e aplicação de recursos pedagógicos inovadores, os estudantes têm acesso a um ensino de qualidade, comparável ao das escolas privadas.
Desde 2023, Tacuru conta com o apoio da Aprende Brasil Educação, que tem contribuído significativamente para a qualificação do ensino no município. “A implantação de um sistema educacional integrado, com recursos didáticos atualizados, tecnologia educacional e formação personalizada para os professores, vem promovendo melhorias perceptíveis na aprendizagem dos alunos”, destaca o secretário municipal de Educação, Gleber de Souza. A Aprende Brasil Educação é responsável pelo fornecimento de livros didáticos integrados, assessoria e acompanhamento pedagógico, formações continuadas para professores, avaliações regulares ferramentas como o hábile e o Sondar, além do Sistema de Monitoramento Educacional do Brasil (Simeb).
De acordo com a diretora pedagógica da Aprende Brasil Educação, Acedriana Vogel, o progresso de Tacuru em tão pouco tempo de parceria é motivo de orgulho. “Oferecemos os recursos para que o município avance, mas só temos sucesso se toda a rede de ensino comprar a ideia e participar ativamente dessa mudança. A posição conquistada mostra que, com planejamento, acompanhamento pedagógico e apoio às equipes escolares, é possível transformar a educação pública e alcançar resultados consistentes”, afirma.
O IQE aplica avaliações para estudantes da rede como forma de monitorar a qualidade educacional e implementar mudanças que ajudem a melhorar o ensino. “Em Tacuru, o foco em práticas de ensino centradas no estudante, somado ao uso estratégico de dados educacionais, tem feito a diferença no dia a dia das escolas”, avalia Gleber.
Com planejamento estratégico, o município vem apostando em ações que fortalecem o vínculo entre família e escola, além de valorizar o protagonismo dos docentes na construção de um ambiente de ensino mais efetivo. “O objetivo agora é seguir evoluindo, garantindo que cada avanço represente mais oportunidades para os estudantes”, finaliza o secretário.