Tatu-bola ameaçado incentivou a criação de novo Parque Estadual

[flgallery id=1340 /]

Espécie ameaçada e símbolo da Caatinga é encontrada no Cânion do Rio Poti, área estratégica para a preservação da Caatinga

 

Uma das áreas mais importantes para a conservação da Caatinga, a região do Cânion do Rio Poti, no Piauí, ganhou uma importante Unidade de Conservação (UC): o Parque Estadual do Cânion do Rio Poti. Localizado em uma região que conta com um território preservado, o local ocupa uma área de mais de 844 mil quilômetros quadrados e abriga cerca de 1.400 espécies de animais, entre mamíferos, aves, répteis, anfíbios, peixes e insetos – dos quais muitos só ocorrem naquela região e estão em risco de extinção -, o que o torna estrategicamente importante.

Por isso, com o objetivo de proteger esta espécie-símbolo e seu habitat, o ‘Programa de Conservação do Tatu-bola’, da Associação Caatinga, que conta com apoio da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, conduziu estudos durante o ano de 2017 que complementaram a ideia da criação do Parque Estadual do Cânion do Rio Poti. A ideia, segundo a responsável técnica do projeto, Flávia Miranda, é que o Tatu-bola (Tolypeutes tricinctus), sirva como uma espécie guarda-chuva, ou seja, que com esse trabalho, outras espécies como o Urubu-rei (Sarcorampus papa), o Morcego vermelho (Myotis ruber) e o Gato maracajá (Leopardos wiedii), por exemplo, sejam protegidos de forma indireta.

A área de 6.670 hectares foi apresentada inicialmente após estudos detalhados da região, incluindo os recursos hídricos, a vegetação local e o mapeamento das áreas de ocorrências de espécies ameaçadas de extinção, e ampliada em 271% após consultas públicas, resultando em uma área de 24.772,23 hectares. Além de ser um território importante para a conservação e preservação, o local também tem alto potencial turístico e engloba nascentes de cursos importantes de água, escassos em todo o Estado.

“O próximo passo será realizar mais expedições, onde até então não existem registros de Tatu-bolas, mas que as análises do bioma mostram que é possível que haja a ocorrência do animal. Assim aumentamos a área de distribuição da espécie e temos mais um subsídio para novas áreas de criação de Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPN’s), Áreas de Proteção Ambiental (APA’s) e reservas legais” explica a responsável técnica pelo projeto, Flávia Miranda.

A Caatinga é a região semi-árida mais rica em biodiversidade do planeta e essa riqueza é encontrada em abundância na região do Cânion do Rio Poti, motivo pelo qual a região foi escolhida para a criação do Parque Estadual. “O local é perfeito para a criação do parque, primeiro pela rica biodiversidade, mas também pela pouca diversidade populacional e pela ocorrência de inúmeras gravuras rupestres nos sítios arqueológicos encontrados por lá”, conta Flávia.

Segundo a diretora executiva da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, Malu Nunes, quanto mais Unidades de Conservação forem criadas, mais preservada estará a biodiversidade brasileira. “As UCs são importantíssimas não apenas para a conservação da natureza, mas também para a vida e o bem-estar dos brasileiros. São áreas protegidas que fornecem serviços ambientais essenciais como água limpa, purificação do ar, regulação do microclima e sequestro de carbono, além de representar geração de renda para milhares de brasileiros, pois muitos são importantes pontos turísticos naturais de grande beleza cênica”, avalia.

 

Sobre a Fundação Grupo Boticário

A Fundação Grupo Boticário é fruto da inspiração de Miguel Krigsner, fundador de O Boticário e atual presidente do Conselho de Administração do Grupo Boticário. A instituição foi criada em 1990, dois anos antes da Rio-92 ou Cúpula da Terra, evento que foi um marco para a conservação ambiental mundial. A Fundação Grupo Boticário apoia ações de conservação da natureza em todo o Brasil, totalizando mais de 1.500 iniciativas apoiadas financeiramente. Protege 11 mil hectares de Mata Atlântica e Cerrado, por meio da criação e manutenção de duas reservas naturais. Atua para que a conservação da biodiversidade seja priorizada nos negócios e nas políticas públicas, além de contribuir para que a natureza sirva de inspiração ou seja parte da solução para diversos problemas da sociedade. Também promove ações de mobilização, sensibilização e comunicação inovadoras, que aproximam a natureza do cotidiano das pessoas.  

Share:

Latest posts

Divulgação
Eric Martin e Jeff Scott Soto trazem Double Trouble Tour para capital paranaense em celebração aos 10 anos do Hard Rock Cafe Curitiba
Divulgação GT Building
Peso dos nomes: mercado de luxo investe em personalidades e grifes para valorizar imóveis
Divulgação
Shopping Palladium celebra 17 anos com programação especial e atrações gratuitas

Sign up for our newsletter

Acompanhe nossas redes

related articles

Divulgação
Eric Martin e Jeff Scott Soto trazem Double Trouble Tour para capital paranaense em celebração aos 10 anos do Hard Rock Cafe Curitiba
Artistas se apresentam no dia 17 de maio com show comemorativo Dois ícones do rock mundial, Eric Martin...
Saiba mais >
Divulgação GT Building
Peso dos nomes: mercado de luxo investe em personalidades e grifes para valorizar imóveis
Incorporadoras inovam ao associar empreendimentos a nomes consagrados: GT Building anuncia projetos em...
Saiba mais >
Divulgação
Shopping Palladium celebra 17 anos com programação especial e atrações gratuitas
Atividades ocorrem de 8 a 10 de maio e incluem música ao vivo e oficinas para toda a família Para comemorar...
Saiba mais >
FEIRA-1
Soluções para futuro das cidades serão discutidas no 40° Congresso Mineiro de Municípios
Helper Tecnologia será uma das empresas participantes, demonstrando inovação com seus totens de segurança Nos...
Saiba mais >