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Tecnologia de autoatendimento cresce no varejo brasileiro

Postado no dia: 29 de junho de 2020
Tecnologia de autoatendimento cresce no varejo brasileiro
  1. Grupo Tacla Shopping implementa um projeto de autoatendimento inédito no setor de shopping centerCrédito: divulgação

Empreendimento em Curitiba implementa totens para compras em operações de alimentação

A opção de autoatendimento, praticada nos Estados Unidos há mais de 10 anos, vem ganhando força no Brasil. A Global Markets Insights, empresa especializada em estudos de mercado, estima que a implementação de caixas de autoatendimento vai crescer 16% ao ano até 2023, alavancada pela pandemia da Covid-19. Seja em supermercados, shoppings centers ou lojas, este avanço digital e automação são apostas para o segmento.

Em Curitiba, o Tacla Labs, centro de inovação do Grupo Tacla Shopping, firmou uma parceria com a ConnectPlug, empresa de soluções de gestão, para implementar um projeto de autoatendimento inédito no setor de shopping centers. O sistema chamado de “Aqui Podi” está instalado no Palladium Shopping Center Curitiba e possibilita a realização de pedidos nas operações de alimentação por meio de totens. Basta escolher o que deseja, efetuar o pagamento, retirar o comprovante fiscal e aguardar o pedido próximo ao balcão.

Entre as vantagens, o serviço de autoatendimento oferece agilidade, conforto, segurança e rapidez no processo de compra, evitando filas, e proporcionando uma experiência personalizada durante o processo. “O Aqui Podi é a primeira iniciativa no setor de shoppings de auto-atendimento unificado com a Praça de Alimentação e 100% seguro. O sistema conta com uma tecnologia inédita e possui cardápios interativos e intuitivos para concluir a compra. Estamos ficando cada vez mais digitais e, ao mesmo tempo, queremos trazer recursos personalizados e pessoais, o que nos deixa mais próximo dos clientes. A adaptação digital está cada vez mais presente no dia a dia dos nossos consumidores. Essa é uma inovação entre várias que o Grupo Tacla vai trazer nos próximos meses”, conta o diretor de inovação do Grupo Tacla Shopping, Gustavo Tacla.

No Palladium Shopping Center Curitiba, os totens de autoatendimento estão instalados em diversas localidades do empreendimento. A gerente de marketing do empreendimento, Cida Oliveira, conta que a aceitação está excelente. “Tanto os lojistas quanto os clientes estão contentes com esta implementação. A autonomia para escolher as refeições, agilidade no processo e diminuição de filas em frente à operação para fazer o pedido é vantajoso para todos. A tendência é tornar o varejo cada vez mais tecnológico”, explica.

O Grupo Tacla Shopping possui outros sete empreendimentos em funcionamento nos estados do Paraná, Santa Catarina e São Paulo e a tendência é que todos passem a utilizar com mais frequência as tecnologias de autoatendimento.

Sobre o Grupo Tacla Shopping

Conglomerado com mais de 80 anos de tradição, experiência no varejo e referência no setor em todo país, o Grupo Tacla possui oito empreendimentos nos estados do Paraná, Santa Catarina e São Paulo, sendo eles: Catuaí Palladium Foz do Iguaçu (PR), Jockey Plaza Curitiba (PR), Palladium Curitiba (PR), Palladium Ponta Grossa (PR), Ventura Shopping Curitiba (PR), Itajaí Shopping (SC), Porto Belo Outlet Premium (SC) e Shopping Cidade Sorocaba (SP). Outras duas operações estão em fase de construção no Paraná: CityCenter Outlet, em Campo Largo e Palladium Umuarama. Mais informações em: http://www.taclashopping.com.br

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