Tecnologia facilita participação da comunidade na gestão pública

[flgallery id=242 /]

Canal de comunicação encurta distâncias, economiza tempo e ajuda a população a fiscalizar o serviço municipal

A implantação da Central 156 pelos centros urbanos marca uma nova era na participação da comunidade na gestão pública. Além de reduzir a distância entre o cidadão e o poder público, o sistema  amplia a participação do eleitor para além do voto, possibilitando não apenas o acesso da população à informação, como também a interação, a cobrança e a fiscalização dos serviços municipais. Porém, apesar de possuir o mesmo nome e número de telefone, as centrais de atendimento ao cidadão dispõem de recursos diferentes em cada localidade, variando de um simples número de atendimento telefônico a uma central ampla e multicanais de interação do município com o cidadão.

Antes da implantação da Central 156 pela Prefeitura de Osasco (SP), o cidadão acabava ligando em três, quatro, cinco lugares diferentes, até conseguir falar com alguém que fosse responsável por atender à sua necessidade. “O principal problema para o município era a absoluta falta de controle de quais eram as reais demandas da população”, afirma o assessor de Mercado  do Instituto das Cidades Inteligentes (ICI), Amilto Francisquevis. “Os controles eram baseados nas anotações do atendente, sem qualquer padronização. O levantamento de informações era demorado, custoso e, muitas vezes, os dados se perdiam por motivos diversos”, conta.
Com a implantação da Central 156, que recebe até 40 mil ligações por mês, a gestão municipal da cidade paulista ganhou uma ferramenta de comunicação estratégica importante. O sistema implantado ajuda a organizar, fiscalizar e otimizar as principais demandas da administração pública, com a participação da população. A ferramenta permite avaliar a satisfação do cidadão com a qualidade do serviço prestado pela prefeitura e gera ainda relatórios gerenciais com exatidão de informações, uma vez que a base de dados de todos os setores é integrada, servindo como importante aliado na tomada de decisões assertivas.
“Responsável pelo desenvolvimento, implantação e modernização da Central 156 em diferentes municípios brasileiros – entre eles, Osasco (SP) e Curitiba (PR), o ICI busca resultados tangíveis como a economia de recursos, aumento de eficiência de funcionários e procedimentos, facilidade de auditoria, rastreamento, agilidade e transparência”, afirma Francisquevis. Recentemente, o portal da Central 156 de Curitiba foi modernizado, ganhando novas funcionalidades, como a área exclusiva do usuário e a possibilidade de compartilhamento de fotos.
Mas essa não é a realidade de grande parte das cidades brasileiras. Segundo o IBGE (2014), 11,3% dos municípios sequer possuem página na internet. De acordo com levantamento feito pela Rede Cidade Digital, os estados com menor porcentagem de cidades com iniciativas digitais são Sergipe (3% dos municípios); Piauí e Tocantins (4% dos municípios); Maranhão e Bahia (11% dos municípios). Mas não é apenas o Norte e Nordeste que sofrem com a falta de investimento em tecnologia: Das 497 cidades do Rio Grande do Sul, apenas 18% possuem iniciativas digitais. No Estado de São Paulo, apenas 27% dos 645 municípios fazem parte desta lista.
 
Sobre o ICI
O ICI – Instituto das Cidades Inteligentes – é uma organização criada em 1998, com atuação em todo o território nacional, referência em pesquisa, integração, desenvolvimento e implementação de soluções completas para a gestão pública.

Share:

Latest posts

Divulgação
Eric Martin e Jeff Scott Soto trazem Double Trouble Tour para capital paranaense em celebração aos 10 anos do Hard Rock Cafe Curitiba
Divulgação GT Building
Peso dos nomes: mercado de luxo investe em personalidades e grifes para valorizar imóveis
Divulgação
Shopping Palladium celebra 17 anos com programação especial e atrações gratuitas

Sign up for our newsletter

Acompanhe nossas redes

related articles

Divulgação
Eric Martin e Jeff Scott Soto trazem Double Trouble Tour para capital paranaense em celebração aos 10 anos do Hard Rock Cafe Curitiba
Artistas se apresentam no dia 17 de maio com show comemorativo Dois ícones do rock mundial, Eric Martin...
Saiba mais >
Divulgação GT Building
Peso dos nomes: mercado de luxo investe em personalidades e grifes para valorizar imóveis
Incorporadoras inovam ao associar empreendimentos a nomes consagrados: GT Building anuncia projetos em...
Saiba mais >
Divulgação
Shopping Palladium celebra 17 anos com programação especial e atrações gratuitas
Atividades ocorrem de 8 a 10 de maio e incluem música ao vivo e oficinas para toda a família Para comemorar...
Saiba mais >
FEIRA-1
Soluções para futuro das cidades serão discutidas no 40° Congresso Mineiro de Municípios
Helper Tecnologia será uma das empresas participantes, demonstrando inovação com seus totens de segurança Nos...
Saiba mais >