Tecnologia transforma profissão de dentista em uma das mais digitalizadas

Considerada uma das mais antigas profissões na área da saúde, a odontologia tem se atualizado e encontrado soluções que beneficiam profissionais e pacientes

Pode parecer distante, mas não faz muito tempo que descobertas que hoje são consideradas corriqueiras na área da odontologia eram trazidas como novidades de última geração. Foi assim com a descoberta da anestesia local e com o desenvolvimento de tecnologias de imagem, como o raio-x. O que tem se observado nos últimos anos é a aceleração da transformação digital, que chegou com tudo à cadeira dos dentistas, proporcionando mais precisão, eficiência e conveniência nos tratamentos dentários. 

“Não há como negar que temos em nossas mãos recursos que nunca imaginamos na nossa profissão. Hoje, os pacientes se beneficiam com diagnósticos cada vez mais precisos e tratamentos personalizados, enquanto os profissionais dentistas trabalham com mais eficiência e oferecem atendimento com maior comodidade”, analisa o dentista e especialista em Saúde Coletiva da Neodent, João Piscinini.  

Para entender melhor de que forma a profissão dos dentistas vêm se transformando, 6 tecnologias se destacam:

– Impressão 3D: a tecnologia de impressão 3D tem sido cada vez mais utilizada para criar próteses dentárias personalizadas de maneira mais eficiente e que auxiliam no pré-operatório. No caso de cirurgias de implantes dentários, por exemplo, o planejamento é computadorizado em 3D, permitindo que o profissional a realize com mais segurança e em menos tempo.

– Escaneamento intraoral: os scanners intraorais vêm sendo usados para criar modelos digitais precisos dos dentes dos pacientes, substituindo 100% os moldes de gesso tradicionais. O dispositivo ainda tem o benefício de exibir a imagem em 3D com clareza para o paciente. Além da moldagem, o escaneamento também substitui guias cirúrgicos, periodontais e para coroas e implantes.

– Planejamento digital: antes de qualquer tratamento, os dentistas conseguem simular virtualmente o resultado final e mostrá-lo ao paciente já na primeira consulta, apresentando como poderá ficar o seu sorriso após o processo. Essa facilidade auxilia na tomada de decisões sobre o tratamento, bem como nos ajustes e na otimização do plano de tratamento. O resultado disso são tratamentos mais eficientes, menos tempo no consultório e maior satisfação do paciente.

– Cirurgia guiada: ao criar um molde por meio de um software antes da cirurgia, o profissional envia as informações para uma empresa terceirizada, que confecciona o guia cirúrgico. No dia da cirurgia, o profissional terá acesso aos dados do paciente e ao guia, que será fixado à gengiva. O resultado são pequenas perfurações que tornam a cirurgia menos invasiva e proporcionam uma recuperação mais rápida.

– Alinhadores transparentes: a inovação dos alinhadores transparentes proporcionou aos pacientes uma experiência de tratamento eficiente, mais agradável e esteticamente atraente. Entre seus benefícios estão: estética, conforto, fácil higienização, facilidade na alimentação e previsibilidade no tratamento.

– Teleodontologia: com destaque, principalmente durante a pandemia, a teleodontologia permitiu que pacientes tivessem acompanhamento remotos. Atualmente, essa prática, que só pode ser realizada por profissionais de saúde devidamente capacitados, facilita e complementa o trabalho dos dentistas no acompanhamento de seus pacientes.

Sobre a Neodent 

Fundada há 30 anos por um dentista e para dentistas, a Neodent tem o propósito de criar novos sorrisos todos os dias. Líder  em implantes no Brasil e uma das maiores empresas do segmento no mundo, a Neodent oferece um portfólio completo de  soluções odontológicas diretas, progressivas e acessíveis. É responsável pela criação de produtos originais, como o Grand  Morse e o Neodent Ceramic Implant System, entre outros que hoje estão presentes em mais de 90 países. O propósito da marca  faz parte da cultura organizacional e do cotidiano dos seus mais de 2.500 colaboradores, que trabalham com orgulho de  pertencer à empresa. A inovação também faz parte também do DNA da empresa, assim como a constante busca por  aprendizado e crescimento. 

A Neodent, que faz parte do Grupo Straumann (SIX: STMN), líder global em odontologia, acredita que a diversidade, a  colaboração e o desenvolvimento contínuo dos colaboradores são a chave do sucesso, e o êxito da marca se deve aos seus  produtos e soluções odontológicas de alta tecnologia, com excelentes resultados, que permitem que milhares de pessoas  sorriam.

Share:

Latest posts

Valmet-NovoCentrodeServicos (1)
Com investimento de R$ 33 milhões, Valmet inaugura nova unidade industrial em Sorocaba (SP)
DSC06235-2 (2)
Artigo - Mobilidade compartilhada é fundamental para cidades inteligentes e sustentáveis
cultura-popular---freepik
Falar sobre patrimônio cultural com crianças ajuda a preservar passado, diz especialista

Sign up for our newsletter

Acompanhe nossas redes

related articles

Valmet-NovoCentrodeServicos (1)
Com investimento de R$ 33 milhões, Valmet inaugura nova unidade industrial em Sorocaba (SP)
Multinacional finlandesa inicia operações do Centro de Serviços de Manutenção de Rolos na zona industrial...
Saiba mais >
DSC06235-2 (2)
Artigo - Mobilidade compartilhada é fundamental para cidades inteligentes e sustentáveis
*Thais Augusta Cidades congestionadas e habitantes engalfinhados diariamente em trânsitos de dimensões...
Saiba mais >
cultura-popular---freepik
Falar sobre patrimônio cultural com crianças ajuda a preservar passado, diz especialista
Nem só de pedra, madeira e cimento são formadas a história e a cultura de uma nação; conservação é responsabilidade...
Saiba mais >
WhatsApp-Image-2023-11-22-at-16.06
Estudantes paranaenses vencem competição nacional do Sebrae
Seis estudantes do Colégio Positivo – Londrina conquistaram o primeiro lugar na etapa final do...
Saiba mais >