Terceira Idade: como recuperar a massa muscular perdida com o passar do tempo

A passagem do tempo traz desafios para a saúde e a vitalidade do corpo. A perda involuntária de massa muscular torna-se uma preocupação crescente à medida que as pessoas envelhecem. O processo de envelhecimento ocorre fisiologicamente e começa entre os 25 e 30 anos, com destaque quando se aproxima da terceira idade.

Um dos principais fatores da redução de massa muscular está relacionado à questão hormonal. Segundo o fisiologista e professor dos cursos de MedicinaEducação Física e Enfermagem da Universidade Positivo, Ricardo Cunha, à medida que as pessoas envelhecem ocorre uma condição conhecida como sarcopenia, que é a perda progressiva e involuntária de massa muscular. “Isso geralmente começa a partir dos 25 anos e tende a se agravar com o tempo,” explica. 

Existe também uma diferença entre homens e mulheres em relação à perda de massa muscular com o passar dos anos. De acordo com o fisiologista, o principal fator está relacionado ao hormônio masculino. “Homens conseguem ter um processo de proteção devido a testosterona, que é naturalmente produzido em maior quantidade. As mulheres também produzem testosterona, mas em quantidades menores, e esse hormônio é muito importante para manter a massa muscular”, esclarece. Segundo o especialista, outra questão que dificulta a manutenção de massa muscular pelas mulheres é a redução dos hormônios femininos,progesterona e estrógeno com a chegada da menopausa. 

No entanto, por meio de abordagens eficazes e orientação especializada, Cunha afirma que é possível combater esse processo e recuperar a força e a vitalidade muscular. “Boas notícias estão surgindo para aqueles que desejam enfrentar esse desafio e recuperar a vitalidade muscular perdida ao longo do tempo. A musculação, com seus treinos focados em resistência e força, vem se destacando como uma poderosa aliada na recuperação da massa muscular”, revela. Segundo ele, com um programa de treinamento bem estruturado, é possível alcançar resultados significativos, como:

Estímulos para o crescimento muscular: a resistência aplicada durante o treinamento de musculação desencadeia o crescimento e o reparo muscular, ajudando a combater a sarcopenia e contribuindo para um físico mais forte.

Manutenção da massa magra: ao praticar a musculação regularmente, é possível manter a massa muscular conquistada e evitar a perda adicional ao longo dos anos.

Melhora da densidade óssea: além de estimular o crescimento muscular, a musculação também tem efeitos positivos na saúde dos ossos, reduzindo o risco de osteoporose.

Programa de treinamento:

É importante que os praticantes de musculação, especialmente aqueles que buscam recuperar a massa muscular perdida com o passar dos anos, tenham um programa de treinamento. “Isso permitirá que você alcance resultados de forma mais eficaz e segura, levando em consideração suas metas e necessidades individuais”, finaliza o especialista.

Sobre a Universidade Positivo

A Universidade Positivo é referência em Ensino Superior entre as IES do Estado do Paraná e é uma marca de reconhecimento nacional. Com salas de aula modernas, laboratórios com tecnologia de ponta e mais de 400 mil metros quadrados de área verde no campus sede, a Universidade Positivo é reconhecida pela experiência educacional de mais de três décadas. A Instituição conta com três unidades em Curitiba (PR) e uma em Londrina (PR), e mais de 70 polos de EAD no Brasil. Atualmente, oferece mais de 60 cursos de graduação, centenas de programas de especialização e MBA, cinco programas de mestrado e doutorado, além de cursos de educação continuada, programas de extensão e parcerias internacionais para intercâmbios, cursos e visitas. Além disso, tem sete clínicas de atendimento gratuito à comunidade, que totalizam cerca de 3.500 metros quadrados. Em 2019, a Universidade Positivo foi classificada entre as 100 instituições mais bem colocadas no ranking mundial de sustentabilidade da UI GreenMetric. Desde março de 2020 integra o Grupo Cruzeiro do Sul Educacional. Mais informações em up.edu.br/

Share:

Latest posts

WhatsApp-Image-2024-02-20-at-17.48
Exposição Traços do Cotidiano explora a beleza das coisas simples
NoahMGA - 1-
Hall de entrada: boas-vindas e impressão marcante à primeira vista
Selective focus shot of basil leaves
5 plantas que afastam o mosquito da dengue

Sign up for our newsletter

Acompanhe nossas redes

related articles

WhatsApp-Image-2024-02-20-at-17.48
Exposição Traços do Cotidiano explora a beleza das coisas simples
“Tudo pode ser transformado em arte”, afirma a artista plástica Magali Tieppo Robaina, responsável pela...
Saiba mais >
NoahMGA - 1-
Hall de entrada: boas-vindas e impressão marcante à primeira vista
Ambientes destacam-se em projetos arquitetônicos, refletindo o luxo e a sofisticação dos edifícios Não...
Saiba mais >
Selective focus shot of basil leaves
5 plantas que afastam o mosquito da dengue
Com um aumento de mais de 445% nos casos da doença em comparação ao mesmo período do ano passado, a adoção...
Saiba mais >
_- 65 - 2-
Arte da sustentabilidade: exposição gratuita apresenta itens decorativos inovadores feitos com resíduos da construção civil
Até 1.º de março, Instituto A.Yoshii destaca mais de 40 obras únicas criados nos projetos Obra&Arte...
Saiba mais >