TOTVS cria análises preditivas e comportamentais para o varejo alimentar

Ferramenta traz mais de 50 indicadores específicos do segmento para dar um termômetro de presente e de futuro das áreas mais sensíveis deste tipo de operação

Única no país capaz de entregar soluções de gestão completas para o varejo, incluindo hardware, plataforma de e-commerce e mobilidade, a TOTVS lança hoje o Fast Analytics para RMS, desenvolvida em parceria com a GoodData, provedora americana de plataforma de análise de dados na nuvem e altamente escalável. A oferta foi desenvolvida com integração nativa ao software de gestão especialista no segmento supermercadista da companhia, o RMS, e é o primeiro produto de mercado configurado neste modelo. Dessa forma, a solução não demanda nenhum tipo de customização para ser implementada, o que ocorre em, no máximo, uma semana.
Com a ferramenta, todos os dados da empresa são consolidados permitindo análises precisas, de forma rápida e em qualquer momento. O Fast Analytics para RMS possui mais de 50 indicadores voltados a três grandes áreas do varejo alimentar: vendas, compras e estoque, capazes de apoiar nas principais necessidades de gestão características do setor. Diretamente do celular ou de outros dispositivos móveis, o gestor consegue visualizar gráficos e dashboards sobre diferentes informações, sem a necessidade de gerar relatórios, nem perder tempo para extrair e gerar essas informações. A solução agiliza e viabiliza uma gestão estratégica e eficaz dos negócios.
Entre as principais análises, está o de Acompanhamento de Metas, que permite o monitoramento constante sobre a evolução das vendas e margens. Dessa forma, não é necessário esperar o final do mês para saber, com precisão, quais foram os números alcançados. O gestor pode checar os índices diariamente pelo Fast Analytics e, a qualquer sinal de desaceleração, consegue tomar as ações necessárias, focando na otimização dos resultados e redução dos custos.
Duas outras análises também são bastante importantes para a operação supermercadista: o Controle de Estoque e a Análise de Sazonalidade. Com a primeira, a empresa consegue monitorar e controlar com precisão o seu estoque, com exatidão, e com base nessas informações, otimizar o seu giro de estoque para evitar sobras e quebras de produtos, reduzindo o desperdício e trabalhando promoções sempre que necessário. A medida reflete diretamente nos rendimentos financeiros do varejista, que deixa de perder dinheiro. Uma pesquisa realizada pela Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC), ano base 2015, apontou que o supermercadista é o segmento mais afetado pelas perdas no ponto de venda. A entidade apurou que o vencimento de produtos é o maior responsável, representando 39,6% dos resultados negativos das empresas do setor.
O segundo indicador, por sua vez, está direcionado à análise de determinadas épocas. É possível observar os dados levantados sobre o comportamento de compra dos clientes na Páscoa deste ano, por exemplo, para definir as melhores ações a serem adotadas no próximo período. Isso, baseando-se em visões do desempenho de cada uma das lojas da rede, que podem variar por região. O empoderamento do consumidor trouxe um desafio ainda maior para os supermercadistas na busca pela equação perfeita para proporcionar o atendimento e a disponibilidade de produtos que as pessoas desejam. Por isso, ter o respaldo da tecnologia para fazer o seu planejamento estratégico é um diferencial para as empresas nesta nova realidade. Pensado nisso, o Fast Analytics para RMS ainda permite a integração com outros sistemas, como o CRM, o e-commerce ou até as redes sociais, para cruzar dados e, assim, obter indicadores mais completos sobre o seu público.
“O business supermercadista é um negócio em constante busca de rentabilidade e ganhos de eficiência. Somos um aliado do setor para esse desafio e, por isso, investimos muito em criar soluções inteligentes baseadas em dados com foco em ganhos de margem e conhecimento da operação”, finaliza Mário Almeida, head de fluig, Analytics & Consulting da TOTVS.
 
Sobre a TOTVS
Provedora de soluções de negócios para empresas de todos os portes, atua com softwares de gestão, plataformas de produtividade e colaboração, hardware e consultoria, com liderança absoluta no mercado SMB na América Latina. Com mais de 50% de marketshare no Brasil, ocupa a 20ª posição de marca mais valiosa do país no ranking da Interbrand. A TOTVS está presente em 41 países com uma receita líquida de mais de R$ 2 bilhões. No Brasil, conta com 15 filiais, 52 franquias, 5 mil canais de distribuição e 10 centros de desenvolvimento. No exterior, conta com mais 7 filiais e 5 centros de desenvolvimento (Estados Unidos, México, China e Taiwan). Para mais informações, acesse o website www.totvs.com.

Share:

Latest posts

3767C-20221022-0059 (1)
Adegas residenciais ganham mais espaço unindo funcionalidade e design
BRU18815 (1)
Valmet Agreements: soluções personalizadas para atender indústria de Celulose e Papel
AYOSHII-SOLAIA-aereaB-rev03 - 1-
Arquitetura adaptativa: construções verdes residenciais crescem 40%

Sign up for our newsletter

Acompanhe nossas redes

related articles

3767C-20221022-0059 (1)
Adegas residenciais ganham mais espaço unindo funcionalidade e design
Com diferentes tamanhos e materiais, os espaços para coleção de vinhos se tornam aliados na hora de compor...
Saiba mais >
BRU18815 (1)
Valmet Agreements: soluções personalizadas para atender indústria de Celulose e Papel
Com atendimento personalizado, multinacional finlandesa propõe novo modelo de gerenciamento de contrato...
Saiba mais >
AYOSHII-SOLAIA-aereaB-rev03 - 1-
Arquitetura adaptativa: construções verdes residenciais crescem 40%
Dentre as tendências para um futuro mais sustentável, a construção civil explora soluções inovadoras...
Saiba mais >
DJI-0017 (1)
Dor no bolso: conheça as principais despesas para empresas com frota própria de veículos
Com 20% das companhias privadas optando por frotas terceirizadas, setor vê crescimento. No começo do...
Saiba mais >