TOTVS cria análises preditivas e comportamentais para o varejo alimentar

Ferramenta traz mais de 50 indicadores específicos do segmento para dar um termômetro de presente e de futuro das áreas mais sensíveis deste tipo de operação

Única no país capaz de entregar soluções de gestão completas para o varejo, incluindo hardware, plataforma de e-commerce e mobilidade, a TOTVS lança hoje o Fast Analytics para RMS, desenvolvida em parceria com a GoodData, provedora americana de plataforma de análise de dados na nuvem e altamente escalável. A oferta foi desenvolvida com integração nativa ao software de gestão especialista no segmento supermercadista da companhia, o RMS, e é o primeiro produto de mercado configurado neste modelo. Dessa forma, a solução não demanda nenhum tipo de customização para ser implementada, o que ocorre em, no máximo, uma semana.
Com a ferramenta, todos os dados da empresa são consolidados permitindo análises precisas, de forma rápida e em qualquer momento. O Fast Analytics para RMS possui mais de 50 indicadores voltados a três grandes áreas do varejo alimentar: vendas, compras e estoque, capazes de apoiar nas principais necessidades de gestão características do setor. Diretamente do celular ou de outros dispositivos móveis, o gestor consegue visualizar gráficos e dashboards sobre diferentes informações, sem a necessidade de gerar relatórios, nem perder tempo para extrair e gerar essas informações. A solução agiliza e viabiliza uma gestão estratégica e eficaz dos negócios.
Entre as principais análises, está o de Acompanhamento de Metas, que permite o monitoramento constante sobre a evolução das vendas e margens. Dessa forma, não é necessário esperar o final do mês para saber, com precisão, quais foram os números alcançados. O gestor pode checar os índices diariamente pelo Fast Analytics e, a qualquer sinal de desaceleração, consegue tomar as ações necessárias, focando na otimização dos resultados e redução dos custos.
Duas outras análises também são bastante importantes para a operação supermercadista: o Controle de Estoque e a Análise de Sazonalidade. Com a primeira, a empresa consegue monitorar e controlar com precisão o seu estoque, com exatidão, e com base nessas informações, otimizar o seu giro de estoque para evitar sobras e quebras de produtos, reduzindo o desperdício e trabalhando promoções sempre que necessário. A medida reflete diretamente nos rendimentos financeiros do varejista, que deixa de perder dinheiro. Uma pesquisa realizada pela Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC), ano base 2015, apontou que o supermercadista é o segmento mais afetado pelas perdas no ponto de venda. A entidade apurou que o vencimento de produtos é o maior responsável, representando 39,6% dos resultados negativos das empresas do setor.
O segundo indicador, por sua vez, está direcionado à análise de determinadas épocas. É possível observar os dados levantados sobre o comportamento de compra dos clientes na Páscoa deste ano, por exemplo, para definir as melhores ações a serem adotadas no próximo período. Isso, baseando-se em visões do desempenho de cada uma das lojas da rede, que podem variar por região. O empoderamento do consumidor trouxe um desafio ainda maior para os supermercadistas na busca pela equação perfeita para proporcionar o atendimento e a disponibilidade de produtos que as pessoas desejam. Por isso, ter o respaldo da tecnologia para fazer o seu planejamento estratégico é um diferencial para as empresas nesta nova realidade. Pensado nisso, o Fast Analytics para RMS ainda permite a integração com outros sistemas, como o CRM, o e-commerce ou até as redes sociais, para cruzar dados e, assim, obter indicadores mais completos sobre o seu público.
“O business supermercadista é um negócio em constante busca de rentabilidade e ganhos de eficiência. Somos um aliado do setor para esse desafio e, por isso, investimos muito em criar soluções inteligentes baseadas em dados com foco em ganhos de margem e conhecimento da operação”, finaliza Mário Almeida, head de fluig, Analytics & Consulting da TOTVS.
 
Sobre a TOTVS
Provedora de soluções de negócios para empresas de todos os portes, atua com softwares de gestão, plataformas de produtividade e colaboração, hardware e consultoria, com liderança absoluta no mercado SMB na América Latina. Com mais de 50% de marketshare no Brasil, ocupa a 20ª posição de marca mais valiosa do país no ranking da Interbrand. A TOTVS está presente em 41 países com uma receita líquida de mais de R$ 2 bilhões. No Brasil, conta com 15 filiais, 52 franquias, 5 mil canais de distribuição e 10 centros de desenvolvimento. No exterior, conta com mais 7 filiais e 5 centros de desenvolvimento (Estados Unidos, México, China e Taiwan). Para mais informações, acesse o website www.totvs.com.

Share:

Latest posts

foto site cp (20)
1º Simpósio do Centro de Cardiomiopatias é realizado em Curitiba
foto site cp (19)
Hospital 100% SUS de Curitiba arrecada fraldas geriátricas e itens de higiene
foto site cp (18)
Hospitais de Curitiba promovem cerimônia de bênção para pets

Sign up for our newsletter

Acompanhe nossas redes

related articles

foto site cp (20)
1º Simpósio do Centro de Cardiomiopatias é realizado em Curitiba
Hospitais Universitário Cajuru e São Marcelino Champagnat organizam evento para discutir avanços e pesquisas...
Saiba mais >
foto site cp (19)
Hospital 100% SUS de Curitiba arrecada fraldas geriátricas e itens de higiene
Mais de seis mil pacientes devem ser beneficiados com ação; Hospital Universitário Cajuru utiliza cerca...
Saiba mais >
foto site cp (18)
Hospitais de Curitiba promovem cerimônia de bênção para pets
Animais de estimação e seus tutores podem participar da celebração no estacionamento dos hospitais Universitário...
Saiba mais >
Estande da Valmet do Congresso e Exposição Internacional de Celulose e Papel de 2023
Valmet participa do 56.º Congresso e Exposição Internacional de Celulose e Papel com estande sustentável em neutralização de carbono
Multinacional finlandesa adere programa de responsabilidade socioambiental e adota iniciativas para neutralizar...
Saiba mais >