Toyota Material Handling aposta no Brasil com tecnologias TOTVS

Companhia estrutura um grande projeto tecnológico para fortalecer a sua atuação no país e se preparar para a retomada da economia nacional

A Toyota Industries Corporation (TICO), por meio da sua unidade de negócios, Toyota Material Handling Mercosur (TMHM), decidiu apostar no Brasil e planejou uma nova fase, de reorganização interna, para se preparar para a retomada da economia brasileira. A companhia japonesa estruturou um importante projeto de virada tecnológica, que suportará uma operação integrada e com maior eficiência de processos. O Grupo é líder mundial no segmento em que atua – desenvolvimento, produção, venda e prestação de serviços de veículos industriais de elevação/ empilhadeiras – e está focado em conquistar essa posição, também, nacionalmente.
A TMHM entendeu que o seu desafio de negócios precisava passar pela inovação tecnológica e procurou por uma fornecedora robusta, capaz de atender a uma empresa do seu porte, com soluções integradas e flexíveis. Após um longo período de avaliações, a TOTVS venceu a RFP, como parceira mais aderente ao modelo e necessidades da Toyota. Serão implementados o software de gestão e diversos módulos complementares para apoiar todo o backoffice e suporte da companhia, além da área de produção, com uma fábrica dimensionada para manufaturar de 18 a 20 empilhadeiras por dia. Ao todo, são 300 acessos, 200 na parte organizacional e os demais para a unidade fabril. O Go Live está previsto para janeiro de 2018, com mais seis meses de acompanhamento da TOTVS.
O objetivo é garantir uma operação mais enxuta e eficiente, com aumento de produtividade e realocação de talentos humanos para funções analíticas, com menos retrabalho. As melhores práticas foram importadas do novo software e a expectativa é, de forma geral, de uma economia 15% a 20% em todas as áreas de backoffice, em função das melhorias geradas para as atividades. O resultado é um ROI de projeto estimado em até três anos e meio.
A companhia não utilizava um ERP de mercado, mas um conjunto de aplicações legadas do Japão, que não eram totalmente integradas, o que tornava a mensuração de resultados uma atividade mais morosa e delicada, ainda mais para reportar as informações financeiras à matriz. Além disso, era custoso e difícil ter equipe técnica para suportar os sistemas e, principalmente, conseguir mantê-los atualizados do ponto de vista fiscal. Quesito este que foi decisivo na escolha pela TOTVS, pois o módulo fiscal da companhia se destacou por ser o mais aderente à legislação brasileira.
“Diferentemente de outras empresas multinacionais, que retiraram a sua operação do Brasil neste período de oscilação econômica, a Toyota continua apostando no país. Além de ser uma das poucas plantas mundiais de produção de empilhadeiras (fábrica construída no final de 2013, que teve investimento de mais de R$ 100 milhões), emprestamos da cultura e filosofia japonesas a paciência oriental para avaliarmos o momento atual e nos fortalecermos para o futuro, nem tão distante assim”, comenta Kalil Petermann Choueiri, IT Manager da Toyota Material Handling Mercosur.
O projeto
Antes da assinatura de contrato, a TOTVS fez uma avaliação aprofundada sobre todos os processos existentes na TMHM, se apropriando do “Toyota Way” (conjunto de valores e cultura internos) para desenvolver um projeto certeiro e sem erros. Com a operação inteiramente revisada, definiu-se pela implementação do ERP e dos módulos complementares: vendas, faturamento, compras, estoque, recebimento, controle de qualidade, GFE – gestão de frete embarcador-, manutenção, fluxo de caixa, aplicações e empréstimos, contábil e fiscal, controle de frotas, produção, custos e engenharia, manutenção industrial, gestão de contratos e formação de preço de venda.
Para a parte fabril, que vem para complementar os processos já definidos pela matriz japonesa, os destaques são o módulo de qualidade, para análise de defeitos de produção, e a otimização da estrutura logística de recebimento de materiais nacionais e importados. “Um projeto tecnológico do porte do que estamos conduzindo na Toyota reflete em benefícios diretos para toda a operação. Com o novo sistema, conseguiremos, por exemplo, fazer a gestão dos materiais nacionalizados, de forma a complementar os sistemas globais da s. Além disso, atualizamos o nosso processo de conferência, que passa a ser 100% automatizado, o que proporcionou ganhos de performance significativos para a produção”, detalha Kalil Petermann Choueiri.
O executivo enfatiza ainda que o sucesso de um projeto tão desafiador só está sendo possível graças à forte colaboração e do trabalho conjunto das equipes de TI da Toyota Material Handling Mercosur e de implantação da TOTVS, além de outros diversos departamentos da TMHM e seu corpo diretivo.
A Toyota ainda usará o fluig, plataforma de digitalização de negócios da TOTVS, que vai garantir uma série de recursos em uma única interface. Com a funcionalidade de workflow, por exemplo, a companhia definiu fluxos de aprovação por hierarquização, de forma organizada e registrada. O fluig também será utilizado para a gestão eletrônica de documentos (GED) em diversos setores na Toyota, como o jurídico e o RH, além de já armazenar todo o projeto tecnológico que está em andamento. Ainda está previsto o uso da TOTVS Smart Analytics, solução de Business Analytics desenvolvida em parceria com a GoodData, para análises gerenciais.
“Estamos na última fase de um projeto grandioso e complexo, que engloba diferentes verticais e áreas de atuação da TMHM. Agora partimos para simulações isoladas, para garantir que o Go Live seja estável e seguro. Conquistamos essa tranquilidade com esforço conjunto das equipes da TOTVS e da Toyota, que se engajaram pelo sucesso dessa parceria”, finaliza Angela Gheller Telles, diretora dos Segmentos de Manufatura e Logística da TOTVS.
 
Sobre a TOTVS
Provedora de soluções de negócios para empresas de todos os portes, atua com softwares de gestão, plataformas de produtividade e colaboração, hardware e consultoria, com liderança absoluta no mercado SMB na América Latina. Com mais de 50% de marketshare no Brasil, ocupa a 20ª posição de marca mais valiosa do país no ranking da Interbrand. A TOTVS está presente em 41 países com uma receita líquida de mais de R$ 2 bilhões. No Brasil, conta com 15 filiais, 52 franquias, 5 mil canais de distribuição e 10 centros de desenvolvimento. No exterior, conta com mais 7 filiais e 5 centros de desenvolvimento (Estados Unidos, México, China e Taiwan). Para mais informações, acesse o website www.totvs.com.

Share:

Latest posts

mustang2 (1)
Ford Slaviero realiza evento em comemoração aos 60 anos do lendário Mustang
CIEE-por-GusBenke-50
De Libras à logística: cursos gratuitos são oportunidade de capacitação com certificado
3903C-20230302-0048 (1)
Vero Vittá: inspiração para viver com qualidade e exclusividade no alto da Gleba Palhano

Sign up for our newsletter

Acompanhe nossas redes

related articles

mustang2 (1)
Ford Slaviero realiza evento em comemoração aos 60 anos do lendário Mustang
22.° edição do evento reúne fãs do modelo em Curitiba Realizado na concessionária Ford Slaviero, uma...
Saiba mais >
CIEE-por-GusBenke-50
De Libras à logística: cursos gratuitos são oportunidade de capacitação com certificado
CIEE/PR oferece 22 opções presenciais em Curitiba para pessoas a partir de 14 anos; formação em Libras...
Saiba mais >
3903C-20230302-0048 (1)
Vero Vittá: inspiração para viver com qualidade e exclusividade no alto da Gleba Palhano
Lançamento de alto padrão da A.Yoshii traz espaços de lazer diferenciados e localização privilegiada...
Saiba mais >
FOTO-HARROCK-JE-2 (1)
Hard Rock Cafe Curitiba anuncia novidades no cardápio de almoço
Lunch menu tem novos preços e opções para quem busca pratos executivos com um toque de Rock’n Roll Conhecido...
Saiba mais >