Três mitos sobre a Proclamação da República

A construção da narrativa em torno dos eventos históricos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo, está sempre sujeita às lentes dos protagonistas. No caso da Proclamação da República Brasileira de 1889, que marcou o fim do regime monárquico no país, não é diferente.

Por ser um importante marco na história brasileira, a Proclamação da República está sujeita a interpretações divergentes sobre os acontecimentos da época. Segundo o especialista em Gestão de Teorias Educacionais e coordenador pedagógico da Conquista Solução Educacional, Ivo Erthal, é necessário entender o contexto histórico do momento que levou ao acontecimento. Sendo assim, o historiador destaca alguns pontos importantes da proclamação que não se desenrolaram exatamente conforme as narrativas contam.

  • Golpe de Estado

Apesar da história contar que houve participação popular na Proclamação da República, há consenso entre os historiadores de que houve um golpe de estado orquestrado por lideranças econômicas, militares e religiosas. Os militares estavam insatisfeitos com o tratamento de D. Pedro II, principalmente por não terem sido enaltecidos após a Guerra do Paraguai, enquanto os religiosos se opunham à separação entre Igreja e Estado promovida pelo imperador, o que reduziu seu poder e influência. “A participação do povo é um mito, pois esse envolvimento é considerado apenas em casos de plebiscito, movimentos populares ou voto, e nenhum desses ocorreu”, aponta Erthal.

  • Abolição da escravatura

Além dos militares e religiosos, as elites agrárias brasileiras também participaram do golpe por conta da insatisfação com o imperador. Erthal explica que, para os ricos, esse descontentamento se originou principalmente porque eles sentiram-se prejudicados com o fim da escravidão no Brasil. “A história mostra o mito de que a Proclamação da República foi um movimento antiabolicionista, mas na realidade era exatamente o contrário”, revela.

  • Ato pacífico

Erthal conta que um dos maiores equívocos que envolvem a Proclamação da República é de que foi um acontecimento pacífico e bem aceito pela população brasileira. “Nos dez anos que seguiram à proclamação, houve registros de fortes movimentos de rebelião e conflitos armados, como a Revolta da Armada, a Revolução Federalista e a Guerra de Canudos”, lembra o historiador. Ele recomenda três leituras fundamentais para entender melhor esse período da história brasileira: “1899”, de Laurentino Gomes; “História da República: Síntese de 65 Anos da Vida Brasileira”, de José Maria Bello; e “Da Monarquia à República: Momentos Decisivos”, de Emília Viotti da Costa.

Sobre a Conquista Solução Educacional

A Conquista é uma solução educacional que oferece aos alunos da Educação Infantil, do Ensino Fundamental e do Ensino Médio uma proposta de educação e futuro que integra a família, a escola e a comunidade. Com diversos recursos, material didático completo e livros de Empreendedorismo e Educação Financeira, o objetivo da solução é ajudar, de forma consistente, os alunos no processo de aprendizagem e estimular o desenvolvimento de suas capacidades. Atualmente, mais de 1.700 escolas de todo o Brasil utilizam a solução.

Share:

Latest posts

Parintins (1)
Do sertanejo à comédia, Teatro Positivo divulga programação de março
3670c-20210320-0112 (1)
Iluminação de interiores: conforto visual e sofisticação em cada detalhe
©2021 Ebraim Martini
Em busca de um carro por assinatura? Confira dicas para não errar na escolha do plano

Sign up for our newsletter

Acompanhe nossas redes

related articles

Parintins (1)
Do sertanejo à comédia, Teatro Positivo divulga programação de março
Além dos shows e peças teatrais, Teatro recebe espetáculos do tradicional Festival de Curitiba espetáculos...
Saiba mais >
3670c-20210320-0112 (1)
Iluminação de interiores: conforto visual e sofisticação em cada detalhe
Arquiteta da A.Yoshii dá dicas sobre o uso da iluminação para transformar ambientes e criar verdadeiras...
Saiba mais >
©2021 Ebraim Martini
Em busca de um carro por assinatura? Confira dicas para não errar na escolha do plano
Com opções contratuais de 12, 18 e 24 meses e franquias de 500 a 2 mil quilômetros por mês, especialista...
Saiba mais >
Hard Rock Café Curitiba
Hard Rock Cafe Curitiba: programação pós-carnaval conta com atrações de blues, pop rock e soul
Confira programação completa do final do mês no restaurante Durante a segunda quinzena de fevereiro,...
Saiba mais >