+55 41 3026.2610

Notícias Central Press

Universidade aposta em sessões de relaxamento para ajudar estudantes em períodos de provas

Postado no dia: 28 de junho de 2018
Universidade aposta em sessões de relaxamento para ajudar estudantes em períodos de provas
  1. (Divulgação)
  2. (Divulgação)

Técnicas de Mindfulness são usadas para combater a ansiedade e melhorar a concentração

 

O excesso de informação, a cultura multitela e a arte de fazer várias coisas ao mesmo tempo – práticas comuns no mundo atual, atrapalham as pessoas na busca da concentração. Para ajudar os estudantes em períodos de provas, a Universidade Positivo (UP) aposta num movimento mundial, o Mindfulness, uma expressão em inglês que, traduzida para o português, significa atenção plena. O objetivo é usar o mindfulness para ajudá-los a evitar o nervosismo que pode atrapalhar o desempenho na hora dos exames. A iniciativa é uma parceria entre o Serviço de Informação e Apoio ao Estudante (SIAE) e o curso de Psicologia. Segundo a coordenadora do projeto, Fernanda Carvalho, a proposta nasceu da necessidade que a universidade enxergava de promover o cuidado com o estudante, favorecendo a saúde mental e corporal. “As sessões trabalham técnicas de respiração, relaxamento corporal e meditação. São momentos prazerosos em que as pessoas relaxam tanto que às vezes até dormem durante a sessão, aliviando o cansaço e a tensão”, conta Fernanda.

Práticas como essas ajudam a manter o foco no presente, driblar pensamentos negativos, lidar melhor com os próprios sentimentos e alcançar a maior racionalidade possível em cada ação. Uma pesquisa da Universidade de Harvard mostra que, enquanto estão acordadas, as pessoas passam, em média, 46,9% do tempo perdidas em pensamentos soltos. O agravante é que, segundo o estudo, a dispersão de ideias tende a deixar os indivíduos infelizes ou tendendo a pensamentos e emoções negativas. O mindfulness tem como proposta aumentar o grau de atenção do indivíduo para o que realmente importa, melhorando a concentração e evitando a ansiedade. Na Universidade, as sessões são realizadas ao final dos bimestres, durante a semana de provas. No fim do dia, sempre com duração de uma hora, os alunos se reúnem ao ar livre para relaxar.

O estudante do 3º ano de Psicologia, Hamilton Vedovato, de 26 anos, participa das sessões. “Esse tipo de iniciativa é muito legal porque nos ajuda a parar e organizar melhor os pensamentos”, afirma Hamilton. Em época de provas, ele costuma passar a tarde toda no câmpus estudando para fazer as provas à noite. “É cansativo e desgastante. A gente passa um bimestre inteiro se esforçando, é muito conteúdo, muito estudo para ser avaliado numa prova. Isso gera muita ansiedade. Essas sessões nos ajudam a parar, respirar para manter a calma e afastar o nervosismo”, explica o estudante. Para ele, isso, com certeza, influencia no resultado final e no desempenho.

 

Serviço:

Momento Aprender

Data: até 29 de junho, das 17h30 às 18h30

Local: Sacada da Biblioteca Central – Universidade Positivo – Câmpus Sede Ecoville

 

Sobre a Universidade Positivo

A Universidade Positivo concentra, na Educação Superior, a experiência educacional de mais de quatro décadas do Grupo Positivo. A instituição teve origem em 1988 com as Faculdades Positivo, que, dez anos depois, foram transformadas no Centro Universitário Positivo (UnicenP). Em 2008, foi autorizada pelo Ministério da Educação a ser transformada em Universidade. Atualmente, oferece 57 cursos de Graduação presenciais (35 cursos de Bacharelado e Licenciatura e 22 Cursos Superiores de Tecnologia), três programas de Doutorado, quatro programas de Mestrado, centenas de programas de Especialização e MBA e dezenas de programas de Extensão. A UP conta com sete unidades em Curitiba, uma unidade em Londrina (PR), além de polos de Educação à Distância (EAD) em mais de 30 cidades espalhadas pelo Brasil. É considerada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do Ministério da Educação (MEC), a melhor universidade privada do Paraná, pelo sexto ano consecutivo.

Todas as notícias