Universidade investe em energia eólica

[flgallery id=30 /]

Além de enriquecer aulas de estudantes de engenharia, gerador economiza 3% da conta de luz

A energia eólica ainda é pouco utilizada no mundo, apesar de ser uma das menos poluentes. Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o potencial mundial eólico – energia que pode ser gerada pelo vento – é de 53 bilhões de MWh (Megawatts hora), o equivalente a quatro vezes o consumo de energia total no globo. Porém, o potencial por equipamentos instalados no mundo é de apenas 31 mil MWh – o que não daria para abastecer sequer o Estado de São Paulo (125 milhões de MWh segundo o Sistema Estadual de Análise de Dados, de 2012).
No Brasil, os números têm melhorado nos últimos anos: em 2015, o país aumentou em 46% sua capacidade já instalada da energia alternativa. E o Plano Anual da Operação Elétrica (PEL), criado pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), prevê aumentos significativos entre 2016 e 2018, por meio de investimento em parques eólicos de todo o país. No Paraná, a Universidade Positivo (UP) está investindo em diferentes formas de geração de energia sustentável e acaba de instalar um gerador eólico no câmpus Ecoville, em Curitiba. A iniciativa faz parte do programa Micro Grid UP, que também contempla investimentos em geração de energia solar, hidroelétrica e de biogás.
De acordo com o professor do curso de Engenharia de Energia da UP e responsável pelo projeto, Júlio Omori, o sistema tem monitoramento de consumo e geração de energia em tempo real, sendo facilmente aplicado nas aulas práticas do curso. Ele salienta ainda que o equipamento vai auxiliar na redução da conta de luz, pois é capaz de suprir 3% do consumo total de energia do câmpus. Além da economia, o professor cita outros benefícios: “o gerador pode funcionar como laboratório prático para desenvolvimento de projetos de iniciação científica, ser explorado como trabalho final de curso e servir de apoio às disciplinas dos cursos de graduação e de pós graduação das Engenharias”.
O diretor do Núcleo de Ciências Exatas e Tecnológicas da UP, Luciano Carstens, salienta que o local exato de instalação do equipamento, o Colégio Positivo Internacional, já tem um histórico de sustentabilidade, sendo contemplado pelo selo LEED para Escolas, que certifica ambientes escolares que reduzem custos com projetos sustentáveis de operação e manutenção do edifício, possibilitando a criação de práticas de educação ambiental dentro do próprio ambiente escolar. “O local foi justamente escolhido para somar com essa cultura já existente de sustentabilidade”, diz.
 
Sobre a Universidade Positivo
 A Universidade Positivo (UP) concentra, na Educação Superior, a experiência educacional de mais de quatro décadas do Grupo Positivo. A instituição teve origem em 1988 com as Faculdades Positivo, que, dez anos depois, foram transformadas no Centro Universitário Positivo (UnicenP). Em 2008, foi autorizada pelo Ministério da Educação a ser transformada em Universidade. Atualmente, oferece 54 cursos de Graduação (30 cursos de Bacharelado e Licenciatura e 24 Cursos Superiores de Tecnologia), três programas de Doutorado, quatro programas de Mestrado, centenas de programas de Especialização e MBA e dezenas de programas de Extensão. Em Curitiba, a UP conta com três campus: Ecoville, que ocupa uma área de 424,8 mil metros quadrados, Praça Osório, no centro da cidade, e Mercês – Catarina Labouré, este último dedicado ao curso de Enfermagem. Lançou, em 2013, seu programa de Educação à Distância, com dezenas de polos em todo o país. Segundo as avaliações do Ministério da Educação, é considerada uma das dez melhores universidades privadas do Brasil.

Share:

Latest posts

Divulgação
Eric Martin e Jeff Scott Soto trazem Double Trouble Tour para capital paranaense em celebração aos 10 anos do Hard Rock Cafe Curitiba
Divulgação GT Building
Peso dos nomes: mercado de luxo investe em personalidades e grifes para valorizar imóveis
Divulgação
Shopping Palladium celebra 17 anos com programação especial e atrações gratuitas

Sign up for our newsletter

Acompanhe nossas redes

related articles

Divulgação
Eric Martin e Jeff Scott Soto trazem Double Trouble Tour para capital paranaense em celebração aos 10 anos do Hard Rock Cafe Curitiba
Artistas se apresentam no dia 17 de maio com show comemorativo Dois ícones do rock mundial, Eric Martin...
Saiba mais >
Divulgação GT Building
Peso dos nomes: mercado de luxo investe em personalidades e grifes para valorizar imóveis
Incorporadoras inovam ao associar empreendimentos a nomes consagrados: GT Building anuncia projetos em...
Saiba mais >
Divulgação
Shopping Palladium celebra 17 anos com programação especial e atrações gratuitas
Atividades ocorrem de 8 a 10 de maio e incluem música ao vivo e oficinas para toda a família Para comemorar...
Saiba mais >
FEIRA-1
Soluções para futuro das cidades serão discutidas no 40° Congresso Mineiro de Municípios
Helper Tecnologia será uma das empresas participantes, demonstrando inovação com seus totens de segurança Nos...
Saiba mais >