Universidade Positivo abre 75 novas vagas de Medicina

[flgallery id=414 /]

Instituição passa de 94 para 169 vagas em Curitiba (PR) para um dos 10 melhores cursos do Brasil, segundo o MEC

A profissão está entre as mais estressantes, a graduação é uma das mais longas e exige dedicação integral. Embora o caminho de quem escolhe cursar Medicina seja repleto de desafios, ao menos quanto ao processo de ingresso na universidade os estudantes podem ficar mais tranquilos. Acabam de ser autorizadas 2,2 mil novas vagas para o curso de Medicina em todo o país, agora os estudantes competem por uma das 25,3 mil vagas disponíveis. Em Curitiba, a Universidade Positivo (UP) aumentou a oferta de 94 para 169 as vagas oferecidas para o curso de Medicina, que é considerado um dos 10 melhores do Brasil, segundo fontes oficiais, como o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), com a nota máxima, e o Conceito Preliminar de Curso (CPC), indicador de qualidade que avalia os cursos superiores.
Com mais vagas para os estudantes, a UP se prepara para garantir que a elevada qualidade do curso se mantenha. Hoje a instituição se destaca pelo projeto pedagógico e corpo docente, além da gestão acadêmica exigente e estrutura física, com laboratórios atualizados. “Temos estrutura, e ampliamos salas de aulas, laboratórios e toda a estrutura necessária para os novos alunos. O corpo docente atualmente é de 106 professores, mas será ampliado, assim como as turmas. A ampliação faz parte do compromisso social da UP”, diz o coordenador do curso de Medicina da Universidade Positivo, Ipojucan Calixto Fraiz.
De acordo com o reitor da UP, José Pio Martins, a ampliação das vagas de Medicina é um passo que representa a expansão da educação superior nos cursos de graduação e tem impacto no ecosistema do ensino superior. “Curitiba vai se consolidando como um centro importante no cenário nacional em relação ao ensino médico de qualidade”, afirma. O curso de Medicina faz parte da área de Ciências Biológicas, é oferecido na modalidade de bacharelado e possui duração de 6 anos, incluindo 2 anos finais destinados a residência médica.
Prioridade de governo
Para poder contar com mais profissionais atuando por todo o Brasil, o governo federal criou o Programa Mais Médicos e tem incentivado a abertura de novos cursos de Medicina. Em outubro de 2015 havia sito suspenso o edital do ano anterior que previa 39 novos municípios ofecerendo a formação. Porém, no último mês de julho, o Tribunal de Contas da União (TCU) determinou a liberação do edital, processo recebido pelo MEC em agosto. Diante dessa demanda social, a UP solicitou ao MEC a autorização para aumentar vagas, e recebeu a autorização de trabalhar com as 169. O reitor da UP afirma que é papel da universidade atuar onde a sociedade mais precisa. “O Brasil tem 206,2 milhões de habitantes, o crescimento populacional anual é de 1,8 milhões de pessoas, a UP pretende colaborar com a formação de médicos para atender ao enorme contingente populacional da nação.”
Crescimento
Segundo estudo publicado no fim de 2015 na revista científica Human Resources for Health, em 2014 eram 241 cursos de Medicina no Brasil, com 20,3 mil vagas. De acordo com o Ministério da Educação (MEC), hoje o país conta com 25,3 mil vagas, sendo mais da metade ofertadas em instituições privadas de ensino. No Paraná, a PUCPR é a instituição que mais oferta vagas, 240, seguida pela UFPR, com 190, e UP, 169.
Processo seletivo
Estão abertas as inscrições para o próximo provesso seletivo da UP. A prova será realizada no dia 09 de outubro (domingo), nas cidades de Curitiba, Cascavel, Criciúma, Chapecó, Florianópolis, Guarapuava, Joinville, Londrina, Ponta Grossa, Ribeirão Preto e São Paulo. O candidato deve apontar o local onde fará a prova no momento da inscrição. O cartão de ensalamento deve ser impresso pelo candidato, na Área do Candidato, no site www.up.edu.br/vestibular, e apresentado no dia e horário da prova, para ter acesso à sala onde prestará o vestibular. Por esse mesmo site até o dia 03 de outubro podem ser feitas as inscrições para o processo seletivo, ou na própria UP (Rua Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 5300, bairro Campo Comprido). Mais informações pelo telefone (41) 3068-7800.
 
Sobre a Universidade Positivo – A Universidade Positivo (UP) concentra, na Educação Superior, a experiência educacional de mais de quatro décadas do Grupo Positivo. A instituição teve origem em 1988 com as Faculdades Positivo, que, dez anos depois, foram transformadas no Centro Universitário Positivo (UnicenP). Em 2008, foi autorizada pelo Ministério da Educação a ser transformada em Universidade. Atualmente, oferece 59 cursos de Graduação (31 cursos de Bacharelado e Licenciatura e 26 Cursos Superiores de Tecnologia), três programas de Doutorado, quatro programas de Mestrado, centenas de programas de Especialização e MBA e dezenas de programas de Extensão. Em Curitiba, a UP conta com três campus: Ecoville, que ocupa uma área de 424,8 mil metros quadrados, Praça Osório, no centro da cidade, e Mercês – Catarina Labouré. Lançou, em 2013, seu programa de Educação à Distância, com dezenas de polos em todo o país. É considerada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) a melhor universidade privada do Paraná, pelo quarto ano consecutivo.

Share:

Latest posts

3767C-20221022-0059 (1)
Adegas residenciais ganham mais espaço unindo funcionalidade e design
BRU18815 (1)
Valmet Agreements: soluções personalizadas para atender indústria de Celulose e Papel
AYOSHII-SOLAIA-aereaB-rev03 - 1-
Arquitetura adaptativa: construções verdes residenciais crescem 40%

Sign up for our newsletter

Acompanhe nossas redes

related articles

3767C-20221022-0059 (1)
Adegas residenciais ganham mais espaço unindo funcionalidade e design
Com diferentes tamanhos e materiais, os espaços para coleção de vinhos se tornam aliados na hora de compor...
Saiba mais >
BRU18815 (1)
Valmet Agreements: soluções personalizadas para atender indústria de Celulose e Papel
Com atendimento personalizado, multinacional finlandesa propõe novo modelo de gerenciamento de contrato...
Saiba mais >
AYOSHII-SOLAIA-aereaB-rev03 - 1-
Arquitetura adaptativa: construções verdes residenciais crescem 40%
Dentre as tendências para um futuro mais sustentável, a construção civil explora soluções inovadoras...
Saiba mais >
DJI-0017 (1)
Dor no bolso: conheça as principais despesas para empresas com frota própria de veículos
Com 20% das companhias privadas optando por frotas terceirizadas, setor vê crescimento. No começo do...
Saiba mais >