Universidade Positivo destaca-se, novamente, como melhor universidade privada do Paraná

Curitiba (PR), 21/12/2015 – A Universidade Positivo (UP) foi considerada, pela quarta vez consecutiva, a melhor Universidade Privada do Paraná, com nota 4 no Índice Geral de Cursos (IGC), que vai de 1 a 5. Divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), no Diário Oficial da União, na última quinta-feira (18), o IGC é o indicador oficial de qualidade das instituições de Educação Superior do Brasil.
Para entrar na categoria de excelência, uma instituição precisa chegar às faixas 4 ou 5 no IGC. Apenas 12 das 2.042 Instituições de Ensino Superior (IES) avaliadas pelo Ministério da Educação (MEC) conquistaram nota máxima – todas públicas. Por outro lado, 285 instituições (13,96%) não atingiram a nota mínima 3 e tiveram classificação insatisfatória, segundo o MEC.
O índice é calculado anualmente e leva em conta a qualidade dos cursos de graduação, por meio do Conceito Preliminar de Curso (CPC), e também o conceito da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), que mede o desempenho na pós-graduação (mestrado e doutorado) das instituições.
Cada área do conhecimento é avaliada de três em três anos pelo Enade. Por isso, o IGC leva em conta os cursos analisados nos últimos 3 anos. Em 2014 foram classificados cursos como arquitetura, engenharias, ciências biológicas, letras, filosofia, pedagogia e graduações ligadas à área de tecnologia da Informação, entre outras. Os dados divulgados agora referem-se às avalições feitas no ano passado.
Cursos em Destaque
Os cursos de Engenharia de Produção e Engenharia Elétrica da UP foram considerados pelo MEC os melhores cursos de Curitiba entre instituições públicas e privadas. Já o curso de Engenharia Mecânica é o melhor do Paraná entre as instituições privadas. A graduação em Ciências Biológicas da UP foi classificada como o quinto melhor curso do Brasil e o melhor do Paraná entre as instituições privadas. Mas o grande destaque da Universidade Positivo foi para Engenharia da Computação, considerado pelo MEC o segundo melhor curso do Brasil e o melhor do Paraná entre instituições privadas.
Para o coordenador do curso de Engenharia da Computação da UP, Alessandro Brawerman, houve um salto espetacular de qualidade e avaliação. “Nossos alunos sabem que a busca pela qualidade está presente em nosso curso, dia a dia. Temos muito trabalho duro a fazer daqui para frente, mas, no momento, vamos comemorar”, finaliza.
De acordo com o reitor da UP, José Pio Martins, o Ministério da Educação (MEC) supervisiona as instituições com o olhar sobre três pontas: estrutura física, projeto pedagógico e corpo docente. “Esses itens são todos muito óbvios, mas merecem toda nossa atenção. É importante nos atermos aos detalhes”, diz.
Ele destaca a constante busca da Universidade pelos melhores profissionais de mercado, as ferramentas oferecidas para que o desempenho na universidade seja o melhor e o ensino vá para além dos limites da sala de aula. “Na formação universitária, a prática faz toda a diferença – e ela se faz no laboratório e nas comunidades, em todos os cursos. O desafio das instituições de ensino não está apenas em construir a infraestrutura adequada, mas também em mantê-la atualizada. Buscar a excelência no limite de nossas forças é o princípio da Universidade Positivo”, revela Pio Martins. A UP conta hoje com mais de 200 laboratórios, sendo 193 só no campus Ecoville.
Universidade Positivo – principais resultados
Segundo o IGC:
Melhor universidade privada do Paraná
Segundo o CPC:
Engenharia da Computação
2º melhor curso do Brasil entre universidades privadas
Melhor curso do Paraná entre universidades privadas
Engenharia da Produção
Melhor curso de Curitiba entre universidades públicas e privadas
Engenharia Elétrica
Melhor curso de Curitiba entre universidades públicas e privadas
Engenharia Mecânica
Melhor curso do Paraná entre as instituições privadas
Ciências Biológicas
5º melhor curso do Brasil entre as instituições privadas
Melhor curso do Paraná entre as instituições privadas
Sobre a Universidade Positivo
A Universidade Positivo (UP) concentra, na Educação Superior, a experiência educacional de mais de quatro décadas do Grupo Positivo. A instituição teve origem em 1988 com as Faculdades Positivo, que, dez anos depois, foram transformadas no Centro Universitário Positivo (UnicenP). Em 2008, foi autorizada pelo Ministério da Educação a ser transformada em Universidade. Atualmente, ocupa uma área de 424,8 mil metros quadrados e oferece 55 cursos de Graduação (31 cursos de Bacharelado e Licenciatura e 24 Cursos Superiores de Tecnologia), três programas de Doutorado, quatro programas de Mestrado, centenas de programas de Especialização e MBA e dezenas de programas de Extensão. Lançou, em 2013, seu programa de Educação à Distância, com dezenas de polos em todo o país. Segundo as avaliações do Ministério da Educação, é considerada uma das melhores universidades privadas do Brasil.
 

Share:

Latest posts

Envato
Como aproveitar ao máximo os benefícios do Saeb
3161c-20191107-00094 (1)
Inovações fortalecem segurança nos canteiros de obras
3704C-20220203-0089 (1) (1)
Construtora Yticon celebra 15 anos e anuncia novidades

Sign up for our newsletter

Acompanhe nossas redes

related articles

Envato
Como aproveitar ao máximo os benefícios do Saeb
Avaliação bienal é fundamental para definir políticas públicas e melhorar qualidade do ensino no Brasil;...
Saiba mais >
3161c-20191107-00094 (1)
Inovações fortalecem segurança nos canteiros de obras
Construtora integra treinamentos, tecnologia e programa de inovação; pesquisa aponta que construção civil...
Saiba mais >
3704C-20220203-0089 (1) (1)
Construtora Yticon celebra 15 anos e anuncia novidades
Desde 2009, foram mais de 700 mil m² construídos e mais de 40 lançamentos entre os estados de SP e PR Fundada...
Saiba mais >
IMG-20211220-WA0039 - 2-
Gerando Falcões: Multinacional renova parceria com projeto que ampara mais de 490 famílias
Valmet intensifica apoio a projeto inclusivo com mais de 50 atividades de lazer, esporte, cultura, qualificação...
Saiba mais >