Universidade Positivo recebe mais de 10 mil pessoas na Mostra de Profissões

[flgallery id=1702 /]
Com 13 horas ininterruptas de oficinas, shows, palestras, bate-papos e atrações para toda a família, a Mostra de Profissões da Universidade Positivo (UP) recebeu mais 10 mil pessoas na quarta-feira (1°), em Curitiba. Entre estudantes de escolas públicas e privadas do Paraná e Santa Catarina, universitários e público em geral, o evento ofereceu atividades para ajudar os vestibulandos na escolha da profissão. Realizada desde 2001 nos meses que  antecedem o vestibular de verão, o evento recebeu, nos mais de 400 mil metros quadrados do câmpus Ecoville, um número recorde de visitantes.
Um estudo realizado pela Universidade Positivo (UP), de Curitiba (PR), mostra que um a cada quatro vestibulandos ainda não escolheu a graduação que pretende cursar em 2019. O estudo foi feito com os estudantes inscritos para a Mostra de Profissões da UP. Com mais de 50 cursos à disposição, a grande maioria dos estudantes optou por Medicina (9,91%). Em segundo lugar, vem o curso de Direito (8,22%) e, em terceiro, os indecisos (6,37%), que afirmaram ainda não terem escolhido o curso e, por isso, vão participar do evento.
Analisando mais detalhadamente os dados, a pesquisa mostra que 24% dos vestibulandos citaram cursos muito diferentes entre a primeira e a segunda opção, como Medicina e Engenharia Civil – ou Odontologia e Ciências Contábeis -, por exemplo. Para o reitor da UP, o economista José Pio Martins, essas dúvidas representam um grave problema para o Ensino Superior do país. “Dados divulgados recentemente dão conta de que metade dos ingressantes em cursos universitários em 2010 trocaram de turma, curso ou instituições, ou abandonaram o curso”, conta Martins.
Segundo ele, essa situação desemboca em problemas como a demora na qualificação profissional da população em condições de trabalhar; o desperdício de grande massa de força de trabalho, que fica desempregada ou subempregada, quando podia estar ajudando a produzir; o aumento dos gastos do governo com programas sociais e ajuda financeira aos desempregados; o baixo crescimento do Produto Interno Bruto (PIB); e o atraso na redução da pobreza. “Para o setor educacional em si, sobretudo no segmento das Instituições de Ensino Superior (IES), esse quadro representa ociosidade de vagas, ociosidade de investimentos, perda de capacidade lucrativa e necessidade de reorganizar suas estruturas e os cursos a serem ofertados”, explica o reitor.
 
Sobre a Universidade Positivo
A Universidade Positivo concentra, na Educação Superior, a experiência educacional de mais de quatro décadas do Grupo Positivo. A instituição teve origem em 1988 com as Faculdades Positivo, que, dez anos depois, foram transformadas no Centro Universitário Positivo (UnicenP). Em 2008, foi autorizada pelo Ministério da Educação a ser transformada em Universidade. Atualmente, oferece 57 cursos de Graduação presenciais (35 cursos de Bacharelado e Licenciatura e 22 Cursos Superiores de Tecnologia), três programas de Doutorado, quatro programas de Mestrado, centenas de programas de Especialização e MBA e dezenas de programas de Extensão. A UP conta com sete unidades em Curitiba, uma unidade em Londrina (PR), além de polos de Educação à Distância (EAD) em mais de 30 cidades espalhadas pelo Brasil. É considerada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do Ministério da Educação (MEC), a melhor universidade privada do Paraná, pelo sexto ano consecutivo.

Share:

Latest posts

Jogador (2)
Com nova fórmula, Campeonato Paranaense 2026 terá patrocínio do Sicredi
CASA-LITERARIA-PAROLIN-2
Comunidade em Curitiba ganha espaço de leitura para crianças
Captura-de-tela-2025-12-22-171810
Papelaria afetiva é tendência para 2026

Sign up for our newsletter

Acompanhe nossas redes

related articles

Jogador (2)
Com nova fórmula, Campeonato Paranaense 2026 terá patrocínio do Sicredi
Competição vai reunir os principais clubes de futebol do estado O Sicredi – instituição financeira...
Saiba mais >
CASA-LITERARIA-PAROLIN-2
Comunidade em Curitiba ganha espaço de leitura para crianças
A comunidade do Parolin, em Curitiba, passou a contar com um novo espaço dedicado à leitura, resultado...
Saiba mais >
Captura-de-tela-2025-12-22-171810
Papelaria afetiva é tendência para 2026
Conexão emocional, autoexpressão e experiências offline colocam a papelaria no centro do cotidiano de...
Saiba mais >
RJS-NH-crillon-169
Quatro passos para garantir a hospedagem perfeita
Evite ciladas e maximize sua experiência com escolhas conscientes Na hora de planejar uma viagem, seja...
Saiba mais >