Universidade Positivo recebe mais de 10 mil pessoas na Mostra de Profissões

[flgallery id=1702 /]
Com 13 horas ininterruptas de oficinas, shows, palestras, bate-papos e atrações para toda a família, a Mostra de Profissões da Universidade Positivo (UP) recebeu mais 10 mil pessoas na quarta-feira (1°), em Curitiba. Entre estudantes de escolas públicas e privadas do Paraná e Santa Catarina, universitários e público em geral, o evento ofereceu atividades para ajudar os vestibulandos na escolha da profissão. Realizada desde 2001 nos meses que  antecedem o vestibular de verão, o evento recebeu, nos mais de 400 mil metros quadrados do câmpus Ecoville, um número recorde de visitantes.
Um estudo realizado pela Universidade Positivo (UP), de Curitiba (PR), mostra que um a cada quatro vestibulandos ainda não escolheu a graduação que pretende cursar em 2019. O estudo foi feito com os estudantes inscritos para a Mostra de Profissões da UP. Com mais de 50 cursos à disposição, a grande maioria dos estudantes optou por Medicina (9,91%). Em segundo lugar, vem o curso de Direito (8,22%) e, em terceiro, os indecisos (6,37%), que afirmaram ainda não terem escolhido o curso e, por isso, vão participar do evento.
Analisando mais detalhadamente os dados, a pesquisa mostra que 24% dos vestibulandos citaram cursos muito diferentes entre a primeira e a segunda opção, como Medicina e Engenharia Civil – ou Odontologia e Ciências Contábeis -, por exemplo. Para o reitor da UP, o economista José Pio Martins, essas dúvidas representam um grave problema para o Ensino Superior do país. “Dados divulgados recentemente dão conta de que metade dos ingressantes em cursos universitários em 2010 trocaram de turma, curso ou instituições, ou abandonaram o curso”, conta Martins.
Segundo ele, essa situação desemboca em problemas como a demora na qualificação profissional da população em condições de trabalhar; o desperdício de grande massa de força de trabalho, que fica desempregada ou subempregada, quando podia estar ajudando a produzir; o aumento dos gastos do governo com programas sociais e ajuda financeira aos desempregados; o baixo crescimento do Produto Interno Bruto (PIB); e o atraso na redução da pobreza. “Para o setor educacional em si, sobretudo no segmento das Instituições de Ensino Superior (IES), esse quadro representa ociosidade de vagas, ociosidade de investimentos, perda de capacidade lucrativa e necessidade de reorganizar suas estruturas e os cursos a serem ofertados”, explica o reitor.
 
Sobre a Universidade Positivo
A Universidade Positivo concentra, na Educação Superior, a experiência educacional de mais de quatro décadas do Grupo Positivo. A instituição teve origem em 1988 com as Faculdades Positivo, que, dez anos depois, foram transformadas no Centro Universitário Positivo (UnicenP). Em 2008, foi autorizada pelo Ministério da Educação a ser transformada em Universidade. Atualmente, oferece 57 cursos de Graduação presenciais (35 cursos de Bacharelado e Licenciatura e 22 Cursos Superiores de Tecnologia), três programas de Doutorado, quatro programas de Mestrado, centenas de programas de Especialização e MBA e dezenas de programas de Extensão. A UP conta com sete unidades em Curitiba, uma unidade em Londrina (PR), além de polos de Educação à Distância (EAD) em mais de 30 cidades espalhadas pelo Brasil. É considerada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do Ministério da Educação (MEC), a melhor universidade privada do Paraná, pelo sexto ano consecutivo.

Share:

Latest posts

mice
Revista MICE Curitiba chega à terceira edição
Real estate agent Sales manager holding filing keys to customer
Redução da Selic e reforço na confiança do comprador: construtora paranaense atinge mais de R$ 4,8 bilhões de VGV em lançamentos
3713C-20220225-0157
Jardim compacto: dicas para trazer mais vida aos apartamentos com plantas

Sign up for our newsletter

Acompanhe nossas redes

related articles

mice
Revista MICE Curitiba chega à terceira edição
Publicação bilíngue destaca conquistas da cidade mais inteligente do mundo e o crescimento do turismo...
Saiba mais >
Real estate agent Sales manager holding filing keys to customer
Redução da Selic e reforço na confiança do comprador: construtora paranaense atinge mais de R$ 4,8 bilhões de VGV em lançamentos
A.Yoshii registrou crescimento superior a 70% nas vendas de imóveis residenciais de alto padrão no período...
Saiba mais >
3713C-20220225-0157
Jardim compacto: dicas para trazer mais vida aos apartamentos com plantas
Em vasos no chão, estantes e prateleiras ou suspensas, elas deixam o ambiente mais “vivo”...
Saiba mais >
FK1435-1025--1---1-
Wine & cocktail bar do NH Hotel renova programação com novidades em vinhos, cervejas e cardápio
Five Lounge se consolida como destino enogastronômico com novos sabores de tapas e pratos quentes do...
Saiba mais >