Universidade supera fronteiras

[flgallery id=42 /]

No Paraná, estudantes discutem empreendedorismo e trocam experiências ao vivo com alunos e professores da Itália

A partir dos anos 1960, o mundo passou por uma revolução nas telecomunicações, com a chegada dos satélites. Pouco mais de três décadas depois, a Aldeia Global era sacudida de novo com a Internet, inaugurando um novo período que facilitou os meios de acesso ao saber e ampliou a inclusão de milhares de pessoas trocando ideias, aprendendo e colocando esse ensino à serviço de suas comunidades ao redor do planeta. O setor educacional aproveitou esse boom, com o já conhecido ensino à distância, as aulas online direto do computador de casa e o aumento de intercâmbios de alunos daqui para outros países e vice-versa. Mas o projeto “Conexão”, criado pela Universidade Positivo (UP), de Curitiba (PR), chega para mostrar que é possível estabelecer novas fronteiras com as ferramentas digitais da Era do Conhecimento.
Há um ano, a UP iniciava seu processo de inserção no cenário internacional, estabelecendo parcerias e contatos com instituições de ensino dos Estados Unidos, Rússia, Turquia, Inglaterra, França e outros países. O ápice da estratégia começou este ano com uma parceria entre a UP e a Universidade de Pisa, instituição de ensino italiana com cerca de 700 anos de atividade. Com a união, nasce dentro do projeto “Conexão” o curso PHD+ que, apesar do nome, não é de doutorado. O programa tem duração de 60 horas, divididas em 14 seminários. As aulas são ao vivo, com a presença das turmas de Curitiba (cerca de 60 alunos) e Pisa (aproximadamente 80 estudantes).
A Universidade de Pisa criou o programa PHD+ em 2011. Já passaram por ele mais de 600 pessoas, com a criação de 23 startups e o registro de 14 patentes. Este ano, pela primeira vez, ele está sendo realizado simultaneamente com o Brasil. De acordo com o diretor do Núcleo de Ciências Exatas e Tecnológicas da UP, Luciano Carstens, o curso pretende estimular ideias de inovação e empreendedorismo, muitas vezes oriundas de pesquisas acadêmicas e que possam ser desenvolvidas para que tornem-se novas startups de sucesso, recebendo apoio e tutoria de professores e pesquisadores do Brasil e da Itália, que têm habilidades e conhecimentos nas áreas de pesquisa.
Carstens ressalta que um projeto de inovação será premiado ao fim do PHD+ na UP e os alunos vencedores terão a chance de conhecer, em julho, como funciona o programa na própria Universidade de Pisa. “O curso PHD+ é planejado para que os alunos saibam como funciona um ambiente de inovação e empreendedorismo. Eles estão sendo estimulados a pensar que as boas ideias no futuro nasçam com foco e objetivo, até se tornarem algo além das próprias ideias, com a concretização em atividades práticas”, completa.
Valorização do estudo em sala de aula globalizada
O projeto tem a vantagem de reunir não só a interatividade e o ensino online como aliados – ele inova o sentido de uso desses meios de transmissão por ter o poder, em uma sociedade globalizada e conectada de forma permanente, de colocar culturas de ambientes universitários distintos trabalhando junto, tudo ao vivo. Era o que, por exemplo, os intercâmbios universitários, que a partir da década de 1990 passaram a crescer no Brasil, se destinavam a fazer, proporcionando novos ares de conhecimento ao aluno, colocado em contato direto com a cultura universitária do país anfitrião. Como se vê, o “Conexão” estabelece uma maneira inovadora de se fazer isso, com a garantia de mais estudantes terem acesso a esse ambiente cosmopolita de ensino superior, sem precisar sair de seus países.
O diretor da Escola de Comunicação e Negócios da UP, Rogério Mainardes, afirma ser esse o grande diferencial. “A vantagem do Conexão é ter pessoas ligadas ao mesmo tempo com uma turma aqui e outra lá, extraindo conhecimento, promovendo o debate e trocando experiências para, juntas, desenvolverem um mesmo projeto”, afirma Mainardes.
Alunos de diferentes cursos de graduação podem, a partir do desenvolvimento de seu próprio conhecimento e experiência, contribuir para o tema debatido entre as turmas brasileira e italiana. “O que pretendemos é buscar a inovação com diferentes disciplinas, mas focando nos mesmos temas, como empreendedorismo, desenvolvimento de negócios e tecnologia. É um mundo novo, com a possibilidade se fazer um debate internacional de alto nível”, analisa Mainardes.
 
Sobre a Universidade Positivo
A Universidade Positivo (UP) concentra, na Educação Superior, a experiência educacional de mais de quatro décadas do Grupo Positivo. A instituição teve origem em 1988 com as Faculdades Positivo, que, dez anos depois, foram transformadas no Centro Universitário Positivo (UnicenP). Em 2008, foi autorizada pelo Ministério da Educação a ser transformada em Universidade. Atualmente, oferece 54 cursos de Graduação (30 cursos de Bacharelado e Licenciatura e 24 Cursos Superiores de Tecnologia), três programas de Doutorado, quatro programas de Mestrado, centenas de programas de Especialização e MBA e dezenas de programas de Extensão. Em Curitiba, a UP conta com três campus: Ecoville, que ocupa uma área de 424,8 mil metros quadrados, Praça Osório, no centro da cidade, e Mercês – Catarina Labouré, este último dedicado ao curso de Enfermagem. Lançou, em 2013, seu programa de Educação à Distância, com dezenas de polos em todo o país. Segundo as avaliações do Ministério da Educação, é considerada uma das dez melhores universidades privadas do Brasil.

Share:

Latest posts

a-boy-is-reading-a-book-a-child-is-reading-2023-11-27-04-50-03-utc1
Exposição gratuita traz livros infantis reinterpretados a biblioteca de Universidade
pregnant-woman-taking-pills-or-vitamins-standing-i-2024-02-27-17-35-04-utc
Só paracetamol? Por que é tão difícil prescrever medicamentos para gestantes
fitness-women-and-city-friends-running-in-street-2023-11-27-05-20-27-utc
Mente sã, corpo são: benefícios da corrida para equilíbrio mental

Sign up for our newsletter

Acompanhe nossas redes

related articles

a-boy-is-reading-a-book-a-child-is-reading-2023-11-27-04-50-03-utc1
Exposição gratuita traz livros infantis reinterpretados a biblioteca de Universidade
A exposição gratuita “Diversas leituras, múltiplas vozes” chega à Biblioteca Central da Universidade...
Saiba mais >
pregnant-woman-taking-pills-or-vitamins-standing-i-2024-02-27-17-35-04-utc
Só paracetamol? Por que é tão difícil prescrever medicamentos para gestantes
Intervenção não medicamentosa pode ser saída para mulheres grávidas lidarem melhor com episódios de dor “Grávida...
Saiba mais >
fitness-women-and-city-friends-running-in-street-2023-11-27-05-20-27-utc
Mente sã, corpo são: benefícios da corrida para equilíbrio mental
A prática da corrida vai muito além do simples exercício físico. Considerando os inúmeros benefícios...
Saiba mais >
1708725294-4501-IMG-FOTOMONTAGEM-R01 (1)
Com estrutura de lazer sofisticada, Maringá ganha novo empreendimento de alto padrão na Avenida Guedner
Seen, novo lançamento da A.Yoshii, apresenta arquitetura contemporânea em localização privilegiada Com...
Saiba mais >