Santa Catarina foi destino da Expedição de Aprendizagem Participativa que reuniu, entre os dias 1º e 4 de julho, 15 representantes das Secretarias de Educação do Litoral do Paraná. A comitiva visitou municípios da região da Foz do Rio Itajaí para conhecer de perto as boas práticas do Arranjo de Desenvolvimento da Educação (ADE) CoGEMFRI, iniciativa formada por 11 municípios da região da AMFRI.
A programação incluiu visitas a escolas, secretarias de Educação e ao Centro de Educação Alternativa de Itajaí, além de encontros com lideranças da AMFRI (Associação dos Municípios da Região da Foz do Rio Itajaí). A ação teve como objetivo promover a troca de experiências entre os gestores e inspirar novas iniciativas colaborativas voltadas à melhoria da educação pública.
A iniciativa foi coordenada pelo Instituto Positivo (IP), que atua com a missão de contribuir para a melhoria da qualidade da Educação Pública no Brasil, incentivando o Regime de Colaboração.
“Acreditamos que o fortalecimento das redes de colaboração entre os gestores públicos da Educação é fundamental para a melhoria da qualidade do ensino. Ao apoiar essa iniciativa, buscamos promover a troca de experiências entre os secretários do Litoral Paranaense e de outras regiões, incentivando a construção conjunta de soluções para os desafios educacionais”, afirma Kátia Ferreira, coordenadora de Responsabilidade Social do Instituto Positivo.
Sobre o ADE CoGEMFRI
O Arranjo de Desenvolvimento da Educação CoGEMFRI é composto pelos municípios de Balneário Piçarras, Balneário Camboriú, Bombinhas, Camboriú, Ilhota, Itajaí, Itapema, Luiz Alves, Navegantes, Penha e Porto Belo. Criado em 2018, o arranjo fortalece o trabalho em regime de colaboração entre as secretarias municipais de educação da região da AMFRI.
Sobre o ADE Litoral Paranaense
Implantado em 2022, o ADE Litoral Paranaense reúne sete municípios: Antonina, Guaraqueçaba, Guaratuba, Matinhos, Morretes, Paranaguá e Pontal do Paraná. O objetivo é atuar de forma colaborativa para melhorar a educação no território. Após diagnóstico, os secretários e técnicos em educação definiram como meta principal o fortalecimento da aprendizagem em Língua Portuguesa e Matemática. O Instituto Positivo apoia o ADE Litoral Paranaense e atua como mentor técnico da iniciativa.
Resultados da Expedição
A partir da visita, está sendo elaborado um relatório de boas práticas com relatos das visitas, análises das estratégias observadas e sugestões de aplicação nas realidades locais. O documento servirá de base para futuras ações do ADE Litoral Paranaense. Também ficou estabelecido um relacionamento, e deste modo, trocas de experiência entre ADE CoGEMFRI e ADE LP.