Valmet assina contrato com Klabin para fornecimento de alta tecnologia de produção de celulose e papel embalagem

Valor do investimento está entre 260 e 290 milhões de euros

[flgallery id=2257 /]

A Valmet assinou contrato para o fornecimento de um grande projeto de tecnologia de produção de papel embalagem e celulose com a Klabin S.A. no Brasil. A venda consiste em uma máquina kraftliner PM27, uma nova linha de fibras, um sistema de cozimento Compact Cooking G3™ e a reforma da linha de secagem de celulose. Além disso, as duas empresas assinaram uma Carta de Intenção (LOI) para a entrega de uma segunda máquina de papel kraftliner PM28, um segundo sistema de cozimento e de linha de fibras, nos quais se espera que os acordos finais sejam assinados e o fornecimento se inicie em maio de 2021.
A venda da PM27, da nova linha de fibras, do novo sistema de cozimento G3™ e a reforma da linha de secagem estão incluídos nas ordens recebidas no segundo trimestre de 2019 pela Valmet. O valor do investimento está entre 260 e 290 milhões de euros.
O acordo de entrega da linha de produção de kraftliner é a primeira grande venda na área de tecnologia de papel embalagem da Valmet no Brasil, e significa um avanço importante para o mercado da indústria brasileira de papel para a multinacional finlandesa. “Essa solução será a primeira linha para produção de kraftliner do mundo a partir de 100% de celulose de eucalipto. Fizemos vários desenvolvimentos conceituais e de engenharia ao longo dos anos junto à Valmet para poder entregar ao mercado uma solução inovadora e de alta performance”, destaca o diretor de Tecnologia Industrial, Inovação, Sustentabilidade, Projetos e Celulose da Klabin, Francisco Razzolini.
“Este primeiro grande projeto de tecnologia de papel embalagem reforça a posição da Valmet no mercado brasileiro, no qual, até agora, somos reconhecidos como um grande parceiro para os produtores de celulose”, reforça o presidente da divisão de Papel da Valmet, Jari Vähäpesola.
A entrega da tecnologia de celulose, por sua vez, representa a primeira referência para o novo sistema de cozimento contínuo da Valmet, o CompactCooking G3™, lançado em 2018. Além disso, a reforma das linhas de secagem de celulose aumentará a atual capacidade das máquinas entregues pela Valmet em 2016.
“A Klabin queria uma solução com alta qualidade de celulose para atender aos requisitos desafiadores do produto final de alta disponibilidade e decidiu confiar na Valmet para isso. Este é um projeto significativo para o nosso negócio de celulose na América do Sul e comprova a competitividade de nossas inovações em tecnologia de cozimento e linha de fibras”, ressalta o presidente da divisão de Celulose e Energia da Valmet, Bertel Karlstedt.
O impacto na geração de empregos para a entrega da máquina krafliner PM27 é de mais de 200 homens-ano, principalmente na Europa, Brasil e na China, e das entregas da tecnologia de celulose é de quase 500 homens-ano, principalmente no Brasil, Suécia e Finlândia.
Importância estratégica
Os contratos com a Klabin nestes fornecimentos de alta tecnologia de produção de celulose e papel embalagem consolidam a expansão da Valmet no segmento de Papel na América do Sul, além de representar a primeira referência para o recém-lançado sistema de cozimento contínuo G3™, contando ainda com soluções de Internet Industrial que materializam alguns dos principais focos estratégicos da empresa para a área.
Detalhes técnicos da entrega
A Valmet fornecerá uma linha completa de produção de papel kraftliner com um escopo de fornecimento de suprimentos estendido, incluindo um pacote completo de engenharia de implantação. O fornecimento consiste em um sistema de equipamentos de preparação de massa e sistema de circuito de aproximação, bem como uma máquina completa de kraftliner (PM 27) da caixa de entrada até a rebobinadeira, seguida de um sistema automático de rolos jumbos até a rebobinadeira e de um sistemas de transporte de bobinas.  O fornecimento também inclui sistemas de ventilação e exaustão de ar da máquina e do prédio, assim como um sistema químico para a parte úmida e preparação de amido para aplicação de cola na superfície do papel.
O fornecimento na área de automação inclui o Sistema de Automação Valmet DNA para o controle de processo e da máquina, e a solução para controle da Qualidade Valmet IQ. Um amplo pacote do Valmet Industrial Internet, com sistema de controle da produção, o Manufacturing Execution System (MES), está incluído no fornecimento, assim como o pacote de vestimentas Valmet Paper Machine Clothing para start-up em todas as posições de vestimentas da máquina.
A máquina de papel embalagem de 9,000 mm de largura produzirá kraftliner e papel com cobertura branca de alta qualidade, com uma faixa de gramatura de projeto de 80-200 g /m². A velocidade da máquina será de 1.200 m/min e a capacidade diária de 1.555 toneladas. A entrega da linha de fibras e cozimento inclui uma planta completa com capacidade de 2.000 ADt por dia. As características da planta de cozimento possuem a tecnologia de cozimento contínuo de última geração da Valmet, o CompactCooking G3™, e inclui a tecnologia ImpBin para vaporização e impregnação dos cavacos de madeira. Este sistema de dois vasos proporciona excelente qualidade de polpa com baixo teor de rejeitos.
A linha de fibras e cozimento é comprovadamente de fácil manutenção e oferece alto rendimento, baixo consumo de energia e alta disponibilidade. Os novos recursos de cozimento melhoram a flexibilidade e proporcionam excelente branqueabilidade, especialmente para a produção de madeira de fibra curta (Hard wood) com base em eucalipto.
A modernização das linhas de secagem de celulose inclui uma nova linha de enfardamento, dispositivos automáticos de passagem de ponta, equipamentos de processo para aumento de produção e individualização das linhas de embalagem de bobinas de celulose fluff. Essas modernizações permitirão o aumento desejado de capacidade, tanto de celulose de mercado e quanto de celulose fluff, além de melhorar a segurança pessoal e operacional.
Sobre a Valmet
A Valmet é líder mundial no desenvolvimento e fornecimento de tecnologias, automação e serviços para os setores de celulose, papel e energia, com mais de 220 anos de história e 13.000 funcionários. No Brasil, a Valmet está presente com cinco unidades. A gestão da Valmet na América do Sul está concentrada na unidade de Araucária-PR, com o suporte das unidades de Sorocaba-SP, Campinas-SP, Belo Horizonte-MG, Imperatriz-MA, Santiago e Concepción, as duas últimas no Chile. Mais informações em: https://www.valmet.com.br
Sobre a Klabin
A Klabin é a maior produtora e exportadora de papéis para embalagens do Brasil, única companhia do país a oferecer ao mercado uma solução em celuloses de fibra curta, fibra longa e fluff, e líder nos mercados de embalagens de papelão ondulado e sacos industriais. Fundada em 1899, possui 17 unidades industriais no Brasil e uma na Argentina.

Share:

Latest posts

Aposentada Anete Langaro retomou atividades dias após realizar artroplastia total de joelho Créditos: Arquivo pessoal
Técnicas avançadas favorecem cirurgias menos invasivas em idosos
Tatielle Alyne, atleta de futebol feminino de 19 anos, tem difícil missão de lidar com uma lesão enquanto corre atrás de seus sonhos no esporte Créditos: Arquivo pessoal
Mulheres enfrentam maior risco de lesões em joelhos na prática de esporte
Espaços para prática da fé em hospitais são demonstração de respeito às necessidades de pacientes e familiares Créditos: Divulgação
Espaços para prática da fé e espiritualidade são aliados no tratamento e internações médicas

Sign up for our newsletter

Acompanhe nossas redes

related articles

Aposentada Anete Langaro retomou atividades dias após realizar artroplastia total de joelho Créditos: Arquivo pessoal
Técnicas avançadas favorecem cirurgias menos invasivas em idosos
Hospitais registram crescimento superior a 40% em procedimentos para pacientes acima de 70 anos; avanços...
Saiba mais >
Tatielle Alyne, atleta de futebol feminino de 19 anos, tem difícil missão de lidar com uma lesão enquanto corre atrás de seus sonhos no esporte Créditos: Arquivo pessoal
Mulheres enfrentam maior risco de lesões em joelhos na prática de esporte
Estudos indicam que chance é até oito vezes maior entre as jogadoras e o futebol é campeão nesse tipo...
Saiba mais >
Espaços para prática da fé em hospitais são demonstração de respeito às necessidades de pacientes e familiares Créditos: Divulgação
Espaços para prática da fé e espiritualidade são aliados no tratamento e internações médicas
Acolhimento se estende a pacientes, familiares e profissionais da saúde, com iniciativas perto de centros...
Saiba mais >
Grupo Marista
Presidente do Grupo Marista é nomeado chefe provincial da Província Marista do Brasil Centro-Sul
Nesta segunda-feira (25/03), o Irmão Vanderlei Siqueira dos Santos foi nomeado Superior Provincial da...
Saiba mais >