Valmet entrega tecnologias importantes para a nova fábrica de celulose da Bracell

[flgallery id=2738 /]

A Valmet fornecerá tecnologias importantes para o projeto da nova linha de produção da fábrica de celulose da Bracell em Lençóis Paulista, no estado de São Paulo. O projeto inclui a maior planta de evaporação do mundo e uma planta de licor branco na qual os fornos de cal serão alimentados com biogás proveniente da gaseificação de biomassa.

Essas tecnologias foram incluídas nos pedidos recebidos pela Valmet para o terceiro trimestre de 2019. O valor do contrato não será divulgado. No entanto, um projeto deste porte e escopo normalmente é avaliado em cerca de 200 a 250 milhões de euros.

Em maio de 2019, a Bracell anunciou seus planos para a expansão da fábrica de celulose em Lençóis Paulista, São Paulo (antiga Lwarcell), para aumentar a sua capacidade de produção atual de 250.000 ton/ano, com um adicional de 1.250.000 ton/ano, para alcançar 1,5 milhões de ton/ano. A previsão para finalizar o projeto é no final de 2021.

“A nova unidade de São Paulo, em Lençóis Paulistas, contará com a melhor tecnologia disponível com uma linha flexível destinada, principalmente, para produzir celulose solúvel. Esse projeto é o maior investimento privado no estado de São Paulo nos últimos 20 anos e gera oportunidades de emprego para toda a região”, conta Carlos Pastrana, diretor de projetos da Bracell. 

“Nossa tecnologia inclui uma série de inovações e é projetada para operar com flexibilidade e alta eficiência energética. O projeto terá impacto significante na geração de empregos, tanto para engenharia como para produção, no Brasil e nos países nórdicos”, comenta Bertel Karlstedty, presidente da divisão de Celulose e Energia da Valmet.

Sobre o escopo de entrega da Valmet

O escopo da Valmet inclui uma planta de evaporação com um super-concentrador de licor. A planta possui a tecnologia TUBEL da Valmet que proporcionará alto índice de disponibilidade e facilidade de lavagem em operação. A evaporação é projetada para alta eficiência energética com recuperação de energia a partir de licor negro fraco.

A planta de licor branco é parte essencial no processo de recuperação química da fábrica. Neste projeto, estão incluídos uma planta completa de licor branco com caustificação e dois fornos de cal. Além disso, a Valmet fornecerá duas plantas de gaseificação de biomassa, com dois secadores de madeira. Os dois fornos de cal serão abastecidos com biogás, eliminando a necessidade de combustíveis fósseis. 

A planta de licor branco é projetada para produzir licor de alta qualidade para o cozimento com menor custo operacional, através de combustíveis renováveis e baixo consumo de energia.

A Valmet também vai entregar um sistema de tratamento de gases não condensáveis (NCG) para controlar e minimizar os odores emergentes dos processos de recuperação química nestas duas plantas.

“A Valmet tem vasta experiência no fornecimento de fornos de cal que não utilizam combustíveis fósseis, alimentados com serragem, resíduos florestais e madeira. O uso de biogás é uma solução sustentável e econômica para grandes fábricas. Nossa solução funciona perfeitamente, desde a secagem de biomassa, gaseificação e queima no forno de cal, incluindo os controles, tratamentos e eliminação de eventuais poluentes gasosos. Nossa tecnologia de evaporação é líder em eficiência energética e foi projetada para uma vida útil longa e de alta disponibilidade”, diz Fernando Scucuglia, diretor de Celulose e Energia na Valmet América do Sul.

Sobre a Bracell

A Bracell é um dos maiores produtores especializados em celulose do mundo. A Bracell atua no Brasil há 15 anos. A empresa possui operações na Bahia Specialty Cellulose em Camaçari, na Bahia, e em Lençóis Paulista, São Paulo. Quando o projeto de expansão for concluído em 2021, a Bracell terá capacidade de produção anual de 2,0 milhões de toneladas de celulose solúvel e empregará 7.300 funcionários diretos e indiretos.

Sobre a Valmet

A Valmet é líder mundial no desenvolvimento e fornecimento de tecnologias, automação e serviços para os setores de celulose, papel e energia, com mais de 220 anos de história e 13.000 funcionários. No Brasil, a gigante finlandesa está presente com quatro unidades. A gestão da Valmet na América do Sul está concentrada na unidade de Araucária-PR, com o suporte das unidades de Sorocaba-SP, Campinas-SP, Belo Horizonte-MG e Concepción, no Chile. www.valmet.com.br

Share:

Latest posts

Créditos: Divulgação/Minor Hotels Europe & Americas
Minor Hotels inaugura em Florença o Porta Rossa, primeiro hotel da Colbert Collection
Créditos: Divulgação/Envato
Marrocos além do futebol: três curiosidades sobre o primeiro rival do Brasil na Copa
Créditos: Envato
Três lições da Educação Financeira para formar crianças conscientes

Sign up for our newsletter

Acompanhe nossas redes

related articles

Créditos: Divulgação/Minor Hotels Europe & Americas
Minor Hotels inaugura em Florença o Porta Rossa, primeiro hotel da Colbert Collection
Porta Rossa Hotel Firenze, Colbert Collection abre suas portas e marca estreia mundial da nova marca A...
Saiba mais >
Créditos: Divulgação/Envato
Marrocos além do futebol: três curiosidades sobre o primeiro rival do Brasil na Copa
País do norte africano atrai olhares para patrimônio que vai da biblioteca mais antiga do mundo às passarelas...
Saiba mais >
Créditos: Envato
Três lições da Educação Financeira para formar crianças conscientes
Atividades práticas e hábitos simples ajudam crianças a desenvolver consumo consciente e responsabilidade...
Saiba mais >
Créditos: Envato
Três exemplos reais para ensinar crianças sobre empatia, convivência e respeito
Como uma criança reage quando perde em uma brincadeira? Ela consegue ouvir o colega antes de responder?...
Saiba mais >