Valmet expande atuação no setor de mineração e metais no Brasil com diversificado portfólio de tecidos filtrantes, automação, válvulas e bombas

Multinacional finlandesa reforça atuação em indústrias de mineração e metalurgia, oferecendo soluções integradas na Exposibram 2023, em Belém (PA)

Como peça fundamental para o crescimento de diversas indústrias, a mineração no Brasil está atraindo cada vez mais investimentos e consolidando as empresas do setor. Sabe-se que a economia brasileira mantém uma forte interdependência com a atividade de extração de minérios, a qual se destaca como um dos pilares fundamentais da economia nacional. Além de contribuir para a geração de empregos e renda, a mineração impulsiona o desenvolvimento social e tecnológico nas regiões mineradoras, bem como pelo recorde de superávit na balança comercial brasileira. Segundo dados da Agência Nacional de Mineração, esse setor é responsável por quase 5% do PIB nacional e fornece matérias-primas essenciais para diversas indústrias, como siderúrgicas, fertilizantes e petroquímicas.

A Valmet, líder global em desenvolvimento e fornecimento de tecnologias, automação e serviços em diversas indústrias, há anos reconhece a magnitude da indústria de mineração e oferece soluções completas para o setor, desde tecidos filtrantes até válvulas e bombas. Atualmente, a multinacional finlandesa é uma marca estabelecida e confiável no setor de mineração, processamento de metais e aço, desfrutando de reconhecimento internacional. Como parte do trabalho, a Valmet estará presente na Expo & Congresso Brasileiro de Mineração (EXPOSIBRAM) 2023, um dos eventos mais relevantes do setor de mineração na América Latina, organizado anualmente pelo IBRAM. 

Reforçando seu objetivo de ser uma empresa que oferece um portfólio amplo e integrado de produtos ao mercado, a Valmet expandiu seu leque de soluções e serviços para aplicações em minerais e metalurgia, com tecidos filtrantes, sistema de automação, válvulas de controle de fluxo e bombas.

A empresa oferece uma linha abrangente de válvulas, incluindo as marcas Neles™, Jamesbury™ e Flowrox™, que são complementadas por bombas robustas. “Em 2021, adquirimos o portfólio completo da empresa Flowrox, que englobava válvulas e bombas de alta demanda pela indústria de mineração, especialmente em processos de britagem e moagem. No entanto, ainda enxergamos um considerável potencial de crescimento graças a todas as soluções que desenvolvemos nos últimos anos”, declara o gerente de Desenvolvimento de Negócios Rodrigo Bonas. 

No domínio da automação de válvulas, a oferta da Valmet se estende desde atuadores até chaves de fim de curso e posicionadores inteligentes, que coletam dados de processo para melhor parametrização e operação de bombas, válvulas e outros instrumentos. Isso possibilita a otimização de processos e economias em matéria-prima e energia. Essa tecnologia também auxilia no gerenciamento de manutenção, pois é capaz de antecipar falhas com base em dados precisos, garantindo assim o melhor desempenho das válvulas. “A manutenção preventiva pode resultar em uma economia de até 70% em comparação com a manutenção corretiva. Com essa tecnologia, os clientes podem monitorar não apenas o funcionamento das válvulas, mas também as condições das malhas de controle, permitindo uma avaliação abrangente da performance desses componentes, mesmo em ambientes de processo extremos”, complementa. 

O diferencial da Valmet consiste em seu desenvolvimento de tecnologias e serviços de manutenção preventiva e corretiva, oferecendo um amplo portfólio de produtos que atendem às diversas necessidades da indústria, incluindo o manuseio de rejeitos e outros materiais. 

Líder global na produção e no desenvolvimento de tecidos filtrantes para as indústrias de mineração e química

A tecnologia de filtros já é empregada há muito tempo na filtração de concentrados e, atualmente, o setor vem aplicando essa tecnologia também na filtração de rejeitos para empilhagem a seco. Esse processo consiste em separar sólidos de líquidos, permitindo o empilhamento seguro a seco (dry stacking) dos rejeitos. A Valmet apresenta amplo portfólio de soluções inovadoras de tecidos filtrantes para diversos processos em plantas de concentração nas indústrias de mineração e química. Esses tecidos são feitos sob medida para os processos e equipamentos específicos do cliente, garantindo confiabilidade na produção, economia de energia e redução dos custos de manutenção. Além disso, eles são projetados para suportar altas temperaturas de processo, ambientes químicos complexos e uma ampla variedade de polpas. Dentre os produtos oferecidos, destacam-se os tecidos filtrantes para filtros de disco, filtros tambor, filtros de esteira, filtros prensa verticais e horizontais, entre outros, além de uma linha completa de soluções avançadas de filtragem para todas as aplicações nas indústrias de mineração, minerais e química.

“Ao aprofundarmos nosso conhecimento no tratamento de rejeitos, alinhamos nossa empresa com as preocupações de nossos clientes e da comunidade, buscando elevar os padrões e segurança na atividade mineradora. Muitos de nossos clientes já adotaram nossas tecnologias de filtragem, reconhecendo seu desempenho e qualidade”, explica o gerente de vendas, Cleber Mattar. Um dos objetivos da companhia é continuar a expansão nas principais regiões mineradoras, ampliando sua participação de mercado globalmente e na América do Sul, com foco especial no Brasil, que possui um mercado altamente desenvolvido. Essa estratégia coloca a Valmet em uma posição destacada para o setor de mineração no Brasil. 

Valmet participará da Expo & Congresso Brasileiro de Mineração (EXPOSIBRAM) 2023

A Valmet participará da Expo & Congresso Brasileiro de Mineração (EXPOSIBRAM) 2023, um dos eventos mais relevantes do setor de mineração na América Latina, organizado anualmente pelo IBRAM. O evento reúne as principais companhias mineradoras de alcance nacional e global, fornecedores de equipamentos e serviços, representantes de instituições de pesquisa e universidades, além de renomados executivos e especialistas para discutir temas pertinentes à indústria mineral.

A edição de 2023 será entre os dias 29 e 31 de agosto, no Hangar Centro de Convenções & Feiras da Amazônia, em Belém (PA). A multinacional finlandesa estará presente no evento, exibindo seu portfólio de válvulas e tecidos filtrantes. Dentre os destaques, os visitantes da feira poderão saber mais sobre o Filtra Test, equipamento usado pela Valmet para ensaio de laboratório de filtro prensa, amostras de tecidos filtrantes para filtro de disco e filtro prensa e setor plástico para filtros de disco. A Valmet também irá expor a válvula tipo mangote de três polegadas com corpo aberto, reconhecida por sua eficiência e durabilidade no controle de fluidos abrasivos. Essa válvula de passagem linear permite a regulagem do fluxo de maneira gradativa, sendo altamente utilizada para bloquear líquidos diversos, como lodo, pó, substâncias gasosas, ar comprimido, granulados e outros, garantindo uma vedação completa e eficiência no processo. A programação completa e detalhes do credenciamento estão disponíveis no site oficial do evento.

Sobre a Valmet 

A Valmet é uma desenvolvedora e fornecedora líder global de tecnologias de processo, automação e serviços para as indústrias de celulose, papel e energia. Com soluções de automação, válvulas e controladores de fluxo, a Valmet atende uma base ainda mais ampla de indústrias de processo, visando ser campeã global no atendimento dos seus clientes. Com mais de 17 mil profissionais, a Valmet conta com mais de 220 anos de história industrial e tem como missão converter recursos renováveis em resultados sustentáveis. Em 2022, a empresa Neles Corporation foi incorporada pela Valmet. A Valmet América do Sul opera com unidades em Araucária (PR), Sorocaba (SP), Belo Horizonte (MG), Imperatriz (MA) e Concepción, Antofagasta e Santiago, no Chile. Mais informações: www.valmet.com.br. 

Share:

Latest posts

Luara Mandelli é um exemplo de atleta que tem conseguido participar de campeonatos graças aos seus patrocínios, como o da ClearCorrect Créditos: Lorenzo Bazo
Patrocínios impulsionam sonhos olímpicos
Parintins (1)
Do sertanejo à comédia, Teatro Positivo divulga programação de março
3670c-20210320-0112 (1)
Iluminação de interiores: conforto visual e sofisticação em cada detalhe

Sign up for our newsletter

Acompanhe nossas redes

related articles

Luara Mandelli é um exemplo de atleta que tem conseguido participar de campeonatos graças aos seus patrocínios, como o da ClearCorrect Créditos: Lorenzo Bazo
Patrocínios impulsionam sonhos olímpicos
Mesmo com muita garra e persistência, apoio de empresas é fator determinante para diversos atletas brasileiros É...
Saiba mais >
Parintins (1)
Do sertanejo à comédia, Teatro Positivo divulga programação de março
Além dos shows e peças teatrais, Teatro recebe espetáculos do tradicional Festival de Curitiba espetáculos...
Saiba mais >
3670c-20210320-0112 (1)
Iluminação de interiores: conforto visual e sofisticação em cada detalhe
Arquiteta da A.Yoshii dá dicas sobre o uso da iluminação para transformar ambientes e criar verdadeiras...
Saiba mais >
©2021 Ebraim Martini
Em busca de um carro por assinatura? Confira dicas para não errar na escolha do plano
Com opções contratuais de 12, 18 e 24 meses e franquias de 500 a 2 mil quilômetros por mês, especialista...
Saiba mais >