Valmet fornecerá as principais tecnologias, equipamentos e automação para a fábrica de celulose das empresas Lenzing e Duratex no Brasil

[flgallery id=2831 /]

A Valmet fornecerá as principais ilhas de processos para a joint venture formada pelas empresas Lenzing e Duratex, a LD Celulose S.A. A nova fábrica de celulose solúvel, com capacidade de 500.000 toneladas/ano, será instalada nas cidades de Indianópolis e Araguari, no estado de Minas Gerais. O fornecimento da Valmet inclui a linha de fibras, linha de secagem e enfardamento, planta de evaporação, planta de licor branco, sistema de automação completo Valmet DNA, bem como simuladores de processo e treinamento (OTS) para toda a fábrica.

Esse pedido está entre os recebidos pela Valmet no primeiro trimestre de 2020, e o valor do projeto não será divulgado. Porém, o valor de investimento para este tipo de planta com esta capacidade e escopo de fornecimento é da ordem de 200 a 250 milhões de euros.

O projeto faz parte do investimento da joint venture entre Lenzing e Duratex de aproximadamente US$ 1,3 bilhão, no qual a Lenzing possui uma participação de 51%, e a Duratex de 49%. O start-up da nova fábrica está previsto para o primeiro semestre de 2022 e vai proporcionar, aproximadamente, 8.000 vagas de emprego na fase de obras. Quando finalizada, a LD Celulose S.A. empregará em torno de 1.100 pessoas na fábrica e nas plantações que a abastecerá. A celulose solúvel é uma matéria-prima essencial para a fabricação de têxteis à base de madeira e fibras especiais.

“As fibras celulósicas à base de madeira oferecem uma importante contribuição para aprimorar a sustentabilidade na indústria têxtil, e esse investimento está alinhado à nossa estratégia de crescimento sendo um marco importante para fortalecer estruturalmente nossa posição de liderança em custos. No planejamento da nova instalação, foi dada uma importância particular à sustentabilidade. A planta será uma das mais produtivas e eficientes em energia do mundo”, afirma Stefan Doboczky, CEO da Lenzing Group.

“LD Celulose S.A. vai gerar um impacto socioeconômico positivo para a região. Estamos trabalhando com as melhores práticas ambientais e com empresas líderes na indústria da celulose, como a Valmet”, enfatiza Luís Künzel, CEO da LD Celulose S.A.

“Com as nossas boas referências na tecnologia de produção de celulose solúvel, e a forte presença no Brasil, fomos capazes de compreender as necessidades do cliente de alta qualidade e eficiência energética, além de suportar a alta produtividade e confiabilidade com as nossas soluções de automação. Estamos felizes em fazer parte de um projeto de nível mundial para a Lenzing e a Duratex, e parte da transformação de matérias-primas renováveis em fibras têxteis sustentáveis”, comenta Bertel Karlstedt, presidente da linha de negócio de Celulose e Energia da Valmet.

Informações sobre a entrega da Valmet

A Valmet fornecerá as principais ilhas de processo com um amplo escopo de fornecimento. A tecnologia Valmet para produção de celulose solúvel é comprovada com várias referências. O equipamento para este projeto é adaptado para alta disponibilidade e eficiência energética, resultando em baixos custos operacionais.

A linha de fibras está equipada com a tecnologia Valmet TwinRoll para lavagem de polpa, com alta eficiência e baixo consumo de químicos e água. As linhas de secagem e enfardamento asseguram flexibilidade e produção de celulose de alta qualidade e fácil operação, com suporte do QCS (Sistema de Controle de Qualidade) da Valmet. A planta de evaporação incorpora a tecnologia Valmet Tubel para alta disponibilidade, produzindo condensados limpos para 100% de reutilização na fábrica. A planta de licor branco inclui caustificação, forno de cal, projetada para alta confiabilidade e menor custo de manutenção.

O Valmet DNA, sistema de automação para toda a fábrica, oferece integração exclusiva com as soluções de processo, incluindo analisadores de processo. Além disso, a entrega inclui soluções de Internet Industrial da Valmet, OTS (Simulador de Treinamento de Operação) para toda a planta, além de hardware básico para conectividade para prestação de serviços através do Performance Center.

Sobre Lenzing e Duratex

O Grupo Lenzing, com sede na Áustria, é uma empresa internacional de fibras de celulose à base de madeira. Essas fibras de alta qualidade são usadas na indústria têxtil, de não tecidos para produtos de higiene e também são usadas em uniformes, roupas protetoras e em aplicações industriais. A celulose solúvel processada a partir da madeira como matéria-prima, é posteriormente comercializada sob as marcas TENCEL™ para aplicações têxteis, VEOCEL™ para não-tecidos e LENZING™ para aplicações de fibras especializadas em outras áreas e produtos. O volume de negócios anual do Grupo Lenzing é superior a 2 bilhões de euros.

A Duratex é a maior produtora de painéis de madeira industrializados no Hemisfério Sul. A empresa atua em três áreas de negócios: madeira, revestimentos cerâmicos e louças e metais sanitários. A divisão de Madeira abrange produtos de madeira e silvicultura, produzindo eucalipto em mais de 251 mil hectares de florestas. A sede da Duratex está localizada na cidade e no estado de São Paulo, possui sete unidades florestais, 16 instalações industriais no Brasil e três instalações de produção na Colômbia.

Sobre a Valmet

A Valmet é líder mundial no desenvolvimento e fornecimento de tecnologias, automação e serviços para os setores de celulose, papel e energia, com mais de 220 anos de história e 13.000 funcionários. No Brasil, a gigante finlandesa está presente com quatro unidades. A gestão da Valmet na América do Sul está concentrada na unidade de Araucária-PR, com o suporte das unidades de Sorocaba-SP, Campinas-SP, Belo Horizonte-MG e Concepción, no Chile. www.valmet.com.br 

Share:

Latest posts

foto site cp (10)
Com tecnologia 100% nacional, Pratiprazol da Prati-Donaduzzi se torna referência na Anvisa
foto site cp (9)
4 mil cirurgias: neurocirurgião inspira passos e se torna parte da família de pacientes
Diretora do Grupo Marista foi reconhecida como melhor Executiva de Comunicação do Sul do Brasil Créditos: Divulgação/Grupo Marista
Carmem Murara, diretora do Grupo Marista, é eleita melhor Executiva de Comunicação do Sul do Brasil

Sign up for our newsletter

Acompanhe nossas redes

related articles

foto site cp (10)
Com tecnologia 100% nacional, Pratiprazol da Prati-Donaduzzi se torna referência na Anvisa
Entenda qual a tecnologia empregada na fabricação dos pellets do omeprazol Utilizados no tratamento...
Saiba mais >
foto site cp (9)
4 mil cirurgias: neurocirurgião inspira passos e se torna parte da família de pacientes
Por trás de procedimentos complexos, estão pessoas que recebem novas chances depois de diagnósticos graves Sofia,...
Saiba mais >
Diretora do Grupo Marista foi reconhecida como melhor Executiva de Comunicação do Sul do Brasil Créditos: Divulgação/Grupo Marista
Carmem Murara, diretora do Grupo Marista, é eleita melhor Executiva de Comunicação do Sul do Brasil
Reconhecimento foi concedido pelo Top Mega Brasil 2024 durante cerimônia em São Paulo Na noite do...
Saiba mais >
Envato
Divórcios, inventários e partilha de bens envolvendo menores de idade poderão ser feitos em cartório
Uma nova medida aprovada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) no último dia 20 permite que inventários,...
Saiba mais >