+55 41 3026.2610

Notícias Central Press

Valmet inicia operações do Yankee Service Station na América do Sul

Postado no dia: 17 de julho de 2019
Valmet inicia operações do Yankee Service Station na América do Sul

A tecnologia soluciona problemas de exposição ao cromo hexavalente, presente em máquinas de papel tissue

  1. A indústria de papel tissue passa a contar com o revestimento de metalização Yankee mais seguro e de maior duração disponível no mercadoCrédito: divulgação

A Valmet é a líder no fornecimento de soluções para revestimento de cilindros Yankee, com mais de 635 aplicações ao redor do mundo. Com o objetivo de atender os clientes de forma mais rápida, a Valmet passa a oferecer, também no Brasil, o Valmet Yankee Services Station, estação que realiza serviços de metalização on site. Estes serviços, agora executados com nova estrutura local, atendem às demandas emergentes dos produtores locais de papel tissue com maior agilidade e flexibilidade, mantendo o nível global de qualidade exigido pelos clientes e que tornou a Valmet a um dos principais players neste segmento.

O processo do serviço se inicia na seleção e estabilidade das matérias-primas e equipamentos, onde destaca-se a manutenção das propriedades do arame (principal componente do revestimento), desenvolvido e comercializado de forma exclusiva à Valmet. 

“As nossas referências mundiais têm demonstrado que Valmet Infinikote 1™ Yankee Metallizing apresenta, quando respeitada suas premissas técnicas, elevada durabilidade e usinabilidade. Isto proporciona aos nossos clientes a manutenção da confiabilidade das máquinas de papel tissue, bem como intervenções mais rápidas e menos dispendiosas”, conta o engenheiro de vendas Eduardo Bonelli.

Valmet Infinikote 2™ Yankee Metallizing

Reconhecendo os riscos potenciais associados à utilização de materiais ferrosos, a Valmet embarcou em um programa de desenvolvimento de novos materiais de liga para eliminar o cromo na metalização Yankee. O novo Valmet Infinikote 2™ Yankee Metallizing não contém cromo e não gera cromo hexavalente durante a aplicação. É o revestimento de metalização Yankee mais seguro e de maior duração disponível no mercado.

Este serviço soluciona problemas de exposição ao cromo hexavalente Cr (VI), conhecido como agente desenvolvedor do câncer, tendo como alvo o sistema respiratório, rins, fígado, pele e olhos. O metal de cromo é adicionado ao aço de liga para aumentar a dureza e a resistência à corrosão. Uma das principais fontes de exposição do trabalhador ao Cr (VI) ocorre durante o “trabalho a quente” como, por exemplo, uma simples soldagem de aços inoxidáveis e na aplicação de revestimentos por termo-spray, empregados tradicionalmente a metalização de cilindros Yankee.

Os resultados em escala industrial demonstraram um material mais seguro e otimizado, frente à primeira tecnologia. “Nós identificamos a necessidade de mudar o sistema para garantir a saúde de nossos clientes e colaboradores, e de nos anteciparmos às futuras mudanças de legislação. Isto nos levou a tomarmos a decisão de desenvolver novos e mais seguros materiais para o revestimento de cilindros Yankee”, explica o diretor de serviços da Valmet, Marko Heino.

Dentre os principais comportamentos, o Valmet Infinikote 2™ Yankee Metal demonstrou uma superior resistência quanto a desgaste sem afetar outras características como dureza (usinabilidade), adesividade (formação de coating) e resistência a corrosão. Este fator poderá apresentar novos patamares de vida útil dos revestimentos nos cilindros Yankee.

Sobre a Valmet

A Valmet é líder mundial no desenvolvimento e fornecimento de tecnologias, automação e serviços para os setores de celulose, papel e energia, com mais de 220 anos de história e 13.000 funcionários. No Brasil, a Valmet está presente com quatro unidades. A gestão da Valmet na América do Sul está concentrada na unidade de Araucária-PR, com o suporte das unidades de Sorocaba-SP, Campinas-SP, Belo Horizonte-MG e Concepción, no Chile. Mais informações em: https://www.valmet.com.br  

Todas as notícias