Valmet promove sustentabilidade no segmento de vestimentas para máquinas de papel e secadoras de celulose

Multinacional finlandesa oferece soluções sustentáveis para o processo de fabricação de papel, cartão e celulose, melhorando o desempenho e contribuindo para uma produção eficiente, redução do consumo de energia e de custos em todos os tipos de máquinas

A Agenda Sustentabilidade 360° da multinacional finlandesa Valmet é uma iniciativa  essencial na construção do reconhecido trabalho de sustentabilidade da empresa ao longo dos anos. Essa agenda inclui projetos e ações ambientais, sociais e de governança (ESG) e abrangem toda a cadeia de valor da Valmet, incluindo a cadeia de suprimentos, operações e as ofertas de tecnologia e serviços para os clientes. A unidade de negócios Fabrics da Valmet, que engloba as unidades de tecnologia de vestimentas para máquinas de papel e tecidos filtrantes, elaborou um plano de ação específico para a sustentabilidade, cuja meta é acelerar o desenvolvimento de seu portfólio de produtos e serviços mais benéficos para o meio ambiente buscando, por exemplo, diminuir as emissões de CO2 e o consumo de energia no processo de fabricação desses produtos.

“Há alguns anos, a eficiência energética e o uso responsável de recursos, bem como o aumento da vida útil  dos produtos, têm sido os pilares do trabalho de pesquisa e desenvolvimento (P&D) do setor, assim  como na sua produção.”, afirma o diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da Unidade de Negócios de Tecidos e Serviços na Valmet, Mika Lahtinen. “Estamos comprometidos em dar passos significativamente maiores e liderar o caminho na indústria, oferecendo vestimentas e tecidos filtrantes ainda mais sustentáveis e de qualidade superior”.

Quatro áreas-chave para aumentar a sustentabilidade

As ações de desenvolvimento estão divididas em quatro áreas: matérias-primas sustentáveis, redução de resíduos e eficiência de recursos, eficiência energética e redução da pegada de carbono.

“Reestruturamos nossas operações de P&D e montamos uma equipe especializada em novos materiais e reciclagem. A equipe já desenvolveu novos tecidos filtrantes utilizando polímeros reciclados que apresentaram resultados muito promissores. Além de utilizar materiais reciclados, nosso objetivo também inclui encontrar novas formas de reutilizar os nossos tecidos, introduzir materiais de embalagem mais sustentáveis e reduzir o consumo de energia e as emissões de CO2 nas unidades de produção do setor”, afirma Lahtinen.

Metas ambientais são os interesses em comum

O principal objetivo da Valmet é apoiar os clientes no alcance de suas metas de sustentabilidade. As vestimentas para máquinas de papel e secadoras de celulose, os tecidos filtrantes e os têxteis industriais, entregues principalmente às indústrias de celulose, papel, mineração, química e energia, contribuem para a eficiência energética, a redução do consumo de água, a minimização do uso de matérias-primas e a eficaz gestão de rejeitos minerais.

Sobre a Valmet

A Valmet é uma desenvolvedora e líder global no fornecimento e desenvolvimento de processos, automação e serviços para as indústrias de celulose, papel e energia. Com sistemas de automação e soluções em válvulas de controle de fluxo, a Valmet atende expressiva base de indústrias, visando ser campeã global no atendimento dos seus clientes. Com mais de 17 mil profissionais, a Valmet conta com mais de 220 anos de história industrial e sólido histórico de melhoria e renovação. Em 2022, a empresa de válvulas de controle de fluxo Neles Corporation foi incorporada pela Valmet. A Valmet América do Sul opera com unidades em Araucária (PR), Sorocaba (SP), Belo Horizonte (MG), Imperatriz (MA) e Antofagasta, Santiago e Concepción, no Chile. Mais informações: www.valmet.com.br.

Share:

Latest posts

WhatsApp-Image-2024-02-20-at-17.48
Exposição Traços do Cotidiano explora a beleza das coisas simples
NoahMGA - 1-
Hall de entrada: boas-vindas e impressão marcante à primeira vista
Selective focus shot of basil leaves
5 plantas que afastam o mosquito da dengue

Sign up for our newsletter

Acompanhe nossas redes

related articles

WhatsApp-Image-2024-02-20-at-17.48
Exposição Traços do Cotidiano explora a beleza das coisas simples
“Tudo pode ser transformado em arte”, afirma a artista plástica Magali Tieppo Robaina, responsável pela...
Saiba mais >
NoahMGA - 1-
Hall de entrada: boas-vindas e impressão marcante à primeira vista
Ambientes destacam-se em projetos arquitetônicos, refletindo o luxo e a sofisticação dos edifícios Não...
Saiba mais >
Selective focus shot of basil leaves
5 plantas que afastam o mosquito da dengue
Com um aumento de mais de 445% nos casos da doença em comparação ao mesmo período do ano passado, a adoção...
Saiba mais >
_- 65 - 2-
Arte da sustentabilidade: exposição gratuita apresenta itens decorativos inovadores feitos com resíduos da construção civil
Até 1.º de março, Instituto A.Yoshii destaca mais de 40 obras únicas criados nos projetos Obra&Arte...
Saiba mais >