Válvulas garantem desempenho e confiabilidade no processamento da cana-de-açúcar

Válvulas de controle de fluxo e soluções de diagnóstico preventivo da Valmet convertem recursos renováveis em resultados sustentáveis

A indústria açucareira apresenta oportunidades que podem ser exploradas, como o aproveitamento integral dos fluxos laterais, resíduos e outras partes da matéria-prima. Atualmente, os bioprodutos estão sendo explorados como produtos complementares pelas usinas de processamento de açúcar. Todavia, o processamento dos bioprodutos ainda é incipiente e requer pesquisa contínua e um maior desenvolvimento. Comprometida com o propósito de converter recursos renováveis em resultados sustentáveis, a multinacional finlandesa Valmet possui tecnologias de ponta para os processos bioenergéticos e experiência em aplicações de bioprodutos, assegurando que as matérias-primas devem ser utilizadas de forma eficiente e integral. 

Os processos utilizados para a extração do açúcar ou etanol da cana-de-açúcar frequentemente envolvem condições adversas e produção ininterrupta, o que, por sua vez, exige válvulas de controle de fluxo com confiabilidade para alta produtividade e longo período de operação.

“As condições de processamento nesse mercado são complexas, exigindo robustez, precisão e confiabilidade das válvulas. As válvulas precisam suportar uma operação contínua em altas temperaturas e operar com fluidos erosivos, sem mencionar os produtos químicos cáusticos e corrosivos. Nossas válvulas de alta performance, resistentes à corrosão, fornecem eficiência e vida útil mais longa”, explica o gerente de Desenvolvimento de Negócios da Valmet, Rodrigo Bonas.

Nelscope: solução exclusiva que garante o desempenho da válvula

Para garantir uma produção contínua, sem paradas não planejadas, uma importante solução desenvolvida pela multinacional finlandesa é o Nelscope, uma ferramenta que realiza um teste no qual é possível garantir com precisão como está a performance da válvula em toda sua faixa de controle, com avaliações normatizadas conforme a IEC – Comissão Eletrotécnica Internacional – da ISA (Sociedade Internacional de Automação). Sem retirar a válvula da linha, executamos testes pelos quais podemos identificar vazamentos pneumáticos, travamentos por atrito, agarramentos, folgas mecânicas, descalibração, entre outros potenciais problemas que estejam acontecendo, ou até mesmo em estágio de evolução e que irão aparecer. Os testes são realizados de modo off-line e aplicados em qualquer posicionador analógico, digital em protocolos HART e FIELDBUS.

O objetivo da tecnologia Valmet Nelscope é melhorar a performance operacional das válvulas, proporcionando redução de perdas de produção, melhoria na qualidade operacional, aumento de disponibilidade operacional, redução de válvulas a serem mantidas durante a parada programada, melhor aproveitamento do período de entressafra, assertividade no planejamento de manutenção e redução significativa no custo de manutenção.

Portfólio de válvulas para diferentes etapas produtivas do processamento de açúcar

As condições de processamento do açúcar podem ser complexas, exigindo robustez, precisão e confiabilidade das válvulas. Para isso, as marcas Neles, Jamesbury e Easyflow possuem soluções adequadas para cada etapa do processo produtivo, como as válvulas borboleta de alto desempenho, revestidas ou não, adequadas e econômicas para muitas das aplicações, como vapor, suco e evaporadores. Para aplicações exigentes de polpa, é recomendado o uso de válvulas de controle de esfera cerâmica, projetadas para atender aos requisitos de serviço erosivo mais severo e usadas com sucesso na operação de calagem. Quando se trata de válvulas de controle, a precisão e a rangebilidade podem maximizar a produção e, nesse caso, a válvula segmentada é a escolha certa para controle de processo em toda a planta. Para linhas menores de vapor e processo, as válvulas globo lineares ou rotativa Neles são a melhor escolha. 

Valmet participará da 29.ª edição da Fenasucro & Agrocana

As soluções desenvolvidas para o mercado de bioenergia serão exploradas no estande C049 da Valmet, na Fenasucro, considerada uma das maiores feiras do mundo de bioenergia, no país há mais de 30 anos. A 29.ª edição do evento ocorre entre os dias 15 e 18 de agosto e reunirá mais de 1.000 marcas dos setores agrícola, bioenergia, transporte e logística, e indústria, no Centro de Eventos Zanini, em Sertãozinho (SP). A multinacional finlandesa irá expor as válvulas das marcas Neles, Neles Easyflow e Jamesbury. A programação completa e o credenciamento estão disponíveis no site oficial do evento.

Serviço:

Data: 15 a 18 de agosto de 2023

Local: Centro de Eventos Zanini – Sertãozinho/SP

Site: www.fenasucro.com.br/

Sobre a Valmet 

A Valmet é uma desenvolvedora e fornecedora líder global de tecnologias de processo, automação e serviços para as indústrias de celulose, papel e energia. Com soluções de automação, válvulas e controladores de fluxo, a Valmet atende uma base ainda mais ampla de indústrias de processo, visando ser campeã global no atendimento dos seus clientes. Com mais de 17 mil profissionais, a Valmet conta com mais de 220 anos de história industrial e tem como missão converter recursos renováveis em resultados sustentáveis. Em 2022, a empresa Neles Corporation foi incorporada pela Valmet. A Valmet América do Sul opera com unidades em Araucária (PR), Sorocaba (SP), Belo Horizonte (MG), Imperatriz (MA) e Concepción, Antofagasta e Santiago, no Chile. Mais informações: www.valmet.com.br

Share:

Latest posts

Créditos: Freepik
Universidade Positivo recebe feira de adoção de cães nesta quarta-feira (12)
Crédito: Marcos Vinícius
Às vésperas do Dia dos Namorados, shopping promove encontro para solteiros
Foto: divulgação
Caminhada melhora saúde, fortalece vínculos sociais e promove solidariedade

Sign up for our newsletter

Acompanhe nossas redes

related articles

Créditos: Freepik
Universidade Positivo recebe feira de adoção de cães nesta quarta-feira (12)
Evento tem animais do Complexo Penitenciário de Piraquara disponíveis para adoção A Universidade Positivo...
Saiba mais >
Crédito: Marcos Vinícius
Às vésperas do Dia dos Namorados, shopping promove encontro para solteiros
Com música, cardápio especial de bebidas e comidas, cinema e decoração romântica, a 9.ª edição da Sessão...
Saiba mais >
Foto: divulgação
Caminhada melhora saúde, fortalece vínculos sociais e promove solidariedade
Exercício é capaz de combater doenças, melhorar a saúde mental e até contribuir com a economia A caminhada...
Saiba mais >
mice
Revista MICE Curitiba chega à terceira edição
Publicação bilíngue destaca conquistas da cidade mais inteligente do mundo e o crescimento do turismo...
Saiba mais >