Vintage e Retrô Moderno são apostas da decoração de interiores para 2023

Se por um lado o intimismo do estilo retrô moderno está tornando os ambientes internos cada vez mais aconchegantes e únicos, os novos projetos arquitetônicos dos empreendimentos também seguem essa diretriz. O Noah, em Maringá, e o Etherea, com vista exclusiva para o Parque Barigui, em Curitiba (PR), ambos do Grupo A.Yoshii, são alguns exemplos de construções com estética curvilínea e orgânica.

As formas orgânicas nas fachadas dos edifícios são tendências da arquitetura de 2023. Antes, as formas retas, rígidas e industriais eram sinônimo de sofisticação, mas, agora, o movimento está de volta, proporcionando ambientes mais leves e fluidos. “As formas orgânicas sugerem flexibilidade e movimento. Na prática da arquitetura, essas formas são aplicadas com revestimentos naturais, cores que remetem à natureza e linhas curvas, relembrando as décadas de 1960 e 1970. É muito interessante como o design curvo, com formas mais suaves e arredondadas, tanto em móveis como em estruturas, retornaram com tanta força”, comenta a arquiteta.

Como fonte de inspiração, o último lançamento da A.Yoshii  na cidade-canção, Maringá, o Noah prioriza uma fachada curvilínea e fluida. Já o Etherea, localizado na capital paranaense, também destaca-se pela fachada orgânica e suave, fazendo referência à paisagem natural do Parque Barigui.

Confira algumas dicas de itens clássicos que podem compor ambientes mais dinâmicos e clássicos, que são tendências para 2023:

  • Itens como telefones antigos, abajures, relógios, máquinas de escrever e câmeras antigas conferem um ar vintage à sua decoração. Caso não seja possível encontrar itens verdadeiramente antigos, o estilo retrô faz uma reinterpretação dessas peças com nova roupagem. Os espelhos com formatos orgânicos trazem sensação de movimento e estão em alta.
  • Pode-se dizer que a escolha do sofá faz toda a diferença em uma decoração retrô. Os estofados com capitonê, como os modelos Luís XV ou Provençal, podem ser combinados com poltronas de estofado arredondado ou ainda puffs modernos e neutros.
  • Estruturas arredondadas como arcos e cantos são um marco da arquitetura orgânica. Além de serem pontos focais de interesse e personalidade, ajudam na volumetria dos ambientes.
  • A marcenaria do ambiente pode contribuir para o ar retrô. Peças com entalhes esculpidos, painéis com ângulos bem marcados e formas arredondadas, modelos com pés palito e puxadores trabalhados são referências desse estilo.
  • Os tapetes, por sua vez, são formas criativas e versáteis de dar personalidade aos ambientes. Nesse estilo de decoração são as cores vibrantes e as estampas com padronagens geométricas ou com efeito excêntrico que chamam atenção.
  • Cores neutras e iluminação adequada são importantes. Para manter a delicadeza do estilo, o estilo retrô prioriza os tons pastéis e neutros como bege, rosa queimado, cinza-claro e marrom. A iluminação deve ser aconchegante e indireta, evitando lâmpadas brancas muito artificiais e frias.

“O uso de peças autênticas e cheias de personalidade pode ser combinado a uma proposta contemporânea. É importante equilibrar essa decoração para compor um ambiente sofisticado e cheio de memória, evitando espaços muito datados ou temáticos”, finaliza a arquiteta.

 

Sobre o Grupo A.Yoshii

Fundado em 1965, o Grupo A.Yoshii já construiu mais de 2 milhões de m² do Sul ao Nordeste do Brasil, entre obras industriais, edifícios corporativos e residenciais, escolas, universidades, teatros e centros esportivos. É composto pela A.Yoshii Incorporação, com sólida atuação em construções de edifícios residenciais e comerciais de alto padrão em Londrina, Maringá, Curitiba e Campinas; pela Yticon Construção e Incorporação, que realiza empreendimentos econômicos, localizados em regiões de potencial valorização em municípios do Paraná e interior de São Paulo; pelo Instituto A.Yoshii, voltado para a inserção social e a democratização cultural; e atua em Obras Corporativas, atendendo a grandes corporações em suas plantas industriais, nos mais variados segmentos da economia, como papel e celulose, alimentício, químico, agronegócio, energia, assim como usinas sucroalcooleiras, centros logísticos, plantas automobilísticas, entre outros. Mais informações: www.ayoshiiengenharia.com.br.

Central Press

MAIS INFORMAÇÕES / AGENDAMENTO DE ENTREVISTAS
Curitiba: + 55 41 3026-2610 | + 55 41 99273-8999
São Paulo: + 55 11 94199-9379
Londres: + 44 7379-138858
centralpress@centralpress.com.br
www.centralpress.com.br

Share:

Latest posts

Sicredi
Associados com cartões Sicredi têm acesso exclusivo à pré-venda da turnê PaGGodin, de Léo Santana
 Prati-Donaduzzi
Apoio e acolhimento: imigrantes e refugiados conquistam oportunidade de crescimento em empresas brasileiras
Estudo clínico realizado pela farmacêutica em parceria com a USP de Ribeirão Preto é o único em andamento no país Créditos: Prati-Donaduzzi
Canabidiol ganha mercado e chega a 4 anos de comercialização em farmácias, desde que foi lançado por farmacêutica que abriu setor no Brasil

Sign up for our newsletter

Acompanhe nossas redes

related articles

Sicredi
Associados com cartões Sicredi têm acesso exclusivo à pré-venda da turnê PaGGodin, de Léo Santana
Além da compra antecipada, usuários do cartão contam com desconto especial de 20% na aquisição dos ingressos...
Saiba mais >
 Prati-Donaduzzi
Apoio e acolhimento: imigrantes e refugiados conquistam oportunidade de crescimento em empresas brasileiras
Número de trabalhadores estrangeiros no país saltou de 62 mil para 181 mil em uma década; jovem do Senegal...
Saiba mais >
Estudo clínico realizado pela farmacêutica em parceria com a USP de Ribeirão Preto é o único em andamento no país Créditos: Prati-Donaduzzi
Canabidiol ganha mercado e chega a 4 anos de comercialização em farmácias, desde que foi lançado por farmacêutica que abriu setor no Brasil
Incorporação no SUS deve ampliar acesso do medicamento à população; Prati-Donaduzzi investe em pesquisas...
Saiba mais >
Créditos: divulgação
Inscrições para Cursinho Solidário vão até o dia 25
Projeto oferece aulas gratuitas para vestibulandos As inscrições para o semiextensivo do Cursinho Solidário,...
Saiba mais >