Violência contra mulher é discutida em sala de aula

[flgallery id=1248 /]

Projeto é finalista do Prêmio RBS de Educação

O contexto de violência contra a mulher, com casos cada vez mais frequentes de mulheres agredidas, assassinadas ou hostilizadas por sua condição serviu como motivação para uma professora de Língua Portuguesa e Literatura de Cachoeirinha (RS). Gisele dos Santos Rodrigues, professora do Colégio São Mateus, conta que tudo começou com a leitura de um trecho da biografia de Malala, presente no material didático adotado pela escola, conveniada ao Sistema Positivo de Ensino. A ativista paquistanesa, vencedora do Nobel da Paz, foi baleada na cabeça aos 15 anos por defender os direitos das mulheres à educação. “O material gerou impacto e percebi que podia fazer os alunos refletirem a respeito do tema por meio de trabalhos de leitura e escrita”, conta Gisele. O projeto “Mulheres oprimidas, protagonistas das nossas histórias”, desenvolvido este ano pela professora com alunos do Ensino Médio, é um dos finalistas da 5ª edição do Prêmio RBS de Educação, que destaca e reconhece projetos de incentivo à leitura.

Gisele explica que começou a trabalhar o tema com apenas uma turma, só de meninas. O assunto despertou o interesse dos demais alunos e ela acabou estendendo o projeto para as outras turmas do Ensino Médio. Além de explorar os aspectos pedagógicos de leitura, literatura e produção de texto, a professora afirma que a experiência serviu para esclarecer os alunos sobre violência doméstica e a condição da mulher na sociedade. “Conseguimos chamar a atenção para uma questão muito importante, que foi trazida à tona por meio do material didático. O trabalho estimulou a reflexão, conseguiu sensibilizar e gerar conscientização”, destaca Gisele.

O projeto “Mulheres oprimidas, protagonistas das nossas histórias” concorre em duas categorias: Educador de escola privada e Destaque – Gênero. Após serem selecionados por uma comissão julgadora, os projetos foram submetidos à avaliação popular. Os vencedores serão escolhidos pelo público, por meio da internet. A votação vai até o dia 24 de novembro, na página do Prêmio (www.premiorbsdeeducacao.com.br).

Serviço:

Prazo para votação: 24/11

Onde votar: http://www.premiorbsdeeducacao.com.br/

Não há limite de votos por pessoa.

Sobre o Prêmio

O Prêmio RBS de Educação – Para Entender o Mundo – está em sua quinta edição. Seu propósito é reconhecer e disseminar práticas de incentivo à leitura entre educadores das escolas públicas e privadas do Ensino Básico do Rio Grande do Sul.

Sobre o Sistema Positivo de Ensino

É o maior e mais tradicional sistema voltado ao ensino particular no Brasil. Com um projeto sempre atual e inovador, ele oferece às escolas particulares diversos recursos que abrangem alunos, professores, gestores e também a família do aluno com conteúdo diferenciado. Para os estudantes, são ofertadas atividades integradas entre o livro didático e plataformas educacionais que o auxiliam na aprendizagem. Os professores recebem propostas de trabalho pedagógico focadas em diversas disciplinas, enquanto os gestores recebem recursos de apoio para a administração escolar, incluindo cursos e ferramentas que abordam temas voltados às áreas de pedagogia, marketing, finanças e questões jurídicas. A família participa do processo de aprendizagem do aluno recebendo conteúdo específico, que contempla revistas e webconferências voltados à educação.

Share:

Latest posts

a-boy-is-reading-a-book-a-child-is-reading-2023-11-27-04-50-03-utc1
Exposição gratuita traz livros infantis reinterpretados a biblioteca de Universidade
pregnant-woman-taking-pills-or-vitamins-standing-i-2024-02-27-17-35-04-utc
Só paracetamol? Por que é tão difícil prescrever medicamentos para gestantes
fitness-women-and-city-friends-running-in-street-2023-11-27-05-20-27-utc
Mente sã, corpo são: benefícios da corrida para equilíbrio mental

Sign up for our newsletter

Acompanhe nossas redes

related articles

a-boy-is-reading-a-book-a-child-is-reading-2023-11-27-04-50-03-utc1
Exposição gratuita traz livros infantis reinterpretados a biblioteca de Universidade
A exposição gratuita “Diversas leituras, múltiplas vozes” chega à Biblioteca Central da Universidade...
Saiba mais >
pregnant-woman-taking-pills-or-vitamins-standing-i-2024-02-27-17-35-04-utc
Só paracetamol? Por que é tão difícil prescrever medicamentos para gestantes
Intervenção não medicamentosa pode ser saída para mulheres grávidas lidarem melhor com episódios de dor “Grávida...
Saiba mais >
fitness-women-and-city-friends-running-in-street-2023-11-27-05-20-27-utc
Mente sã, corpo são: benefícios da corrida para equilíbrio mental
A prática da corrida vai muito além do simples exercício físico. Considerando os inúmeros benefícios...
Saiba mais >
1708725294-4501-IMG-FOTOMONTAGEM-R01 (1)
Com estrutura de lazer sofisticada, Maringá ganha novo empreendimento de alto padrão na Avenida Guedner
Seen, novo lançamento da A.Yoshii, apresenta arquitetura contemporânea em localização privilegiada Com...
Saiba mais >