Projeto Logística Reversa do Colégio Positivo recicla materiais de papel sem uso
Com a chegada do novo ano letivo, a renovação do material escolar faz parte da rotina de muitas famílias. Mas o que fazer com livros, cadernos e apostilas que não serão mais utilizados? Em Curitiba, a campanha Logística Reversa do Colégio Positivo oferece pontos de coleta para o descarte adequado de materiais de papel sem uso.
Em funcionamento desde 2018, a iniciativa incentiva o descarte consciente de livros, agendas, revistas, cadernos e papéis limpos. Os materiais arrecadados são destinados a empresas de reciclagem, evitando o descarte inadequado e reinserindo os itens na cadeia produtiva. Os recursos obtidos com a venda são integralmente revertidos para projetos socioambientais desenvolvidos por alunos e professores em comunidades locais.
Segundo o Ministério do Meio Ambiente, o Brasil perde cerca de R$38 bilhões por ano ao enterrar ou descartar em lixões materiais recicláveis que poderiam retornar ao ciclo produtivo. Em média, o brasileiro gera cerca de 1 quilo de lixo por dia, o equivalente a aproximadamente 380 quilos por ano. Apesar desse volume, apenas 8,3% dos resíduos urbanos são efetivamente reciclados, de acordo com dados da Associação Brasileira de Resíduos e Meio Ambiente (Abrema).
A gestão da iniciativa é acompanhada pelo Instituto Positivo, que garante a destinação correta dos materiais e a aplicação dos recursos. “A campanha cumpre um papel educativo e social importante na comunidade. Ao manter esses pontos de coleta disponíveis durante todo o ano letivo em nossas unidades, mostramos, na prática, que a Logística Reversa precisa ser parte do cotidiano de toda a comunidade escolar”, destaca o diretor-executivo dos colégios da Rede Positivo, Celso Hartmann.
ResultadosDesde o início da campanha, mais de 96 toneladas de materiais já foram arrecadadas, o equivalente a cerca de 128 mil livros. Entre os projetos beneficiados, está a melhoria das instalações do Centro de Educação Infantil (CEI) Maria Cazetta, no bairro Uberaba. Já em Ponta Grossa (PR), o CMEI Prof.ª Odette Cominato recebeu revitalização e um novo parquinho infantil.
Como participarMoradores de Curitiba e região podem participar da campanha descartando os materiais nas caixas coletoras disponíveis em todas as unidades do Colégio Positivo na capital: Água Verde, Ângelo Sampaio, Boa Vista, Hauer, Jardim Ambiental, Júnior e Positivo International School, além da unidade Centro do Curso Positivo. A iniciativa também ocorre em outras cidades do Paraná — Londrina, Ponta Grossa, Cascavel e Foz do Iguaçu —, além de Joinville e Florianópolis, em Santa Catarina.