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Artigo: Seguro auto: o que considerar na hora da contratação?

Postado no dia: 3 de outubro de 2016
Artigo: Seguro auto: o que considerar na hora da contratação?

  1. (Divulgação)

Por Felipe Michels Caballero, Gerente de Seguros Ramos Elementares da Corretora de Seguros Sicredi

No Brasil há um carro para cada quatro habitantes, de acordo com dados de junho de 2016 do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). Apesar da retração de vendas de veículos, a Confederação Nacional das Seguradoras (CNSeg) projeta um crescimento de 3,9% no segmento de seguros auto em 2016, uma evidência de que o consumidor tem consciência das vantagens da contratação desse produto. No primeiro trimestre de 2016, a arrecadação de prêmios de seguro auto somou R$ 7,42 bilhões, de acordo com os números da Superintendência de Seguros Privados (Susep). No País, segundo levantamento da Federação Nacional de Seguros Gerais (FenSeg), circulam cerca de 60 milhões de veículos (carros, motocicletas e caminhões), dos quais apenas 17,5 milhões são segurados – ou seja, menos de 30% da frota circulante do País possui seguro.

Mas quais são os benefícios de um seguro auto? Trata-se de um produto destinado a reduzir os prejuízos financeiros em caso de acidentes, roubo e furto envolvendo o veículo, e sobretudo, garante maior tranquilidade ao condutor. Isso explica – em partes –, a funcionalidade e o crescimento do segmento associado ao número de veículos por habitantes.

Porém, contratar um seguro auto requer alguns cuidados. Quais pontos devemos observar para contratar o seguro auto ideal? Na busca pelo produto adequado, o consumidor deve fornecer informações fiéis referentes ao seu perfil de condutor, sem esquecer de observar outros itens como assistência 24 horas, carro reserva, guincho e outras coberturas adicionais. Nesse conjunto, deve-se incluir itens que fogem do pacote básico de coberturas e que trazem mais tranquilidade em caso de imprevistos. Nem todos sabem, mas há coberturas muito relevantes que agregam pouco no preço do seguro, como danos materiais a terceiros, no qual se indenizam os veículos, muros e outros bens materiais danificados em caso de uma colisão. Ou ainda danos corporais a terceiros que garante o reembolso de despesas médicas e hospitalares decorrentes de atropelamentos, por exemplo.

Um carro reserva, por sua vez, é muito importante para que o condutor não fique impossibilitado de se locomover caso precise ficar um período sem o seu veículo. Na hora de contratar o limite do reboque (guincho), é importante avaliar a incidência de viagens de longas distâncias, pois existe a possibilidade de contratação sem limite, assim o assegurado não fica “na mão” se o carro apresentar uma pane na estrada. Ou seja, o reboque deve considerar um limite adequado às necessidades do condutor.

Também deve-se avaliar a garantia e extensão de valor de novo para veículos zero quilômetro que – em caso de indenização integral por colisão, incêndio ou roubo – a seguradora paga o valor de novo do veículo de acordo com a tabela de referência.

Outro ponto que deve ser observado é o plano de assistência 24 horas, que oferece diversos serviços úteis para momentos de imprevistos como: troca de pneu, chaveiro, pane seca, assistência de retorno ao domicílio, entre outros – no mercado, existem algumas variações, do mais simples ao mais completo, por isso é importante atentar para este item.

O seguro auto deve ser adequado ao perfil do condutor e suas necessidades. Partindo dessa premissa, é preciso avaliar a cotação recebida e identificar o que está sendo ofertado, observando principalmente os pontos mencionados acima, pois só assim será possível contratar um seguro que proporcione tranquilidade no momento em que o segurado mais precisar.

No Sicredi, os associados têm flexibilidade para escolher os serviços e coberturas que mais se adaptam as suas necessidades, podem optar entre três das melhores seguradoras do País e contar com descontos em serviços na rede credenciada. O Sicredi Seguro Auto atende a vários segmentos – Auto Passeio, Auto Carga, Auto Táxi e Moto. Tudo isso com o diferencial do atendimento de uma instituição financeira cooperativa, na qual o associado não é um cliente, mas dono do negócio, a partir do momento em que se associa a uma das 121 Cooperativas que compõem o Sicredi, em 20 estados brasileiros. E o seu seguro auto, está em dia.

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