Adegas residenciais ganham mais espaço unindo funcionalidade e design

Com diferentes tamanhos e materiais, os espaços para coleção de vinhos se tornam aliados na hora de compor a decoração

O crescente interesse pelo mundo dos vinhos reflete não apenas na escolha dos melhores rótulos ou preços, mas também na busca por espaços dedicados à sua preservação e exposição, integrando-se à decoração dos lares.

De acordo com a Wine Intelligence, entre 2010 e 2022, o número de apreciadores habituais de vinho dobrou, saltando de 22 milhões para 44 milhões. Além disso, não se trata apenas dos rótulos de qualidade que captam a atenção dos consumidores. Os espaços destinados ao armazenamento e conservação das garrafas também assumiram um papel de destaque nos lares dos degustadores da bebida. 

Para os amantes do vinho, contar com uma adega ou um espaço dedicado à coleção de garrafas é um sonho possível. Afinal, para apreciar completamente o sabor de um excelente rótulo, é fundamental armazená-lo adequadamente. Disponíveis em modelos simples ou climatizados, é possível escolher entre a praticidade de um eletrodoméstico ou um projeto personalizado que agregue à estética do ambiente. Seja na área gourmet, na cozinha, na sala de estar ou de jantar, a presença de uma adega tornou-se cada vez mais comum nos lares. 

Segundo a arquiteta do Grupo A.Yoshii, Ana Paula Pimentel, há diversos motivos para se ter uma adega em casa. “Além de oferecer funcionalidades como a proteção contra a luz solar direta, a manutenção da temperatura ideal e a disposição das garrafas em posição horizontal para preservar a qualidade da bebida, esses espaços desempenham um papel relevante na decoração da casa, ao serem integrados em diferentes ambientes e aproveitarem espaços anteriormente pouco utilizados nos apartamentos”, destaca.

Versatilidade

Na integração de uma adega em um projeto residencial, é preciso levar em conta os demais elementos estéticos que compõem os ambientes. No entanto, a arquiteta Ana Paula ressalta que a versatilidade é um dos aspectos mais interessantes na concepção de uma adega ou espaço dedicado à coleção de vinhos. 

“A inovação em design e na escolha de materiais tem levado à criação de projetos sofisticados. Por exemplo, nos ambientes decorados pela A.Yoshii, o empreendimento Etherea, localizado em Curitiba, apresenta uma adega envidraçada funcionando como barreira visual para garantir mais privacidade entre o hall social e a sala de jantar. Em Maringá, o Noah oferece uma proposta distinta, onde o home bar, com sua iluminação indireta, bancada em pedra natural que acomoda adegas climatizadas e detalhes em perfis metálicos pretos, torna-se um ponto de atração”, detalha.  

A versatilidade desses projetos é confirmada pela otimização dos espaços disponíveis. Seja aproveitando um canto em um living integrado, corredores, ou na área gourmet, sempre é possível designar um espaço especial para as bebidas. “No projeto Evidence, em Campinas (SP), optamos por utilizar um espaço na cozinha para os vinhos, integrando-os à estética do ambiente por meio de prateleiras de madeira e portas de vidro”, explica. 

A combinação de madeira e vidro é também evidenciada na concepção de uma adega de maior dimensão, como vista no Vero Vittá, último empreendimento lançado em Londrina pela construtora. “A adega foi projetada em formato de dispensa com portas de vidros e nichos em metal que dispõem as bebidas horizontalmente e móveis em madeira clara para guardar os itens necessários, como taças, bandejas, copos e decanter. São elementos do projeto que se complementam perfeitamente”, conta a arquiteta.

Além de metal, materiais como vidro e madeira, acabamentos em couro e pedras naturais se destacam, como na adega especialmente projetada para o La Reserve, em Maringá. Esses materiais são mais utilizados para compor esses espaços; no entanto, a arquiteta enfatiza a possibilidade de incorporar outros elementos e cores, permitindo a personalização  do estilo.

“Recentemente, a tendência de receber amigos e familiares em casa se acentuou, alterando a percepção das pessoas sobre seus próprios lares. Com isso, as adegas ganharam um papel especial nos empreendimentos, transcendendo sua função original de armazenar vinhos para refletir a personalidade dos moradores”, explica. 

Adegas sob medida: exclusividade e integração

A criação de uma adega personalizada que harmonize perfeitamente com a decoração do apartamento, também conhecida como adega passiva, não utiliza nenhuma tecnologia para manter os vinhos nas temperaturas ideias e, por isso, demanda atenção a certos aspectos:

  • Personalização: permite a seleção de materiais, cores, acabamentos e dimensões adequadas para uma perfeita integração ao espaço e estilo pessoal. Madeira, acrílico, pedras naturais, couro e metal são materiais frequentemente selecionados para compor a adega. 
  • Otimização do espaço: a utilização de áreas não aproveitadas  no apartamento, como nichos, corredores ou o espaço sob as escadas, oferece uma oportunidade excelente para melhorar a utilização do ambiente. 
  • Precauções: é crucial instalar a adega longe de fontes de calor, como luz solar direta, fogões e churrasqueiras. Ainda, é importante evitar locais muito secos ou  úmidos.
  • Iluminação: a iluminação é um elemento chave na decoração de uma adega, influenciando tanto a estética quanto a atmosfera do espaço. Prefira luzes suaves, difusas e que não aqueçam o espaço para criar um ambiente convidativo.
  • Acessórios essenciais: mantenha próximos à adega acessórios indispensáveis, como taças, saca-rolhas, descansos para copos, decanters, corta-gotas, fechadores a vácuo e cortadores de lacres, facilitando o uso e a experiência de degustação. Uma opção é projetar um armário de vidro vazado próximo à adega para exibir esses itens.

Sobre o Grupo A.Yoshii

Fundado há 58 anos, o Grupo A.Yoshii já construiu mais de 2 milhões de metros quadrados do sul ao nordeste do Brasil, entre obras industriais, edifícios corporativos e residenciais, escolas, universidades, teatros e centros esportivos. É composto pela A.Yoshii Engenharia, com sólida atuação em construções de edifícios residenciais e comerciais de alto padrão em Londrina, Maringá, Curitiba e Campinas; pela Yticon Construção e Incorporação, que realiza empreendimentos voltados para o primeiro imóvel, localizados em regiões de potencial valorização em municípios do Paraná e do interior de São Paulo; e pelo Instituto A.Yoshii, braço de responsabilidade social, com foco em educação, cultura e meio ambiente. Além disso, atua em obras corporativas, atendendo grandes corporações em suas plantas industriais, nos mais variados segmentos da economia, como papel e celulose, alimentício, químico, agronegócio, energia, assim como em usinas sucroalcooleiras, centros logísticos, plantas automobilísticas, entre outros. Mais informações: www.ayoshiiengenharia.com.br.

Share:

Latest posts

AYOSHII - SOLAIA - -Foto-Gerson-Lima-146
A.Yoshii premia imobiliárias parceiras pelo sucesso de vendas em Curitiba do novo empreendimento Solaia Garden
Foto: divulgação
Pesquisa revela impacto das redes sociais no desempenho escolar e no sono dos estudantes
Paulistão Feminino ganha em 2024 o sobrenome e apoio do Sicredi, mais longevo patrocinador da Federação Paulista de Futebol Créditos: Divulgação
Feito histórico: Paulistão Feminino ganha naming rights do Sicredi e tem premiação recorde em 2024

Sign up for our newsletter

Acompanhe nossas redes

related articles

AYOSHII - SOLAIA - -Foto-Gerson-Lima-146
A.Yoshii premia imobiliárias parceiras pelo sucesso de vendas em Curitiba do novo empreendimento Solaia Garden
Imóveis de Primeira e Invictta Imóveis Especiais foram as vencedoras da noite A construtora A.Yoshii,...
Saiba mais >
Foto: divulgação
Pesquisa revela impacto das redes sociais no desempenho escolar e no sono dos estudantes
Estudo elaborado por aluno do Ensino Médio e UFPR ouviu cerca de mil alunos Uma pesquisa iniciada como...
Saiba mais >
Paulistão Feminino ganha em 2024 o sobrenome e apoio do Sicredi, mais longevo patrocinador da Federação Paulista de Futebol Créditos: Divulgação
Feito histórico: Paulistão Feminino ganha naming rights do Sicredi e tem premiação recorde em 2024
Com patrocínio da instituição financeira cooperativa, campeonato inicia em 21 de maio com onze clubes...
Saiba mais >
Sicredi
Sicredi dobra o valor arrecadado em movimento nacional para o Rio Grande do Sul e inicia nova mobilização
Instituição financeira cooperativa também atua na linha de frente de centros de distribuição de donativos,...
Saiba mais >