+55 41 3026.2610

Notícias Central Press

Inovações em recursos hídricos é tema de evento em Florianópolis

Postado no dia: 11 de junho de 2018
Inovações em recursos hídricos é tema de evento em Florianópolis
  1. Aumento de investimentos no uso de infraestrutura verde pode ser parte da solução para a segurança hídrica no Brasil (Créditos: Acervo Fundação Grupo Boticário)

Crescente preocupação com a crise hídrica torna indispensável a busca por gestão eficiente da água

 

Nos dias 13 e 14 de junho, a cidade de Florianópolis sedia a Rodada de Inovação da Água, encontro promovido pela Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC), Governo de Santa Catarina, Secretaria de Desenvolvimento Sustentável, Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (FAPESC) e Fundação Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras (CERTI).

Com o objetivo de fomentar parcerias para inovações em recursos hídricos e integrar diferentes agentes de diversos segmentos na busca pela gestão eficiente da água, o evento trará painéis e palestras sobre tendências, exposição de startups, espaços para negociações diretas e rodas de conversa temáticas. Entre os participantes estará a Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, que irá apresentar um painel sobre Serviços Ecossistêmicos e Infraestrutura Verde, na tarde do dia 14.

Junto com a World Resources Institute (WRI), será apresentado um estudo, desenvolvido por meio de uma parceria das duas instituições, sobre infraestrutura natural para segurança hídrica no Sistema Cantareira, que contempla três grandes estados – São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo. “Vamos falar sobre o projeto que pretende investir no avanço dos programas de infraestrutura natural nessas localidades e dar relevância nacional por meio de recomendações aos empreendimentos, provedores de água, agências públicas e governos. A intenção é aumentar os investimentos no uso de infraestrutura verde como parte da solução para a segurança hídrica no Brasil”, avalia o coordenador de Soluções Baseadas na Natureza da Fundação Grupo Boticário, Renato Atanazio.

Também terão participações em painéis, Marcos Da-Ré, diretor da CERTI e membro da Rede de Especialistas em Conservação da Natureza; e Luiz Felipe Lobo, da área de Sustentabilidade do Grupo Boticário, que vai falar sobre o consumo de água na indústria. A Rodada será para cerca de 100 convidados com foco em gestores públicos e grandes e médias indústrias de Santa Catarina, além de startups que desenvolvem soluções inovadoras, empresas de diversos segmentos, fundos de investimento, organizações multilaterais, entidades governamentais, academia e representantes da sociedade civil. Segundo os organizadores, a ideia é que o evento passe a ser anual e ajude a reduzir o risco e aumentar a segurança hídrica do País, com base em bons exemplos e com o apoio de startups com foco em água.

Paralelamente à Rodada serão realizadas a Inova Expo, exposição de startups e empresas; e a Inova Spots, que são pequenas apresentações sobre tendências do setor.

 

Sobre a Fundação Grupo Boticário

A Fundação Grupo Boticário é fruto da inspiração de Miguel Krigsner, fundador de O Boticário e atual presidente do Conselho de Administração do Grupo Boticário. A instituição foi criada em 1990, dois anos antes da Rio-92 ou Cúpula da Terra, evento que foi um marco para a conservação ambiental mundial. A Fundação Grupo Boticário apoia ações de conservação da natureza em todo o Brasil, totalizando mais de 1.500 iniciativas apoiadas financeiramente. Protege 11 mil hectares de Mata Atlântica e Cerrado, por meio da criação e manutenção de duas reservas naturais. Atua para que a conservação da biodiversidade seja priorizada nos negócios e nas políticas públicas, além de contribuir para que a natureza sirva de inspiração ou seja parte da solução para diversos problemas da sociedade. Também promove ações de mobilização, sensibilização e comunicação inovadoras, que aproximam a natureza do cotidiano das pessoas

Todas as notícias