15 filósofos que todo estudante do Ensino Médio precisa conhecer

Alguns milênios separam Sócrates, Aristóteles e Platão dos grandes nomes pop da Filosofia contemporânea, que dominam as redes sociais e arrastam multidões para palestras e cursos. Mas a raiz do pensamento humano continua sendo a mesma: questionar o mundo e a vida, de onde as pessoas vieram e para onde elas estão indo.

De acordo com o que a ciência sabe até aqui, o ser humano é o único capaz de se compreender como um ser que existe e que, eventualmente, deixará de existir. Essa percepção é a base para suas decisões e escolhas e intriga de antropólogos a psiquiatras, até os tempos contemporâneos. E estudar sobre como esse pensamento se desenvolveu ao longo da história é fundamental para quem está prestes a enfrentar o Enem, os vestibulares e, por fim, a universidade.

De acordo com o coordenador pedagógico da Conquista Solução Educacional, Robson Ghedini, “estudar os principais filósofos é fundamental para construir uma base sólida de conhecimento, seja qual for a profissão que o estudante vai seguir”. Afinal, lembra o especialista, foram esses pensadores que permitiram o avanço civilizatório que trouxe a humanidade até aqui. Ghedini aponta 15 nomes da Filosofia que todo aluno do Ensino Médio precisa conhecer.

1. Tales de Mileto

A busca pela essência do universo (physis), fez com que ele definisse a água como elemento primordial que constitui tudo aquilo que existe na natureza.

2. Heráclito

Heráclito de Éfeso (540-470 a.C.), conhecido como o Obscuro, foi um filósofo grego que desenvolveu seu pensamento tomando como base o tempo.

3. Parmênides

Contemporâneo de Heráclito, Parmênides de Eleia (530-460 a.C.) desenvolveu sua Filosofia em oposição ao pensamento do colega. Para ele, o movimento é uma ilusão causada pelos sentidos. “Na verdade, nada muda, tudo permanece”.

4. Sócrates

Embora não seja o primeiro filósofo da história, Sócrates (469-399 a.C.) é um nome tão importante que se tornou conhecido como o “pai da Filosofia”.

5. Platão

Platão foi o principal discípulo de Sócrates e seu pensamento é um dos pilares da cultura ocidental.

6. Aristóteles

Por sua vez, Aristóteles foi um discípulo crítico de Platão. Ele ficou muito conhecido no mundo antigo, tornando-se até mesmo professor do imperador Alexandre, o Grande.

7. Santo Agostinho

Agostinho de Hipona (354-430 d.C) foi um importante pensador da Filosofia cristã desenvolvida na Idade Média.

8. São Tomás de Aquino

Tomás de Aquino (1225–1274) foi o principal filósofo do período da Filosofia escolástica. Enquanto Agostinho de Hipona resgatou o pensamento de Platão e o ligou à religião cristã, Tomás de Aquino fundamentou sua Filosofia cristã no pensamento de Aristóteles.

9. Maquiavel

O filósofo Maquiavel marca o fim da Idade Média e o início da Idade Moderna. Sua obra principal, o livro “O Príncipe”, é uma revolução no pensamento sobre a política.

10. Descartes

René Descartes (1596–1650) é conhecido como o “pai do pensamento moderno”. É com ele que o pensamento racional atinge o patamar de superioridade a outras formas de compreensão. É assim que Descartes inaugura a corrente do racionalismo.

11. Locke

John Locke (1632–1704) é conhecido como o “pai do liberalismo”. Foi ele quem primeiro afirmou que o direito à propriedade é um direito natural dos seres humanos.

12. Kant

Um dos principais filósofos da Idade Moderna, Immanuel Kant (1724–1804) buscou criar uma revolução do conhecimento filosófico, assim como Copérnico fez com a Física.

13. Hegel

Georg Wilhelm Friedrich Hegel (1770–1831) foi um filósofo idealista alemão. É considerado um marco da Filosofia moderna e uma influência para todo o pensamento que veio depois dele.

14. Nietzsche

Friedrich Nietzsche (1844-1900) foi um pensador alemão que se dedicou a criticar duramente a tradição filosófica e a cultura ocidental, sobretudo, a moral judaico-cristã.

15. Simone de Beauvoir

Importante pensadora do século XX, Simone de Beauvoir (1908–1986) foi uma filósofa feminista do existencialismo francês. Seu livro “O Segundo Sexo” é uma das principais obras do século passado. Nele, a filósofa desenvolve uma teoria crítica da sociedade que nega a mulher como sujeito.

_____________________________________________

Sobre a Conquista Solução Educacional

A Conquista é uma solução educacional que oferece aos alunos da Educação Infantil, do Ensino Fundamental e do Ensino Médio uma proposta de educação que tem quatro pilares: a educação financeira, o empreendedorismo, a família e a educação socioemocional. Com diversos recursos, material didático completo e livros de Empreendedorismo e Educação Financeira, o objetivo da solução é ajudar, de forma consistente, os alunos no processo de aprendizagem e estimular o desenvolvimento de suas capacidades. Atualmente, mais de 2 mil escolas de todo o Brasil utilizam a solução.

Share:

Latest posts

Large-DSC3539-Edit-1-1
Shopping celebra Dia Mundial do Rock com programação para crianças
Instituto Positivo
Gestores da Educação do litoral paranaense recebem formação
Palladium
Palladium lança campanha de inverno com conchas exclusivas de brinde

Sign up for our newsletter

Acompanhe nossas redes

related articles

Large-DSC3539-Edit-1-1
Shopping celebra Dia Mundial do Rock com programação para crianças
Palladium Curitiba promove diversas atrações musicais ao longo do dia Para comemorar o Dia Mundial...
Saiba mais >
Instituto Positivo
Gestores da Educação do litoral paranaense recebem formação
Projeto reúne coordenadores para melhorar a qualidade educacional No litoral paranaense, a Educação...
Saiba mais >
Palladium
Palladium lança campanha de inverno com conchas exclusivas de brinde
Conjunto de talheres faz parte da campanha colecionável O Palladium Curitiba celebra a chegada do inverno...
Saiba mais >
4031C-20240608-0228-2 - 1-
Zona leste de Londrina ganha novo empreendimento residencial
Sunny Downtown, da Construtora Yticon, conta com duas torres e fica ao lado do Boulevard Shopping A...
Saiba mais >