6 dicas para o varejo superar a situação econômica atual

Inspirado na última edição da Retail’s Big Show 2016, realizada em Nova Iorque, o Laboratório de Varejo da Escola de Comunicação e Negócios da Universidade Positivo (UP) está testando novas tecnologias e demonstrando como elas são aplicadas na prática, no mercado brasileiro. Segundo a coordenadora do Laboratório, Fabíola Paes, aqui, os clientes estão sendo influenciados pela atual situação econômica. “Eles estão muito mais conscientes e preocupados em não gastar nem um centavo a mais que o necessário. Compras por impulso, de maneira geral, serão cada vez menos comuns”, afirma. Ela destaca algumas dicas que, bem planejadas e executadas, podem aumentar os resultados, auxiliar na gestão dos negócios e minimizar os impactos da situação política e econômica:
1) Varejo centrado no cliente, no indivíduo e na personalização: o consumidor no centro da estratégia do varejo e da comunicação, as ações direcionadas para cada cliente e não mais o canal de vendas, o produto, o serviço e os processos.
2) Expansão dos canais e diversificação dos negócios: a ampliação dos pontos de contato com o cliente, seja por meio da loja física, da loja mobile, da rede social de compras, da venda direta, vitrine virtual, totem interativo ou do e-commerce como alternativa para a conquista de novos compradores, fidelização e diferenciação no relacionamento com os consumidores – que estão cada vez mais exigente em busca contínua por conveniência de compra.
3) Integração dos dados e sistemas: a integração dos dados e sistemas entre a oferta de canais de vendas, promoções e relacionamento, conjugado com o estudo sistemático do comportamento do consumidor para auxílio no desenvolvimento dos negócios e tomada de decisão centrada no cliente.
4) Pesquisa do consumidor: a análise do comportamento do consumidor nunca foi tão prioritária como agora. Compreender o consumidor consiste em entender o porquê, como as pessoas compram, como se desenvolve o processo decisório e, assim, poder atendê-las da melhor forma possível.
5) Business Intelligence: a importância de ter métricas para análise da produtividade, desempenho dos processos e avaliar os consumidores e seus hábitos para elaborar melhores estratégias e aumentar o fluxo, além da taxa de conversão, é essencial. Os gestores do varejo precisam de dados com inteligência para tomar decisões mais assertivas.
6) Internet das coisas no varejo físico: surge como uma ferramenta para otimizar processos e também oferecer diferentes experiências para os clientes. É possível monitorar o tempo de permanência do cliente na loja, as gôndolas visitadas, quantas vezes ele retorna a loja, etc. O consumidor passa a ter recursos de compra online dentro da loja física. O sensor que merece destaque no varejo, atualmente, é o iBeacons, uma solução inovadora para as lojas.
Segundo Fabíola, que é mestre em estratégia de varejo Omnichannel, o ano será marcado por grandes desafios em todos os setores da economia no Brasil. “No varejo não será diferente. Em momentos como estes, empresários e executivos são desafiados a pensar, planejar e agir de forma criativa, inteligente e inovadora para superação dos resultados”, finaliza.
 
Sobre a Universidade Positivo
A Universidade Positivo (UP) concentra, na Educação Superior, a experiência educacional de mais de quatro décadas do Grupo Positivo. A instituição teve origem em 1988 com as Faculdades Positivo, que, dez anos depois, foram transformadas no Centro Universitário Positivo (UnicenP). Em 2008, foi autorizada pelo Ministério da Educação a ser transformada em Universidade. Atualmente, oferece 54 cursos de Graduação (30 cursos de Bacharelado e Licenciatura e 24 Cursos Superiores de Tecnologia), três programas de Doutorado, quatro programas de Mestrado, centenas de programas de Especialização e MBA e dezenas de programas de Extensão. Em Curitiba, a UP conta com três campus: Ecoville, que ocupa uma área de 424,8 mil metros quadrados, Praça Osório, no centro da cidade, e Mercês – Catarina Labouré, este último dedicado ao curso de Enfermagem. Lançou, em 2013, seu programa de Educação à Distância, com dezenas de polos em todo o país. Segundo as avaliações do Ministério da Educação, é considerada uma das dez melhores universidades privadas do Brasil.

Share:

Latest posts

Divulgação
Eric Martin e Jeff Scott Soto trazem Double Trouble Tour para capital paranaense em celebração aos 10 anos do Hard Rock Cafe Curitiba
Divulgação GT Building
Peso dos nomes: mercado de luxo investe em personalidades e grifes para valorizar imóveis
Divulgação
Shopping Palladium celebra 17 anos com programação especial e atrações gratuitas

Sign up for our newsletter

Acompanhe nossas redes

related articles

Divulgação
Eric Martin e Jeff Scott Soto trazem Double Trouble Tour para capital paranaense em celebração aos 10 anos do Hard Rock Cafe Curitiba
Artistas se apresentam no dia 17 de maio com show comemorativo Dois ícones do rock mundial, Eric Martin...
Saiba mais >
Divulgação GT Building
Peso dos nomes: mercado de luxo investe em personalidades e grifes para valorizar imóveis
Incorporadoras inovam ao associar empreendimentos a nomes consagrados: GT Building anuncia projetos em...
Saiba mais >
Divulgação
Shopping Palladium celebra 17 anos com programação especial e atrações gratuitas
Atividades ocorrem de 8 a 10 de maio e incluem música ao vivo e oficinas para toda a família Para comemorar...
Saiba mais >
FEIRA-1
Soluções para futuro das cidades serão discutidas no 40° Congresso Mineiro de Municípios
Helper Tecnologia será uma das empresas participantes, demonstrando inovação com seus totens de segurança Nos...
Saiba mais >