Inspirado na última edição da Retail’s Big Show 2016, realizada em Nova Iorque, o Laboratório de Varejo da Escola de Comunicação e Negócios da Universidade Positivo (UP) está testando novas tecnologias e demonstrando como elas são aplicadas na prática, no mercado brasileiro. Segundo a coordenadora do Laboratório, Fabíola Paes, aqui, os clientes estão sendo influenciados pela atual situação econômica. “Eles estão muito mais conscientes e preocupados em não gastar nem um centavo a mais que o necessário. Compras por impulso, de maneira geral, serão cada vez menos comuns”, afirma. Ela destaca algumas dicas que, bem planejadas e executadas, podem aumentar os resultados, auxiliar na gestão dos negócios e minimizar os impactos da situação política e econômica:
1) Varejo centrado no cliente, no indivíduo e na personalização: o consumidor no centro da estratégia do varejo e da comunicação, as ações direcionadas para cada cliente e não mais o canal de vendas, o produto, o serviço e os processos.
2) Expansão dos canais e diversificação dos negócios: a ampliação dos pontos de contato com o cliente, seja por meio da loja física, da loja mobile, da rede social de compras, da venda direta, vitrine virtual, totem interativo ou do e-commerce como alternativa para a conquista de novos compradores, fidelização e diferenciação no relacionamento com os consumidores – que estão cada vez mais exigente em busca contínua por conveniência de compra.
3) Integração dos dados e sistemas: a integração dos dados e sistemas entre a oferta de canais de vendas, promoções e relacionamento, conjugado com o estudo sistemático do comportamento do consumidor para auxílio no desenvolvimento dos negócios e tomada de decisão centrada no cliente.
4) Pesquisa do consumidor: a análise do comportamento do consumidor nunca foi tão prioritária como agora. Compreender o consumidor consiste em entender o porquê, como as pessoas compram, como se desenvolve o processo decisório e, assim, poder atendê-las da melhor forma possível.
5) Business Intelligence: a importância de ter métricas para análise da produtividade, desempenho dos processos e avaliar os consumidores e seus hábitos para elaborar melhores estratégias e aumentar o fluxo, além da taxa de conversão, é essencial. Os gestores do varejo precisam de dados com inteligência para tomar decisões mais assertivas.
6) Internet das coisas no varejo físico: surge como uma ferramenta para otimizar processos e também oferecer diferentes experiências para os clientes. É possível monitorar o tempo de permanência do cliente na loja, as gôndolas visitadas, quantas vezes ele retorna a loja, etc. O consumidor passa a ter recursos de compra online dentro da loja física. O sensor que merece destaque no varejo, atualmente, é o iBeacons, uma solução inovadora para as lojas.
Segundo Fabíola, que é mestre em estratégia de varejo Omnichannel, o ano será marcado por grandes desafios em todos os setores da economia no Brasil. “No varejo não será diferente. Em momentos como estes, empresários e executivos são desafiados a pensar, planejar e agir de forma criativa, inteligente e inovadora para superação dos resultados”, finaliza.
Sobre a Universidade Positivo
A Universidade Positivo (UP) concentra, na Educação Superior, a experiência educacional de mais de quatro décadas do Grupo Positivo. A instituição teve origem em 1988 com as Faculdades Positivo, que, dez anos depois, foram transformadas no Centro Universitário Positivo (UnicenP). Em 2008, foi autorizada pelo Ministério da Educação a ser transformada em Universidade. Atualmente, oferece 54 cursos de Graduação (30 cursos de Bacharelado e Licenciatura e 24 Cursos Superiores de Tecnologia), três programas de Doutorado, quatro programas de Mestrado, centenas de programas de Especialização e MBA e dezenas de programas de Extensão. Em Curitiba, a UP conta com três campus: Ecoville, que ocupa uma área de 424,8 mil metros quadrados, Praça Osório, no centro da cidade, e Mercês – Catarina Labouré, este último dedicado ao curso de Enfermagem. Lançou, em 2013, seu programa de Educação à Distância, com dezenas de polos em todo o país. Segundo as avaliações do Ministério da Educação, é considerada uma das dez melhores universidades privadas do Brasil.