Saúde

Postado no dia: 18 maio 2021

7 dicas para prevenir resfriados na escola

[flgallery id=3824 /]

Protocolo contra Covid-19 evita também outras doenças virais no ensino presencial

As temporadas mais frias do ano trazem também preocupação com relação aos resfriados e gripes. Antes da pandemia, essa seria a época em que as crianças em idade escolar mais sofrem com doenças respiratórias em virtude da grande socialização. No entanto, profissionais da Saúde alertam que o protocolo usado agora para prevenir a Covid-19 também previne o contágio de outras doenças. “É preciso salientar que o protocolo contra o coronavírus veio para intensificar as medidas preventivas contra as doenças infectocontagiosas”, explica a enfermeira do Colégio Marista Santa Maria, Meira Marques.

As aulas presenciais foram retomadas na rede particular de quase todo o Brasil após quase um ano longe das salas de aula. O retorno, que pode trazer alegria para crianças e adolescentes, também é marcado por cuidados com a saúde, higiene e distanciamento social.

As maneiras de manter a comunidade escolar segura no retorno às aulas já são bem conhecidas do público. Viviane Hessel, infectologista do Hospital Marcelino Champagnat orienta: “é preciso usar máscara, manter distanciamento, cuidar com a higiene das mãos, evitar aglomerações e manter os ambientes arejados com ventilação natural”, conclui a médica.

Para Hessel, as medidas de prevenção não podem relaxar. “A Covid-19, assim como os resfriados, são transmissíveis por via respiratória ou mãos contaminadas em contato com as mucosas. Porém, como estamos em pandemia, estes sinais poderão também podem significar covid-19 e terão que ser investigados para confirmar”, afirma.

No dia a dia, essas medidas precisam ser reforçadas. A enfermeira Meira Marques preparou uma lista para ajudar os pais na orientação das crianças e adolescentes

Confira as dicas:

  • Proteger a boca e o nariz ao tossir e espirrar, utilizando preferencialmente lenços descartáveis. Quando não houver lenços disponíveis, recomenda-se utilizar a dobra do cotovelo;
  • Realizar sempre a higienização das mãos, principalmente após tossir ou espirrar e antes de se alimentar;
  • Não tocar nos olhos, nariz e boca sem que as mãos estejam devidamente higienizadas;
  • Não compartilhar alimentos e objetos de uso pessoal, como copos e garrafinhas;
  • Usar agasalhos adequados ao clima, principalmente quando a temperatura estiver mais baixa;
  • Investir na alimentação saudável e na hidratação com líquidos (água e sucos naturais, por exemplo), que ajudam na manutenção da saúde;
  • Estimular a prática de exercícios e atividades físicas.

Sobre o Hospital Marcelino Champagnat

O Hospital Marcelino Champagnat faz parte do Grupo Marista e nasceu com o compromisso de atender seus pacientes de forma completa e com princípios médicos de qualidade e segurança. É referência em procedimentos cirúrgicos de média e alta complexidade. Nas especialidades destacam-se: cardiologia, neurocirurgia, ortopedia e cirurgia geral e bariátrica, além de serviços diferenciados de Check-up. Planejado para atender a todos os quesitos internacionais de qualidade assistencial, é o único do Paraná certificado pela Joint Commission International (JCI).

  • Tags:
  • Hospital Marcelino Champagnat

Notícias relacionadas

Leia mais

Hospital SUS de Curitiba realiza bazar beneficente para investir em melhorias

Um bazar pela saúde será realizado nos dias 6 e 7 de novembro, em Curitiba (PR). A iniciativa é…

Saiba mais
Leia mais

Valmet vence duas categorias do Prêmio Aberje – Região Sul

A Valmet, líder global no fornecimento e desenvolvimento de tecnologias, automação e…

Saiba mais
Leia mais

“Sextou” em casa? Confira três receitas de boteco de fácil preparo

Desde a “alta cozinha” dos restaurantes franceses ao simples e saboroso “almoço de mãe”, a…

Saiba mais
Leia mais

Instituto Consulado da Mulher e Jasmine Alimentos criam curso gratuito sobre Gestão de Pequenos Negócios 

Em parceria com a Jasmine Alimentos, o Instituto Consulado da Mulher, ação social da Consul, uma…

Saiba mais

Ver todas notícias

×