Aplicativo contribui para melhorias higiênico-sanitárias em serviços de alimentação

[flgallery id=328 /]
O curso de Nutrição da Universidade Positivo e o Centro Tecnológico Positivo renovaram a parceria estabelecida no segundo semestre de 2015 para o desenvolvimento de aplicativos móveis gratuitos para o controle da segurança e elaboração da rotulagem de alimentos. O primeiro fruto dessa parceria é um dispositivo elaborado para celular e tablet, que faz o diagnóstico das condições higiênico-sanitárias em serviços de alimentação.
Esse dispositivo apresenta uma lista de avaliação com os requisitos da legislação sanitária nacional de Boas Práticas para Serviços de Alimentação (Resolução de Diretoria Colegiada – RDC nº 216/2004), cujos requisitos são avaliados como: adequado, inadequado ou não se aplica. Para todas as inadequações, dispõe-se de um espaço para a descrição da não conformidade e a anexação de uma foto. Após a aplicação da lista de avaliação, a ferramenta gera um plano de ação, que consolida os resultados obtidos, descrição das não conformidades encontradas e registro fotográfico. “A partir de agora, o intuito é melhorar a funcionalidade e a interface do aplicativo”, afirma Lize Stangarlin-Fiori, professora do curso de Nutrição da UP.
Atualmente, existem no Brasil seis legislações que estabelecem os requisitos de Boas Práticas para os Serviços de Alimentação: uma em nível federal, quatro em nível estadual e uma em nível municipal. De acordo com Stangarlin-Fiori, a meta é de que as próximas atualizações do aplicativo tragam também os requisitos exigidos nas legislações estadual e municipal sobre Boas Práticas em Serviços de Alimentação. “Esse aplicativo é interessante porque facilita a primeira etapa da implementação das boas práticas: a do diagnóstico”.
A professora explica que na fase do diagnóstico o serviço de alimentação é avaliado perante a legislação vigente, sendo que as não conformidades são enquadradas em um planejamento de melhoria. Trata-se de uma etapa bastante demorada, que exige a aplicação de uma lista de avaliação e de um modelo de plano de ação – que devem ser impressos para a avaliação. Ou seja, com o aplicativo, de analógico, o processo passa a ser digital. “A organização dos documentos por meio do aplicativo é instantânea e segura”, completa Fiori.
Além disso, o dispositivo tem o mérito de não exigir de seus usuários conhecimentos específicos, facilitando o planejamento de todos os itens que precisam ser melhorados – o que repercute de maneira significativa na segurança dos alimentos e, assim, na saúde dos consumidores. O projeto – que será apresentado no XXIV Congresso Brasileiro de Nutrição, de 26 a 29 de outubro, em Porto Alegre –, é coordenado por Lize Stangarlin-Fiori e Emmanuel Alencar Furtado, coordenador dos cursos de Jogos Digitais, Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Sistemas para Internet do, CT Positivo.
Para a criação desse primeiro aplicativo, a equipe de trabalho contou com a participação de cinco alunos do CT Positivo (Adriana De Souza, Ana Carolina Kossoski, Amanda Silveira dos Santos, Evellyn Natasha Grein e Vinicius Francisco de Paula) e quatro alunos do curso de Nutrição (Diego Casertan Vera Ponchek, Ana Wognski e Bruna Gabriella). “Agora, a ideia é de que o projeto seja divulgado amplamente, para que todos os interessados possam usufruir dessa excelente ferramenta de trabalho”, completa Fiori.
 
Sobre o Centro Tecnológico Positivo – O Centro Tecnológico Positivo materializa, na Educação Superior, a excelência que o Grupo Positivo alcançou na oferta de educação. Para assegurar uma sólida formação profissional, com base nos valores do saber, da ética, do trabalho e do progresso, e adequada às exigências do mercado de trabalho, mantém parcerias com diversas entidades nacionais e internacionais. Fundado em 2009, o CT Positivo oferece Cursos Superiores de Tecnologia (Tecnólogos) objetivos, práticos e rápidos, com duração de dois a três anos, em cinco unidades: Batel, CIC, Ecoville, Hauer e Praça Osório. Entre os diferenciais do Centro Tecnológico Positivo estão a infraestrutura de ponta, com salas e laboratórios modernos e especializados; o corpo docente com experiência prática;  a oferta de disciplinas em formato modular; e os programas dos cursos construídos em parceria com empresas.

Share:

Latest posts

Shopping Palladium
Palladium Curitiba celebra Dia das Crianças com brinde que incentiva preservação da natureza
Crianças surdas interpretam personagens na versão em Libras da campanha Defenda-se, que promove autodefesa contra violência sexual Créditos: Divulgação
Iniciativas de instituição de defesa da infância e hospitais contribuem com a inclusão de pessoas surdas
Créditos: Envato
Investimento em imóveis impulsiona mercado

Sign up for our newsletter

Acompanhe nossas redes

related articles

Shopping Palladium
Palladium Curitiba celebra Dia das Crianças com brinde que incentiva preservação da natureza
Shopping presenteia clientes com toalhas exclusivas inspiradas em animais ameaçados de extinção Em...
Saiba mais >
Crianças surdas interpretam personagens na versão em Libras da campanha Defenda-se, que promove autodefesa contra violência sexual Créditos: Divulgação
Iniciativas de instituição de defesa da infância e hospitais contribuem com a inclusão de pessoas surdas
Vídeos educativos tiveram tradução em Libras feita por crianças para crianças; treinamento de colaboradores...
Saiba mais >
Créditos: Envato
Investimento em imóveis impulsiona mercado
Modalidade se mostra mais vantajosa em comparação com outras aplicações financeiras no Brasil Nos últimos...
Saiba mais >
Envato Imagens
Especialistas debatem soluções práticas para gestão de riscos corporativos e estratégias de segurança no GRC Brasil 2024
Evento ocorre no dia 8 de outubro no Secovi-SP e reunirá líderes empresariais e especialistas em gestão...
Saiba mais >