Artigo-BNCC: da letra da lei em prática de ensino

[flgallery id=1866 /]

Acedriana Vicente*

A primeira pergunta que devemos fazer ao iniciar um percurso é: qual o destino? Essa é a primeira grande virtude da BNCC – define aonde teremos que chegar. Porém, esse não é um documento de “navegação” para professor em sala de aula. Transformá-lo em prática de ensino é o nosso desafio até 2020, prazo de implementação da Educação Infantil e Ensino Fundamental. Há uma série de países com reformas estruturais em andamento para melhorar o seu sistema educacional, ampliando as possibilidades reais de aprendizagem dos alunos. Portanto, isso não é um privilégio nosso, mas uma necessidade mundial. Talvez o que somente nós possamos explicar é o fato de aguardarmos quase três décadas por esse momento, afinal desde 1988 a Constituição Federal estabeleceu a necessidade legal da BNCC. Mesmo correndo contra o tempo, não podemos imaginar que o mais difícil já temos: a lei.
O grande desafio quando se inicia uma nova jornada é a dúvida de como chegar lá.  Por isso, é fundamental a autonomia dos estados, municípios e escolas na construção das suas propostas, sempre atentos às possíveis distrações que o percurso pode oferecer, pois a segunda virtude da Base é definir com clareza o que os estudantes de cada etapa da escolarização devem aprender e o que devem ser capazes de fazer com o que foi aprendido. Isso é central para o trabalho de implementação, pois já houve um tempo em que o direito assegurado em lei era o acesso à educação. De maneira suave no PNE e intensa na BNCC, o direito assegurado agora é o de aprender. Portanto, de nada vale o ensino se não se converter em aprendizagem.
Sendo assim, é necessário que as propostas que serão colocadas em prática na sala de aula resgatem e considerem o que é condição para que a aprendizagem aconteça: só se aprende a partir do que já se sabe; não se aprende na indiferença, há necessidade de vínculo; é pessoal, não aprendemos por ninguém, portanto intransferível; precisa fazer sentido e ter significado em nossa estrutura cognitiva. Para que todos esses pressupostos sejam considerados na prática de sala de aula há que se redesenhar o papel do professor. Se o estudante aprende somente a partir do que já sabe, cabe ao professor ser um especialista em diagnóstico cognitivo, considerando performances individuais na riqueza do trabalho coletivo, sem o qual as 10 competências gerais previstas na BNCC não teriam espaço para serem desenvolvidas. De posse dos diferentes diagnósticos, o professor precisa ser um construtor de percursos de aprendizagem. Além de ser, por excelência, um curador de conteúdos que serão os meios para o desenvolvimento das habilidades que expressam as aprendizagens essenciais para cada ano letivo.
Como operar essa revolução? O combustível se concentra no estudo compartilhado dos profissionais da educação. Por isso, a faísca que promoverá a combustão é a terceira virtude da BNCC: o reconhecimento do valor da tecnologia, aproveitando as rotinas da geração digital. Sem tecnologia, no mínimo, estaremos fadados a não operar com o volume e a velocidade que o nosso tempo exige. Um médico que se preze em nossos dias, jamais proporá uma intervenção sem a precisão que as tecnologias oferecem aos diagnósticos. Porque teríamos expectativa menor em relação a um profissional da educação?
 
*Acedriana Vicente é diretora pedagógica da Editora Positivo.

Share:

Latest posts

Colégio Positivo
Colégio Positivo celebra Dia das Mães com evento gratuito no Parque Barigui
BRW
Nomeando as Emoções: BRW aposta em recurso visual para ajudar crianças autistas
Divulgação Hard Rock Cafe Curitiba
Tim "Ripper" Owens, ícone do heavy metal, desembarca em Curitiba para show exclusivo

Sign up for our newsletter

Acompanhe nossas redes

related articles

Colégio Positivo
Colégio Positivo celebra Dia das Mães com evento gratuito no Parque Barigui
Neste sábado, 3 de maio, o Colégio Positivo celebra o Dia das Mães com afeto, criatividade e conexão...
Saiba mais >
BRW
Nomeando as Emoções: BRW aposta em recurso visual para ajudar crianças autistas
Uma das maiores barreiras enfrentadas por crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) não é física...
Saiba mais >
Divulgação Hard Rock Cafe Curitiba
Tim "Ripper" Owens, ícone do heavy metal, desembarca em Curitiba para show exclusivo
Apresentação acontece em 8 de maio, a partir das 20h, no Hard Rock Cafe Curitiba Tim “Ripper” Owens,...
Saiba mais >
Divulgação Ventura Shopping
Ventura Shopping lança campanha de Dia das Mães com sorteio de item "queridinho das redes sociais"
Multiestilizador Dyson Airwrap e pulseira trevo prateada foram escolhidos para homenagear as mães com...
Saiba mais >