Artigo: Negócios DE Família x Negócios DA Família

Por Manoel Knopfholz, diretor do Núcleo de  Ciências Humanas e Sociais e Coordenador do Comitê de Assuntos Internacionais da Universidade Positivo (UP)

Almoço familiar de domingo. Pai, mãe e dois filhos à mesa. O assunto da conversa gira em torno da loja onde todos trabalham. De repente, a refeição começa a ficar indigesta quando um dos irmãos queixa-se do outro, acusando-o de não cumprir as suas responsabilidades no negócio familiar. O segundo questiona com que autoridade o primeiro o julga. Pai e mãe, constrangidos, tentam reconduzir a conversa para assuntos de interesse familiar – os estudos dos filhos, suas amizades e outras amenidades dignas de um leve e delicioso encontro entre pais e filhos.
Este é um cenário clássico no qual há uma evidente interposição entre os Negócios DE Família e os Negócios DA Família. Relações familiares – DE Família – trazem consigo uma carga afetiva enorme, de cunho emocional, que não podem ser traduzidos no plano material como nos DA Família. Os vínculos entre pais, filhos, cônjuges, irmãos e outros tantos graus de parentesco são movidos por amor, ódio, carinho, inveja, ciúme e outros sentimentos poderosos que invariavelmente gravitam entre os que são (ou deveriam ser) próximos. Caim e Abel são exemplos bíblicos e a obra de Shakespeare é fértil neste tema.
Por sua vez, os elos patrimoniais e empresariais são fundamentados em medidas econômicas e financeiras, por lucros e valorizações, tendo sempre uma medida material. Daí porque é preciso não confundir os Negócios DA Família com os Negócios DE Família. São de lógicas e expectativas diferentes e por isso mesmo devem ser percebidos de modo distinto entre si. É evidente que não é uma tarefa fácil para o núcleo familiar que é proprietário de uma empresa e possuidor de um patrimônio.
O recomendado é a transformação da Empresa Familiar em Família Empresária. A perspectiva que se terá de cada uma delas é diferente quando estabelecido o sentimento de pertencimento de cada um dos familiares – tanto na Família, como na Empresa e no Patrimônio. Para que isso aconteça  é imperativo que se valorize de forma equilibrada tanto a importância dos vínculos familiares e de parentesco, como os do patrimônio e os empresariais.
A experiência de muitas práticas tem demonstrado que isto é tecnicamente possível por meio de mecanismos com o Protocolo Familiar, Acordos Familiares, Patrimoniais e Empresariais, entre outros. Decodificar as reações e normatizá-las não é difícil. No entanto, é preciso a sensibilização de que este movimento precisa ser feito, sob pena dos Negócios DE Família e os DA Família serem autofágicos entre si, de modo a não perpetuarem-se nem os valores familiares e nem os negócios empresariais e patrimoniais.
É fundamental que, em determinado ponto das relações entre os integrantes do núcleo familiar, seus integrantes percebam que os Negócios DA Família não são mais importantes que os Negócios DE Família e vice versa. É vital compreender que o prevalecimento de um sobre o outro significa ficar sem família, sem empresa e sem patrimônio.

Share:

Latest posts

Divulgação Senior Sistemas
Primeira edição do Senior RH Brasil destaca tendências do segmento com trilhas de conhecimento focadas em C-levels e líderes de RH
Shopping Palladium
Palladium Curitiba celebra Dia das Crianças com brinde que incentiva preservação da natureza
Crianças surdas interpretam personagens na versão em Libras da campanha Defenda-se, que promove autodefesa contra violência sexual Créditos: Divulgação
Iniciativas de instituição de defesa da infância e hospitais contribuem com a inclusão de pessoas surdas

Sign up for our newsletter

Acompanhe nossas redes

related articles

Divulgação Senior Sistemas
Primeira edição do Senior RH Brasil destaca tendências do segmento com trilhas de conhecimento focadas em C-levels e líderes de RH
Realizado pela Senior Sistemas, evento inédito ocorre no dia 17 de outubro em São Paulo e conta com palestras...
Saiba mais >
Shopping Palladium
Palladium Curitiba celebra Dia das Crianças com brinde que incentiva preservação da natureza
Shopping presenteia clientes com toalhas exclusivas inspiradas em animais ameaçados de extinção Em...
Saiba mais >
Crianças surdas interpretam personagens na versão em Libras da campanha Defenda-se, que promove autodefesa contra violência sexual Créditos: Divulgação
Iniciativas de instituição de defesa da infância e hospitais contribuem com a inclusão de pessoas surdas
Vídeos educativos tiveram tradução em Libras feita por crianças para crianças; treinamento de colaboradores...
Saiba mais >
Créditos: Envato
Investimento em imóveis impulsiona mercado
Modalidade se mostra mais vantajosa em comparação com outras aplicações financeiras no Brasil Nos últimos...
Saiba mais >