Artigo: O poder da simplicidade

Por José Pio Martins, economista e reitor da Universidade Positivo

Duas palavras estão na moda: empreendedorismo e inovação. Pelo empreendedorismo, os indivíduos são estimulados a ganhar a vida como autônomos ou como empresários, fora do emprego assalariado. Mas há um problema: nos cursos de treinamento, os estudos de caso trazem uma overdose de Steve Jobs, Bill Gates e outros megaempresários norte-americanos, como exemplos de iniciativa empreendedora bem-sucedida.
O ruim disso é que em sua maioria os alunos de cursos de treinamento médios ou superiores vão passar muito longe desses megaempresários, aves raras no panorama empresarial. A boa notícia é que há milhões de oportunidades abertas a indivíduos com iniciativa para negócios pequenos e atividades simples. Essas oportunidades estão por toda parte, à espera de que alguém as descubra.
Outra palavra da moda é “inovação”. Há uma onda de megalomania nos cursos e conferências, em que os exemplos mais citados são o iPhone, o iPad, o Google e outros produtos da moda, que também estão longe da imensa maioria de empreendedores. Meu questionamento é se, ao focarmos nos exemplos dos iPhones e dos Bill Gates da vida, não desestimulamos os candidatos a empreendedores justamente por eles sentirem que tudo isso está muito distante de sua linha de horizonte.
Entre as grandes inovações estão algumas de acachapante simplicidade e o mundo continua à espera de soluções para problemas simples e pequenos. Durante décadas, pessoas amargaram desconforto e castigaram suas vértebras carregando malas pesadas em rodoviárias e aeroportos do mundo. Demorou até que foram inventados os carrinhos para transporte de malas, uma solução precária e limitada.
Foram necessários seis mil anos desde a invenção da roda pelos mesopotâmios e 30 anos depois que o homem foi à lua para alguém ter a revolucionária ideia de colocar rodinhas miúdas sob a própria mala. Como uma inovação tão simples – e tão importante – pôde demorar tanto? Confúcio dizia que “a simplicidade é o último degrau da sabedoria”. Outros exemplos são o clip e o grampo de papel, dois inventos completamente simples, sem os quais o mundo não funciona direito.
Mas a simplicidade não é fácil. Criou-se no imaginário popular que a humanidade precisa de invenções bombásticas e que empreendedorismo é ser um novo Steve Jobs. Não é nada disso. Um dos exemplos mais malucos de estupidez, que infernizou a vida de milhões de pessoas e empresas, é o caso do selo. Sim, esse selinho que colocamos nos envelopes de cartas, mas que já foram impressos em bilhões de unidades para servirem como recibo de pagamento de impostos e outras contas.
Até os anos 1970, um contribuinte ia à “coletoria de impostos”, levava um cheque e a guia do tributo, pagava o governo e sobre a guia eram colados selos em fila com os valores até os centavos, como prova da quitação do débito. Só que o selo era um produto industrial tão complexo quanto uma cédula de dinheiro e, de vez em quando, a casa da moeda não abastecia de selos as milhares de agências de renda e os bancos… e o país entrava em crise.
Após décadas de ditadura do selo, alguém teve a ideia brutalmente simples de criar uma maquininha autenticadora, que somente as agências de renda e os bancos podiam possuir, a qual imprimia o valor pago sobre a guia de papel e pronto, o recibo estava dado. Foi uma revolução, que vista em retrospecto parece uma brincadeira infantil. Com um pouco de esforço, você pode identificar problemas miúdos que infernizam sua vida à espera de alguma inovação simples e revolucionária da qual o mundo vai rir no futuro.

Share:

Latest posts

Diretora do Grupo Marista foi reconhecida como melhor Executiva de Comunicação do Sul do Brasil Créditos: Divulgação/Grupo Marista
Carmem Murara, diretora do Grupo Marista, é eleita melhor Executiva de Comunicação do Sul do Brasil
Envato
Divórcios, inventários e partilha de bens envolvendo menores de idade poderão ser feitos em cartório
Divulgação NH Curitiba The Five
Crescimento do turismo paranaense impulsionou aumento de 9% na receita do NH Hotel no primeiro semestre de 2024

Sign up for our newsletter

Acompanhe nossas redes

related articles

Diretora do Grupo Marista foi reconhecida como melhor Executiva de Comunicação do Sul do Brasil Créditos: Divulgação/Grupo Marista
Carmem Murara, diretora do Grupo Marista, é eleita melhor Executiva de Comunicação do Sul do Brasil
Reconhecimento foi concedido pelo Top Mega Brasil 2024 durante cerimônia em São Paulo Na noite do...
Saiba mais >
Envato
Divórcios, inventários e partilha de bens envolvendo menores de idade poderão ser feitos em cartório
Uma nova medida aprovada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) no último dia 20 permite que inventários,...
Saiba mais >
Divulgação NH Curitiba The Five
Crescimento do turismo paranaense impulsionou aumento de 9% na receita do NH Hotel no primeiro semestre de 2024
Dados da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) do IBGE revelam que a atividade turística acumulou alta de...
Saiba mais >
Créditos: Divulgação/Grupo Marista
ARTIGO - Tributação versus solidariedade
*Por Carmem Murara A discussão sobre o Projeto de Lei Complementar (PLP) 68/24, inserido no contexto...
Saiba mais >